FONTE:http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/noticias/semana-da-cultura-de-paz-realiza-audiencia-publica-na-assembleia-legislativa

Semana da Cultura de Paz realiza audiência pública na Assembleia Legislativa

O Plenarinho da Assembleia Legislativa recebeu na manhã desta quarta-feira (23), por proposição do deputado Péricles de Mello (PT), audiência pública para debater temas relativos à Cultura da Paz e Direitos Humanos.  O encontro fez parte da programação de eventos em comemoração à Semana da Cultura da Paz, promovida pelo Conselho Parlamentar da Cultura da Paz (Conpaz). A audiência foi realizada com a coordenação do deputado Péricles de Mello (PT) e contou com a participação de diversas organizações e entidades ligadas à educação, direitos sociais e promoção humana. Segundo o deputado, a cultura da paz veio para transformar os conflitos, entendê-los e superá-los com uma nova dinâmica de negociar de forma pacífica.

Entre as ações já realizadas a favor da cultura da paz em 2015 estão a destruição de armas de brinquedo, em diferentes localidades; intervenções e debates religiosos; abraços simbólicos em parques e associações beneficentes; a promoção do movimento “mídia em favor da paz”; a semana de paz em Londrina; a propagação da justiça restaurativa; a ciclomobilidade e ações de mobilidade cultural e ecológica.

A audiência contou com a participação de Elen Fabiana Tenorio Camilo Luz, do Compaz de Londrina; Goura Nataraj, da Biclicletaria Cultural/Iguaçu; Paulo Vieira, da Federação Umbandista do Estado do Paraná; Áureo Simões, da Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores; Thaisa Oliveira, da Defensoria Pública do Paraná; e de Ney Salles, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Também fazem parte da programação dessa semana a celebração de um culto ecumênico pelo diálogo inter-religioso, o encontro de MCs e grupos de hip-hop e, no domingo (27), encerrando a programação, o Concerto pela Paz com a Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra, às 10 horas.