Home Desarmamento

Londrina 09 de dezembro de 2004

Comitê mobiliza cidade para entrega de armas no sábado

Prefeitura participa, por meio de secretarias, da divulgação da Campanha do Desarmamento; amanhã, população passa por blitz educativa

Da Redação jornal eletronico da Prefeitura de Londrina
www.home.londrina.pr.gov.br
n.com@sercomtel.com.br

Com o objetivo de mobilizar os cidadãos londrinenses sobre a importância do desarmamento, a Prefeitura de Londrina participa amanhã e sábado (dias 10 e 11) de uma blitz educativa e recolhimento de armas. A blitz ocorre amanhã, a partir das 14h, no centro da cidade. Já a entrega de armas será no sábado. De acordo com o primeiro tenente Nelson Villa Junior, comandante do Policiamento da Região Central e Leste, ainda não foi definido o local da blitz, mas ele adiantou que ocorrerá em uma região que não atrapalhe o trânsito. “A blitz vai contar com o pessoal voluntário que está envolvido na campanha. Os policiais estarão fazendo a fiscalização e também revistando os carros. Mas, com certeza, será na região central”, disse.
A campanha do desarmamento da cidade de Londrina começou oficialmente no dia 15 de julho e já conta com uma grande participação da sociedade, segundo o delegado da Polícia Federal, Sandro Roberto Viana dos Santos. De acordo com ele, apesar da entrega oficial ser neste sábado (dia 11), muitas pessoas já compareceram à delegacia para entregar suas armas. “Desde o início da campanha, até ontem (dia 8), já arrecadamos 2.152 armas”, disse ele. A campanha também tem o apoio da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina e Milenia Agrociências S/A.
O Comitê Londrinense para o Desarmamento, que tem como principal objetivo mobilizar a comunidade por meio da divulgação de informações sobre a campanha, foi criado em novembro deste ano. Entre os órgãos que integram o comitê participam membros da Polícia Federal, Polícia Militar, a ONG Londrina Pazeando e a Unidade Social Oficial de Internação de Londrina (Usoil).
De acordo com Sérgio Canavese, diretor de Serviços Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, a pasta participou da campanha com a divulgação de materiais sobre o desarmamento nas 54 unidades básicas de saúde, maternidade, laboratórios e também nos trabalhos de internação domiciliar. “Fizemos a divulgação para chamar a população para a entrega das armas que ocorre no sábado”, disse. Ainda segundo Canavese, também foi disponibilizado um veículo, pela secretaria, que já está circulando em pontos estratégicos da cidade. “Amanhã vamos circular nessas regiões das 10h às 16h. O desarmamento é importante e é um assunto que interessa também à saúde”, disse.
A Secretaria Municipal de Educação participou da campanha com a divulgação em todas as escolas da rede municipal e a Secretaria Municipal da Mulher estará participando durante a blitz educativa com panfletagens. “A questão do desarmamento é um assunto que nos interessa, pois a violência contra a mulher está diretamente ligada a isso. Este ano houve alguns casos que envolveram armas de fogo e a campanha vem mobilizar a sociedade para essa importante ação que é o desarmamento”, disse Sandra Maria Pinheiro de Freitas Coelho, diretora de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Além da sede da Polícia Federal, no sábado a população poderá levar as armas em quatro pontos de arrecadação. As entregas poderão ser feitas do meio-dia às 18h. Os locais são: região norte - Centro Cultural Lupércio Luppi (avenida Saul Elkind, 790); região sul - Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida (avenida Guilherme de Almeida, ao lado da escola Osvaldo Cruz); região leste – Centro Comunitário (rua dos Marmelos, 255) e região oeste – Caic José Joffily (rua José Morale, 325).

Folha de Londrina, 27 de Novembro de 2004
O QUE FOI DITO  NO PARANÁ
''Sempre tive vontade de doar, mas faltou oportunidade. Hoje vimos na TV, na hora do almoço, que estava acontecendo a campanha e resolvemos vir.'' ..........Maria Lúcia da Silva Guadanhi, dona de casa em Londrina, ao explicar por que decidiu participar da campanha de doação de sangue.

''Não é com armas em casa que vamos resolver o problema da violência.'' .........Luis Cláudio Galhardi, coordenador da Organização Não Governamental Londrina Pazeando, ao defender a campanha de desarmamento.