Home Desarmamento

O Lançamento da Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas 2011

O Lançamento da Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas 2011 no Paraná aconteceu no dia da tragédia de Realengo (RJ).

Nos dias 06 e 07 de abril de 2011 o Sociólogo Antônio Rangel Bandeira da ONG Viva Rio e Membro da Rede Desarma Brasil, esteve em Londrina, representando o Ministério da Justiça, para lançar no Estado do Paraná a “Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas”, que a partir de 2011 passa a ser uma Política Pública, ou seja não mais uma campanha de Governo, mas de Estado. Todos os anos, como ocorre em mais de 30 países do Planeta, nos mês de junho do Brasil fará a campanha. Segundo o Ministro da Justiça como todos os anos temos uma “campanha de vacinação” para combater epidemias, vamos ter a campanha de desarmamento. No dia da tragédia o Ministro declarou:

[... O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reforçou hoje (7) a ideia de uma nova campanha pelo desarmamento no Brasil após o massacre de alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Um ex-aluno, Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou no colégio e matou a tiros 11 estudantes, ferindo mais 13. Em fevereiro, durante o lançamento do relatório Mapa da Violência, o ministro disse que o desarmamento da população era uma das prioridades do Ministério da Justiça ...FONTE: Daniella Jinkings  Da Agência Brasil Em Brasília ]

AGENDA EM LONDRINA: No dia 06 Rangel foi recebido pelo Vice-Prefeito José Ribeiro. Participaram do encontro os Membros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, do Londrina Pazeando, o delegado Marcio Amaro da  Polícia Civil, Jurandir Gonçalves representando a Guarda Municipal, foi solicitado o apoio da Prefeitura para a campanha na cidade. Ribeiro re-afirmou a importância da Guarda neste processo e colocou a Prefeitura a disposição. Em seguida acompanhado dos conselheiros do COMPAZ foi a Câmara Municipal dar entrevistas coletiva para imprensa. As 19 hs proferiu palestra na Câmara trazendo dados recentes de pesquisa cientifica realizada por ele e sua equipe de colaboradores. Houve antes da palestra uma apresentação de Coral, o depoimento da Eliana Maria de Souza irmã de Sueli Aparecida de Souza enfermeira morta vitima de “uma bala perdida” enquanto comia pizza com sua família em um bairro residencial há cerca de 5 anos. Foi o primeiro caso na cidade, “estávamos acostumados a ver em telejornais nacionais este tipo de noticia, não aqui” comentou um dos participantes do evento. Também foi apresentado a “campanha arma não é brinquedo ... dê abraços”. Este ano é o tema do livro Londrina Pazeando 2011, cujo regulamento convida os “pais ou responsáveis e os professores, junto com os alunos a participarem, e relaciona os ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio/ONU com os gastos bélicos. Também o COMPAZ está junto com fiscais da Prefeitura Municipal visitando as loja e “fazendo valer” a Lei Municipal que proíbe a vende de “armas de brinquedo” na cidade.  Após a palestra foi aberto para perguntas e debate. Muitas dúvidas foram esclarecidas pelo palestrante que colocou a Rede Desarma Brasil à disposição de todos para mais informações. Na sequência foi re-ativado o COMITÊ LONDRINSENSE PARA O DESARMAMENTO que já marcou sua primeira reunião de trabalho para o dia 18 de abril – segunda-feira às 14:30 hs, na sede da Guarda Municipal (Rua Newton Braga, Jd Santos Dumont, 463 esquina com Comandante Pedro Bortoloto - fone 3372-4655). A proposta é que no comitê participem o COMPAZ, Pazeando, Forças Policiais, Associações de Bairros e outras, Conselhos de Segurança, ONGs e cidadãos interessados em diminuir a violência. No dia 07 de abril Rangel falou a o Bom Dia Paraná da Rede Globo  e jornal primeira hora da TV Tarobá Rede Band  ainda em Londrina recebeu inúmeras ligações da imprensa Rio de Janeiro ( sua cidade) para comentar sobre o ocorrido em Realengo. Diante deste episódio terrível reafirmou que a proposta da Campanha de Desarmamento é retirar o máximo possível de armas de circulação “menos armas = menos violência” e reafirmar que a CPI do Desarmamento em 2006 já apontou que 68% das armas pegas nas mão dos criminosos vem do comercio legal de armas. Precisamos de por um lado recolher “armas” e por outro melhorar as nossas policias, com mais condições de trabalho, modernização e inteligência.

