Home Desarmamento

Comitê Londrinense para o desarmamento

 

Resumo da reunião 02 de junho de 2011 do Comitê Londrinense para o Desarmamento

A reunião ocorreu na sede da Polícia Federal de Londrina. Inicialmente foi relatado pelo Delegado da PF,  Cléo Mazzotti , a impossibilidade administrativa neste momento de fazer um posto de coleta de armas fora da sede da polícia. Ele explicou da necessidade de usar um computador da rede da polícia ligado a internet para gerar a senha do protocolo que será levado pelo pessoal que entregar as armas afim de que  retire seu dinheiro em uma agencia do Banco do Brasil. O Delegado propôs ao Comitê que realize em um dia AGENDADO um evento de entrega de armas no pátio em frente à delegacia. Também foi relatado que a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições se estenderá até o fim do ano, assim o comitê pode programar suas ações oportunamente. Informações de Brasília, dizem que o material de mídia (tv/rádio/cartazes) deverá ser iniciado no mês de julho. Foi entregue por Luis Claudio para as autoridades policias presentes cópia da Portaria/936 de 17 maio/11 que regula o credenciamento de órgãos de segurança pública dos entes federativos interessados em participar da Campanha do Desarmamento, os membros da sociedade civil no comitê gostariam muito que os órgão de segurança pública do Estado do Paraná e consequentemente de Londrina participem se credenciando. No momento a Policia Federal e a Policia Rodoviária Federal são responsáveis pelo recebimento, mas através de convênios todas as forças de segurança públicas também poderão receber armas.  A Rede Desarma Brasil também espera a publicação de portaria que regulará a participação de associações e igrejas como locais de recebimento de armas, após esta portaria poderemos ver em Londrina se vamos credenciar (e podemos) alguma associação para este trabalho. O Sr Mazzatti também solicitou ao comitê que ajude na divulgação de que a PF em Londrina tem mais de 2000 processos de regularização de armas prontas para serem retirados e que estão com prazos de retirada em vias de expiração. O delegado da PF relatou que em 2011 foram recebidas 48 armas até inicio da campanha, que após 07/maio inicio das atividades em de divulgação da campanha pelo comitê até o momento, foram 16 armas recebidas. Em seguida passou a discutir-se formas de dinamizar a campanha em nossa cidade.

Ideias para dinamizar a campanha:

1-) Luis Claudio do COMPAZ/Pazeando disse ter tido contato com o coordenador do Festival de Música de Londrina o senhor Marco Antonio de Almeida que quer realizar dentro do Festival um concerto de música por “Uma Cultura de Paz e Não-Violência” em dia e horário nobre, e aí divulgarmos a campanha (baner/panfleto).

2-) Também existe a possibilidade de um dos grupos do festival vir se apresentar em frente a sede da Policia Federal, e neste dia poderíamos fazer conhecidir com “um grande dia” de entrega de armas. A data do festival é de 09 à 24 de julho e este entendimento com o festival está em curso.

3-) Fazer uma grande “panfletagem” nas ruas ( em semáforos) em vários pontos da cidade. Escolheu-se o dia 22 de junho (quarta) das 14 ás 17 horas. Até o dia 15  de junho membros presentes do comitê levantarão os pontos em cada região da cidade e mandarão para o e-mail paz@londrinapazeando.org.br que centralizará as informações e divulgará nos meio de comunicação, bem como as autorizações necessárias. As instituições do comitê poderão rodar seus panfletos (em xerox) para este dia. Se comitê conseguir patrocínio poderá fazer uma quantidade maior em gráfica.

4-) A Secretaria da Mulher terá junto com associações de mulheres, uma atividade no calçadão de exposição de artesanato. Neste momento também poderão fazer a distribuição  de panfletos.

5- Representantes de movimentos religiosos se propõem em divulgar a campanha, os Evangélicos em cultos,  Católicos em missas e Espíritas em suas reuniões. Tanto verbalmente com por meio de panfletos.

6-) Fazer um contato através da Polícia Federal com o Exercito e pleitear a organização de uma evento de destruição de armas na cidade.

7-) Fazer panfletos em impressão de “xerox” e em gráfica.

8-) Aguardar a publicação da Portaria que definirá convênios com associações.

