Home Arma não é brinquedo

VEJA  Reportagem SBT - Rede Massa

VEJA reportagem Folha de Londrina http://www.folhadelondrina.com.br/cidades/armas-apreendidas-sao-destruidas-no-calcadao-960306.html

VEJA fotos https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/sets/

 

3º Manifesto pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil

 

Destruição de armas de brinquedo, e armas de “brinquedo” do Fórum usadas em crimes
08/outubro/2016 – Calçadão em Frente ao Moveis Brasília/Banco Brasil

A DESTRIUÇÃO DAS ARMAS PELO MÉTODO "MAIS TRADICIONAL" – MARRETA

No sábado dia 08 de outubro, que antecede o dia da criança, o COMPAZ (Conselho Municipal de Cultura de Paz) com apoio do CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) e vai realizar o Manifesto pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil das 9 às 12 horas  no calçadão de Londrina em frente a loja do Moveis Brasília (Banco do Brasil). 

Em parceria com a Cooperativa de Reciclagem a Coopermudança que também estará presente afim de ajudar na reciclagem do plástico, vamos destruir armas de brinquedos e também as armas de “brinquedo” (simulacros) utilizadas em crimes e que foram apreendidas em processos judiciais. Amanda Freire de Freitas Ferreira, da 2ª Vara da Infância e da Juventude, fez questão de participar do evento pois, o Fórum necessita destruir estas “armas” e também porque é uma excelente oportunidade para mostrar a comunidade a crescente utilização destas “armas” em crimes.

O Instituto Sou da Paz fez uma pesquisa em São Paulo (2013) e constatou que no ano de  dois mil e doze, 44% dos crimes utilizaram armas de brinquedo

VEJA https://www.youtube.com/watch?v=7mW21frwbPsAs

As crianças que forem ao evento e levarem “arminhas” de plástico, poderão trocar por UM GIBI  DO PAZEANDO, uma vez que “armas não são brinquedos”.

Londrina tem a Lei 9.188/2003 que proíbe a venda de armas de brinquedo no município. A Lei “reflexiva e educativa” tem hoje mais de 80 lojas que solicitaram à Prefeitura e Câmara o SELO. Este ano estamos na 6ª Edição da ENTREGA DO SELO aos Lojistas. São lojas como pequenos bazares em bairros, até as grandes redes nacionais e interacionais; hoje praticamente são os comércios que vendem brinquedos na cidade. Temos o apoio dos veículos de comunicação, de professores, educadores, pais, ou seja uma grande adesão.

Já conseguimos aprovar a Lei no Distrito Federal (20/set/13) e no Estado de São Paulo (jan./14), no Rio de Janeiro (inicio 2015). Uma PL está tramitando no Paraná proposta pelo Dep. Tercílio Turini e devemos ser o terceiro Estado a ter também a Lei. Também temos a PL 2413/2015 de autoria do Dep. Marcelo Belinati e Erika Kokay no Congresso Nacional para proibir em todos os 5.565 municípios do Brasil vendam armas de brinquedo.

Tínhamos uma Lei Municipal e hoje temos no país um Distrito Federal e Estados com a Lei, o que faz do “SONHO DE LONDRINA” estar se tornando uma realidade nacional.  Se Nós Podemos em Londrina, podemos no Brasil e no Mundo viver esta experiência.

EVENTO NO FACE  https://www.facebook.com/events/165696063862573/

Reportagem TV 2015  https://www.youtube.com/watch?v=6ZwC60roacY