Home Arma não é brinquedo

 

FONTE : Escrito por N.com
Seg, 18 de Março de 2013 16:01

http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17450:estudantes-sao-selecionados-para-o-programa-embaixadores-da-paz&catid=88:cultura&Itemid=975

 

Estudantes são selecionados para o Programa Embaixadores da Paz

O objetivo é formar um representante do COMPAZ em cada turma de sexto ano do ensino fundamental; 94 alunos já foram selecionados 

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) juntamente com o Clube Aventureiros do Amanhecer e a Ordem Demolay, desenvolvem o Programa Embaixadores da Paz. O Programa está no segundo ano de existência e tem por objetivo formar um representante do COMPAZ em cada sala de aula dos sextos anos do ensino fundamental da rede estadual, que será convidado a representar sua escola em campanhas e outros eventos sobre a cultura de paz.

De acordo com o coordenador do programa, Charleston Luiz da Silva, a escolha dos alunos já está sendo realizada e cerca de 940 alunos se inscreveram para participar da seleção, que consiste numa atividade pedagógica relacionada ao tema da paz. Até agora, já foram selecionados 94 alunos, que representam 47 das 135 turmas existentes no município de Londrina.

"Os alunos estão muito empolgados com a participação. Tivemos uma adesão maior em relação ao ano passado também por parte dos professores. O objetivo maior é que esses alunos sejam multiplicadores dessa educação para a cultura de paz, a partir da desbanalização da ideia da arma de brinquedo e dar a esses alunos a referência de uma sociedade que queremos construir baseada no diálogo, no entendimento, solidariedade, cooperação entre as pessoas”, destacou. 

Hoje (18), os 94 “embaixadores” selecionados participam de uma tarde socioeducativa no Serviço Social da indústria (SESI), localizado à rua Deputado Fernando Ferrari, 160 no jardim Bancários, região oeste da cidade. A programação conta com piscina, acesso on-line ao jogo Pazeando, lanche, palestras e apresentação teatral. Como incentivo ao ensino da cultura da paz, um entre todos os professores participantes será premiado com um vale-compra no valor de R$ 300,00.

Outras ações

O Programa Embaixadores da Paz está sintonizado com o Tema Social “Por um Mundo sem Armas, sem Drogas, sem Violência e sem Racismo”. O Compaz, o Movimento pela Paz “Londrina Pazeando”, o Clube do Amanhecer e várias outras instituições ligadas ao conselho municipal estão trabalhando para discussão e aprovação de uma Lei Federal que proíba a fabricação, importação e venda de armas de brinquedo nos Pais. O objetivo do movimento é com a aprovada a Lei, contribuir para a disseminação da ideia vinculada ao tema da Copa sobre “um mundo sem armas”.

A experiência de Londrina com a Lei municipal nº 9.188, que proíbe a comercialização de armas de brinquedo no Município e a luta do COMPAZ e demais instituições para aprovar a lei nacional, foi citada no item Desarmamento Infantil, do relato apresentado por Rangel Bandeira representante da “Rede Desarma Brasil”, convidado a apresentar a experiência brasileira num encontro realizado pela Cúpula sobre Redução da Violência nos Estados Unidos (I Summit on Reducing Gun Violence in America: Informing Policy with Evidence and Analysis).

O encontro, realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, na universidade Johns Hopkins University, em Baltimore, foi presidido pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que lidera uma associação de 725 prefeitos pelo controle de armas. A Ação reuniu os 20 mais prestigiados pesquisadores sobre controle de armas das universidades e do governo dos Estados Unidos EUA, além de representantes de três países (Grã-Bretanha, Brasil e Austrália), cujas políticas de controle de armas são consideradas bem sucedidas.

Foto:N.com