Home Arma não é brinquedo

DADO de CULTURA DE PAZ
29/nov/16

Realizamos hoje a primeira reunião de trabalho com o Escritório de Design da UEL, que é uma unidade da AINTEC para desenvolver o Projeto DADO de CULTURA DE PAZ.

A reunião foi com a coordenadora do escritório, a Professora Paula Napo e suas alunas, com a Presidente do COMPAZ Maria Aparecida Prandini Pereira e Luis Galhardi da OSC Londrina Pazeando.

O Movimento pela Paz e Não-Violência de Londrina quer utilizar o DADO nos eventos que realizará em 2017, e também poderá passa para Escolas da Cidade (tanto a ideia) como até ter o DADO “pronto para vender”. Também poderemos trabalhar, como é uma iniciativa educacional, em forma de Projeto de Capitação de recursos financeiros, afim de repassar as Escolas.

Queremos trabalhar os nossos logos e causas no DADO como mais uma ferramenta para a Educação para Paz.

Nosso DADO a princípio será como uma “almofada” de sala, quadrada e de espuma com uma capa lavável, afinal somos todos “pés vermelhos”.

Podemos somar ao projeto (paralelamente) a ideia do DADO virtual, pois já temos, em curso um Projeto com Curso de Ciência da Computação, com o Prof Alan Salvany Felinto, onde estamos desenvolvendo games de não-violência. 

 

Nas faces do DADO vamos trabalhar os conceitos do MANIFESTO 2000 da ONU/UNESCO

ONU E UNESCO PUBLICAÇÕES http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/unesco

 *** Manifesto 2000 ONU/UNESCO  http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/unesco/418

ASSINAR MANIFESTO 2000 https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&rurl=translate.google.com.br&sp=nmt1&tl=pt-BR&u=http://www3.unesco.org/manifesto2000/uk/uk_f_masign.asp.html&usg=ALkJrhgiqN9n0fve4I9kTPOu_EWvOWmvcw

Reconhecendo minha parte de responsabilidade diante do futuro da humanidade, especialmente para as crianças de hoje e de amanhã, comprometo-me, em minha vida diária, em minha família, meu trabalho, minha comunidade, meu país e minha região a:

1- respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação nem preconceitos;

2- praticar a não-violência ativa, recusando a violência em todas suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, especialmente, aos mais fracos e vulneráveis, como crianças e adolescentes;

3- partilhar meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;

4-defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e à recusa do próximo;

5- promover um consumo responsável e um modo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;

6- contribuir ao desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, com o fim de criar, juntos, novas formas de solidariedade.

16/fev/2017

Escritório de Design – Edn (publicou)

Nesta tarde foi apresentada a proposta de layout desenvolvido para o "Dado da Paz" que será utilizado para a promoção da cultura de paz, iniciativa do COMPAZ. O job foi desenvolvido pela estagiária Ivana Raya e contou com intensa pesquisa sobre o tema. O EDn apoia esta ideia. Parabéns Ivana pelo trabalho, e a todos do COMPAZ pela confiança e parceria. Luis Claudio Galhardi, Neusa Maria Rodrigues Napo, Maria Aparecida Prandini Pereira (Cidinha).