" 5º ABRAÇOS GRATIS"

Intervenção do Movimento pela Paz e Não-Violência no calçadão.

No dia 22 setembro 2012, integrantes do Movimento pela Paz e Não-Violência ( COMPAZ , Movimento Nós Podemos Londrina, ONG Londrina Pazeando e outros) realizarão uma intervenção no calçadão de Londrina, em frente ao chafariz.

Cada participante do “abraço” levou um cartaz “escrito sua própria letra”, com os dizeres "Abraços Grátis". A proposta foi mostrar este cartaz ao londrinense que esteve passando pelo calçadão neste horário,  e com sua concordância... abraçá-lo.

Com o gesto, o movimento quer resgatar valores humanos como o "cumprimentar" as pessoas na rua, "dar a mão", abraçar, sorrir, balançar a cabeça em cumprimento.

Atitudes simples mas muito humanas e que nos dias atuais estão sendo pouco "cultivadas" pelas pessoas, e que muitas vezes andam pelas calçadas com desconfiança e medo do "outro transeunte".

Na oportunidade também foi lançado o Jogo Pazeando 

O jogo para celular visa divertir, entreter, a convidar as pessoas para um jogo “sem violência” e sem a exclusão: um jogo cooperativo, em que o jogador vai convidando as pessoas para “dar um abraço pela paz” em torno de um lago. Durante o percurso, além de caminhar, o jogador pode beber água, ajudar a limpar a estrada, cuidar do ambiente e das pessoas à sua volta. Com o olhar na Sustentabilidade Planetária e na mudança de modo de vida e comportamento, o jogo convida, sem perder a emoção de um videogame, as pessoas jogadoras a pensarem em uma Cultura de Paz. Não ocorrem “as cenas de violência” tão comuns e “banalizadas” da cultura atual (a nossa cultura de violência). Ao final, um grande grupo de pessoas se encontra para o grande abraço no lago, um símbolo de união, desejo coletivo de construção de uma Cultura de Paz, cooperação e mudança de atitude perante a resolução dos conflitos complexos da modernidade.