Por Luis Claudio Galhardi

PALESTRA SOBRE DESARMAMANTO REALIZADA EM LONDRINA 1h:40m

 

 

FONTE: www.vivario.org.br 

Os estudos reúnem as seguintes pesquisas: 

• Seguindo a Rota das Armas: Desvio, Comércio e Tráfico Ilícitos: a partir da análise de 288 mil informações sobre armas, aponta a procedência, a proporção e o tipo das armas estrangeiras e brasileiras apreendidas na ilegalidade. 

• Estoques e Distribuição de Armas no Brasil: revela o universo global das armas que circulam no país, por setor de atividade, distinguindo o mercado legal do ilegal, além de estudar o impacto das campanhas de recadastramento de armas e de desarmamento na segurança pública. 

• Rastreamento das Armas Apreendidas nos Estados Brasileiros: analisa informações sobre 340 mil armas, apontando os principais canais de desvio para a criminalidade, e desvenda a rota das armas que foram vendidas legalmente em determinados Estados e foram apreendidas ilegalmente em outros. 

• Ranking dos Estados no Controle de Armas: divulgado em sua versão preliminar há um ano, é apresentado agora em sua versão final, comparando a posição de cada governo estadual quanto à gestão de informações e ao controle de armas, destacando os melhores e os piores governos, além de traçar um quadro de grande deficiência da maioria dos depósitos de armas existentes no país.

Entre os estudos lançados estão também o Manual de Rastreamento de Armas e a Cartilha Básica para Rastreamento de Munições, últimas obras concluídas por Pablo Dreyfus, que consistem em duas publicações para treinamento de policiais e técnicos na classificação e rastreamento de armas e munições.

 

Mais Fotos do evento...
60 fotos

FONTE: FOLHA DE LONDRINA http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1010-20110407 
07/04/2011 -- 00h00
País é um dos líderes em mortes por armas de fogo
De acordo com o sociólogo Antonio Rangel Bandeira, campanhas de desarmamento são a forma mais eficiente de poupar vidas

Londrina - ''O Paraná é um dos Estados mais armados do País.''. A afirmação é do sociólogo Antonio Rangel Bandeira, da organização não governamental Viva Rio, que realiza campanhas de desarmamento no Brasil e exterior. ''Uma das prováveis causas seria a desconfiança da população em relação ao trabalho da polícia. E também aqui na Região Sul, principalmente, no Rio Grande do Sul, existe uma certa cultura de ter armas'', declarou. 

Segundo ele, há no Brasil aproximadamente 16 milhões de armas circulando. ''Cerca de 90 % estão nas mãos da sociedade civil e praticamente metade são ilegais'', observou o sociólogo, que esteve ontem em Londrina para divulgar a Campanha Nacional de Entrega de Armas que será realizada em todo o País em julho. Na oportunidade, foi formalizada a criação do Comitê de Desarmamento Voluntário na cidade. 

Matéria publicada pela Folha de Londrina na segunda-feira mostrou que os paranaenses têm cerca de 150 mil armas registradas em casa. Como há uma grande quantidade de armas ilegais em todo o País, o número registrado no Estado é certamente maior.

Rangel afirma que opção pela arma é fruto
da falta de confiança no trabalho da polícia

Segundo Bandeira, por ano morrem cerca de 34 mil brasileiros vítimas de disparos de arma de fogo. ''É um dos índices mais altos do mundo, semelhante ao registrado em guerras'', apontou. 
O sociólogo acredita que essa é uma das causas para que brasileiro aponte a segurança pública como o principal problema nacional. ''Campanhas de desarmamento são parte da solução desse problema, que é muito complexo. Outro ponto importante seria melhorar a polícia e a fiscalização'', acrescentou o sociólogo. 
Segundo ele, a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas deverá ser realizada anualmente. ''Será semelhante a uma campanha de vacinação prevista para acontecer todo mês de julho. Os ministérios da Justiça e da Saúde propuseram a medida, pois constataram através de estudos que quanto menos armas circulando mais vidas são salvas'', disse. A campanha realizada em 2004 e 2005 retirou de circulação cerca de 500 mil armas. 
Para o sociólogo, quem tem arma em casa deve ficar atento aos riscos. ''Há vários casos de acidentes com crianças e uma pesquisa em São Paulo indicou que 80% dos homicídios estavam relacionados a brigas de vizinho, motivos passionais e outros tipos de desentendimentos não relacionados diretamente a crimes.''

Davi Baldussi 
Reportagem Local