Assessoria de Imprensa – Deputado Péricles de Mello.
Gabinete: 3350-4250.
Maria Luiza – Assessora de Imprensa: 41 9925-0520.

Audiências públicas são destaques da Semana da Paz

Realizada pelo segundo ano consecutivo a Semana da Paz promovida pelo Conselho Parlamentar da Cultura da Paz (Conpaz), contará com várias atividades a partir do próximo domingo em Curitiba.

O ponto alto da edição deste ano são as audiências públicas com seminários que abordarão temas relacionados à Cultura da Paz e Direitos Humanos. No total serão três audiências: na terça-feira, 22, às 14h, no campus central do Instituto Federal do Paraná (rua João Negrão, 1285, no Rebouças) e na regional da Cidade Industrial de Curitiba (rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460), às 19h; na quarta-feira, 23, às 8h30, no plenarinho da Assembleia Legislativa. 

O evento começará no domingo, 20, quando Atlético e Coritiba realizam o “Atletiba Pela Paz”, a partir das 11h, no estádio Couto Pereira. Na segunda-feira haverá uma sessão solene, às 14h30, na Assembleia Legislativa, oportunidade em que haverá entrega de diplomas a entidades e personalidades paranaenses que desenvolvem ações de fortalecimento da cultura da paz. Também haverá a entrega de mudas de plantas pelo Grupo Pachamma.

A Semana da Paz terá ainda seminário sobre Direitos Humanos, na quarta-feira, 23, às 14h no Instituto Federal do Paraná. Na quinta-feira, 24, às 20h, haverá um culto ecumênico em favor do diálogo inter-religioso. O local é o terreiro de umbanda “Das Marias”, (rua Ulisses Vieira 1450). Na sexta-feira, 25, acontece o Encontro dos MCs, Pela Paz, nas Ruínas de São Francisco, às 19h. A semana encerra no domingo, 27, no Teatro Guaíra, onde a partir das 10h, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentará o Concerto Pela Paz.

O CONPAZ, órgão responsável pelo evento, foi criado na Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT) e conta com a participação de inúmeras entidades religiosas, culturais e de defesa dos direitos humanos e parlamentares de todos os partidos, com o objetivo de debater e divulgar a cultura da paz na sociedade.


Serviço:

Semana da Paz
De 20 a 27 de setembro/2015

Programação:

20/9 - Domingo
Atletiba - Ação pela paz.
Local: Estádio Couto Pereira - Alto da XV.
Hora: 18h30

21/9 - segunda-feira – 14h30
Sessão Solene na Assembleia Legislativa, com entrega de diplomas e de mudas (Grupo Pachamama) às entidades.

22/9 - terça-feira
Seminário Direitos Humanos em Debate – 14h
Local: Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba – Auditório Rua: João Negrão 1.285 / Rebouças.

Audiência pública - 19h

Local: na Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460).

Participantes: Cerys Tramontin (Paz e Mente - SC) - Cultura de Paz e transformação de conflitos; Hamilton Faria (Instituto Pólis - SP) - Movimentos sociais e Cultura de Paz; Dra. Larissa Muniz (Ponta Grossa) - Justiça Restaurativa e Cultura de Paz; Maria Ferreira de Souza (diretora do Departamento de Humanidades / Prefeitura de Santo André -SP) - Gestão pública e Cultura de Paz e Valmir Biaca (Associação Inter-Religiosa de Educação – ASSINTEC ) – Diálogo Inter-Religioso.

23/9 - quarta-feira
Audiência Pública, às das 8h30

Local: plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Praça Nossa Senhora de Salette s/n – Centro Cívico).

Participação: Elen Fabiana Tenório Camilo Luz  (Sociedade Civil e Cultura da Paz -  COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina); Goura (Biclicletaria Cultural/ Iguaçu - Cwb) - Urbanismo da Não Violência; Paulo Vieira (Federação Umbandista do Estado do Paraná – FUEP) - Diálogo Inter-Religioso; Áureo Simões (Associação Brasileira de Arbitros e Mediadores - ABRAME) – Mediação e conflitos e cultura da Paz; Dra. Thaisa Oliveira - Defensoria pública e Cultura da Paz eNey Salles (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Às 14h - Seminário Direitos Humanos em Debate – Educação e Cultura de Paz

Local: Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba (João Negrão 1285 – Rebouças).

24/9 - quinta-feira – 20h
Culto Ecumênico pelo diálogo inter-religioso.
Local: Terreiro de umbanda Das Marias (Rua Ulisses Vieira .450).

25/9 - sexta-feira – 19h
Encontro dos MCs, pela paz .
Local: Ruínas de São Francisco.

27/9- domingo – às 10h
Concerto Pela Paz - Orquestra Sinfônica do Paraná.

VEJA O CARTAZ ampliado (clique aqui)