Home Desarmamento

Folha de Londrina, 11 de Dezembro de 2004

Fernando Rocha Faro  Reportagem Local

Campanha do desarmamento tem 5 postos de coleta

Blitz educativa da PM: motoristas receberam informações sobre a coleta de armas

Cinco postos de coleta de armas funcionam hoje em todas as regiões de Londrina com o intuito de aumentar a participação da comunidade na Campanha do Desarmamento. O trabalho foi divulgado ontem através de blitze educativas em três pontos da cidade. A Polícia Militar (PM) fez fiscalização de trânsito de rotina, além de vasculhar os veículos em busca de armamentos, e as organizações não-governamentais (ONGs) aproveitaram a oportunidade para difundir campanhas contra as armas.
''É uma questão de organização. De nada adiante ter a lei se não houver alguém para colocá-la em prática'', declarou o tenente da PM, Marcelo Barros. A atividade foi uma iniciativa do Comitê Londrinense para o Desarmamento, formado pela Polícia Federal (PF), PM, ONG Londrina Pazeando e Unidade Social Oficial de Internação de Londrina (Usoil), o Educandário, com apoio do Instituto Sou da Paz.
O coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, disse que as blitze devem ajudar na intensificação das entregas de armas hoje, o chamado ''Dia D'' da Campanha do Desarmamento. Desde 15 de julho, foram recolhidas 2.152 armas em Londrina.
Os motoristas abordados nas blitze receberam panfletos do Comitê Londrinense para o Desarmamento e da ONG Criança Segura (Safe Kids). De acordo com a coordenadora da ONG, Juliane Yoshii, o objetivo é fazer a prevenção de lesão não intencional. ''Apesar de não haver estatísticas sobre os acidentes com armas de fogo em Londrina, sabemos que este tipo de ocorrência é comum'', afirmou. ''Se não tiver arma, não tem acidente.''
A autonôma Maria Salete Maes, 57 anos, elogiou a iniciativa. ''Acho que a campanha dá resultado. Ninguém deveria ter direito a ter arma, já que gera muita violência'', opinou. Para o agente de escolta Luiz Fernando Vercelheze, 22, o desarmamento é importante para evitar tragédias. ''Um cidadão de bem pode até cometer um erro e disparar em uma briga de trânsito'', exemplificou.
Serviço Os pontos de coleta funcionarão das 12 às 18 horas: Polícia Federal (Rua Tietê, 1.450, Vila Nova), Centro Cultural da Zona Norte (Avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Maria Cecília), Comunidade de Nossa Senhora Aparecida (Avenida Guilherme de Almeida, 2.715), Caic da Zona Oeste (Rua José Borelli, 325) e Centro Comunitário da Zona Leste (Rua dos Marmelos, 255, Jardim Interlagos)