Comitê Londrinense para o Desarmamento 2011:


1-Guarda Municipal de Londrina,

2- Polícia Militar 5° Batalhão,

3- Polícia Civil

4- Secretaria Municipal da Mulher,

5- Secretaria Municipal de Acessibilidade

6- HU Hospital Universitário de Londrina da UEL ,

7- ASSOMAR Associação dos Moradores e Amigos da Jardim Maringá,

8- Câmara Municipal de Londrina

9- SEED –EEFBP, 

10- URE União Regional Espírita (18°),

11- Igreja Presbiteriana de Londrina (1°),

12- UEL Universidade Estadual de Londrina,

13- LBV Legião da Boa Vontade,

14- COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina

15- Londrina Pazeando,

16- Conselho Comunitário de Segurança -Londrina CONSEG -Centro / Londrina,

17- Nós Podemos Londrina

18- Polícia Federal

19- Arquediocese de Londrina

20- Polícia Rodoviária 

21- CONSEG leste

22 - ONG Mopnib

23- OAB Londrina 

24- Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

 

Começa a Campanha de entrega de armas em Londrina e Região

No dia 18 de abril de 2011 reuniu-se o comitê Londrinense para o Desarmamento, na sede da Guarda Municipal de Londrina ( rua  Newton Braga 463, Jd Santos Dumont) para tratar das  ações para Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas de 2011 em Londrina e Região.

O Comitê decidiu pela pelas seguintes ações:

Iniciar a divulgação de as “armas” que não foram legalizadas anteriormente pela população poderão ser realizadas a partir de AGORA, bastando para isto que as pessoas interessadas em fazer a entrega, entrando no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ .  Na Região de Londrina a sede da PF  fica na rua Tietê nº 1450, Bairro Vila Nova Telefone:(43) 3294-7272  E-mail: dpf.gab.lda.srpr@dpf.gov.br

TEXTO ESTÁ NO SITE DA POLICIA FEDERAL (clique aqui)

 

Pontos de Entrega de Panfletos para dinamizar a Campanha Nacional de Entrega de Armas e Munições

Em reunião na sede da Polícia Federal o Comitê Londrinense para o Desarmamento decidiu fazer uma distribuição de panfletos com informações sobre a campanha de forma simultânea em várias regiões de cidade no horário das 14 às 17 horas do dia 22/junho/2011. Até o dia 15 de junho receberemos informações sobre os locais para divulgarmos no site e para mídia.

REGIÕES DE LONDRINA


IMPRIMIR PANFLETOS AGORA 

1-) Av das Maritacas no farol do Posto de Saúde do Lindoya.

Coordenador deste ponto Jurandir Rosa 9992-2779  da ONG MOPNIB e CONSEG Leste

2-) Av JK esquina com Prof João Cândido em frente a CMTU

Coordenador deste ponto Luis Claudio 9996-1283  de  COMPAZ e Pazeando

3-) Duque de Caixas esquina com  rua Amapa.

Coordenador deste ponto Padre Edivan Santos 3322-4361 da  Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Londrina

4-) Rua Pernambuco esquina com Piaui (ao lado da Escola Hugo Simas)
Coordenador deste  ponto Carlos Zapata 9172 6420  do CONSEG/Centro.

5-) Av. São João esquina com Vicenti Cioss no Conjunto Armildo Guazzi – Região Leste 
Coordenadora deste ponto Sra. Amarina dos Santos Miyataki  3334-2086 ou 9906-0091 Associação de Moradores do Guilherme Pires.

6-) Av Higienópolis esquina com Joaquim de Mattos Barreto ( em frente ao Iate Clube) 
Coordenador deste ponto Sra. Sarah Fernandes Gouvêa Mafra 3328-9071 /9944-7005  da Assomar – Associação dos Moradores do Jardim Maringá – Pequeno Mundo

7-) Rua Santa Catarina esquina com rua Brasil ( em frente ao Centro Espírita Nosso Lar)
Coordenador deste ponto Luiz Claudio Assis Pereira 3341-1090 ou 9925-6362 da 18º URE União Regional Espírita.

8-) Av. JK  esquina com Av. Higienópolis ao lado do Vicente Rijo subida higionópolis
Coordenador deste ponto  Juliana Bortolin 43 3328-1100 da LBV Legião da Boa Vontade

9-) Av. Tiradentes com Rua Serra dos Pirineus, em frente à Macarrão Galo e à Bordignon, Região Oeste.
Coordenadora deste ponto  Afonso Pires 43 3328-1100 ou 9175-8541 da LBV Legião da Boa Vontade.

10-) Av. Tiradentes esquina com a rua Gustavo Barroso (MC Donald’s) sentido Londrina – Cambé.
Coordenadora deste ponto  Gabriela Fontoura 3348-0167 e 9902-2053  da Associação de Moradores do Shangri-lá 2

11-) Rua Minas Gerais - centro em frente ao n°194 /semáforo
Coordenador deste ponto Celso Melchiades 9903-4295 da FECAMPAR e Força Comunitária de Londrina.