Home Arma não é brinquedo

FONTE: Assessoria de Comunicação – Imprensa - CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 Redação Salvador Francisco, MTB 1184 FotografiaDevanir Parra, MTB 2155Londrina, 26 de novembro de 2012.

Selo valoriza lojistas que defendem cultura de paz 

Lojistas que não vendem armas de brinquedo receberam certificação durante solenidade na Câmara de Vereadores; selo tem validade de dois anos 

Na data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Protesto contra os Brinquedos de Guerra, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Londrina promoveram a cerimônia para entrega da 2ª edição do selo “Arma não é brinquedo... Dê abraços”, instituído pela Lei Municipal nº. 9.188/2003.  O evento realizado na última quinta-feira (22) certificou 14 empresários da cidade que aderiram à campanha municipal de combate à venda de armas de brinquedo pelo comércio local e agora serão identificados com um selo concedido pelo Poder Público. Ao lado destes, se juntam outros 16 lojistas certificados no ano passado e envolvidos com a campanha londrinense.

“A cerimônia realizada hoje é resultado de uma série de ações do Poder Público que envolveu também os integrantes do Compaz e comerciantes que acreditam na disseminação da cultura de Paz”, discursou a vereadora Sandra Graça (PP), autora da lei que instituiu o selo. E completou: “Aqueles que hoje receberão o certificado, abriram mão do lucro e abraçaram a causa da paz em prol da cidade de Londrina”, disse dirigindo-se aos lojistas e aos integrantes da mesa de honra da solenidade, composta pelo presidente do Legislativo, vereador Professor Rony (PTB), pelo prefeito de Londrina, Pastor Gerson Araújo (PSDB), pelo secretário municipal da fazenda, João Caros Barbosa Perez e pela presidenta do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), Leozita Baggio Vieira.

A primeira edição do Selo “Arma não é brinquedo.... dê abraços” foi realizada em novembro do ano passado. A vereadora Sandra Graça conta que embora a cidade disponha de legislação que proíba a venda de armas de brinquedo desde 2003, a idéia de certificação dos empresários nasceu em 2010, como alternativa à valorização dos comerciantes que apostam na cultura de paz. “É um marco para o nosso município certificar empresas que acreditam na educação para a paz”, disse Sandra Graça. Posteriormente a proposta foi discutida pela Câmara de Vereadores com representantes da Prefeitura de Londrina, da Ong Londrina Pazeando e do  Conselho Municipal de Cultura de Paz  (Compaz). 

Legislação federal - “Nosso desafio é buscar a adesão de novos comerciantes a cada ano, disseminado a importância de valorização do conceito da cultura de paz não só para Londrina, como também para outras cidades brasileiras para que possamos discutir uma legislação federal sobre o tema”, admitiu a vereadora. O coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, garantiu que Londrina é pioneira no Brasil na aprovação de legislação na área e que a cidade já foi exemplo para pelo menos outros dez municípios que também criaram regras semelhantes. “Nosso sonho é a aprovação de uma lei pelo Congresso Nacional que proíba a fabricação, a importação e a venda de armas de brinquedo no país”, informou Galhardi.

Justamente com o objetivo de estimular o debate sobre a criação de uma legislação federal, tanto Sandra Graça quanto Galhardi consideram oportuna a discussão no contexto do tema social da Copa do Mundo de 2014 que defende um mundo livre de armas, drogas, violência e racismo. “Talvez esta seja a nossa grande oportunidade de anunciar para o mundo que desenvolvemos ações concretas em prol de uma cultura de paz”, disse Sandra Graça. A vereadora informa que participará esta semana em Brasília (DF), à convite da Ong Londrina Pazeando, de uma reunião da Rede Desarma Brasil além de audiências com deputados federais para acompanhar a articulação para tratar do assunto no Congresso Nacional.

Novas adesões – As novas adesões deste ano ao selo “Arma não é brinquedo...dê abraços” foram anunciadas durante a solenidade do último dia 22 que também contou com a presença de alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, além de estudantes e professores autores da publicação referente à 12ª Semana Municipal da Paz de Londrina e região. “A entrega do selo aos lojistas associada as demais atividades desenvolvidas durante todo o ano buscam a transformação de uma cultura de guerra para uma cultura de paz. Em Londrina contamos com iniciativas muito importantes nesta área que a cada ano ganham novas adesões”, avaliou a presidente do COMPAZ, Leozita Baggio Vieira.   

O Selo deve ser renovado a cada dois anos e a empresa interessada deve encaminhar requerimento à Secretaria da Fazenda do Município de Londrina (modelo disponível no site da CML). A gerente de Fiscalização de Atividades Econômicas da Secretaria da Fazenda, Liliana Tolari de França, informa que a cerimônia de entrega do selo tem o objetivo de dar visibilidade à campanha municipal, mas os empresários podem solicitar a certificação à Prefeitura de Londrina que permanecerá fiscalizando o comércio local.

Este ano a certificação foi entregue às empresas  F D Giga Presentes, Armarinhos e Utilidades Domésticas (Giga Presentes);  Mercadomóveis Ltda ( Lojas M & M); E Guerra e L Caetano Ltda ( Hiper Casa Mega Store);Magazine Luiza  S/A ( Rua Benjamin Constant, 1220); Maganize Luiza S/A  (Shopping Catuaí); Vânia Cristina de Almeida Variedades ( Lojas Renascer); Comércio de Utilidades Domésticas Benjamin Ltda ( Bazar Oba Oba);Larissa CP Oliveira Presentes (Larissa Presentes);Mayara Cristina de Andrade ( Malu Presentes); WMS Supermercados do Brasil Ltda ( Maxxi Atacado);Adriana Aoki Amazonas Cruz (Drealy); Companhia Sulamericana de Distribuição (Supermercado Canção); Pelagio e Pelagio Ltda ( Kid + Brinquedos);Paulo Pereira de Oliveira e Cia Ltda  ( Bethi Presentes).Ainda durante a cerimônia os representantes da Havan anunciaram que a rede vai aderir à legislação londrinense.

Assessoria de Comunicação – Imprensa - CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 Redação Salvador Francisco, MTB 1184 FotografiaDevanir Parra, MTB 2155