Home Desarmamento

 

Rede Desarma Brasil cria Comitês de Desarmamento

A Campanha de Desarmamento Voluntário completa uma semana nesta sexta-feira, dia 13 de maio. Para fortalecer e incentivar a entrega voluntária de armas em todo o território nacional, a Rede Desarma Brasil está lançando comitês estaduais de Desarmamento compostos por representantes das forças de segurança pública que atuam no controle de armas, instituições da sociedade civil e outros órgãos governamentais. O primeiro estado a estruturar seu comitê foi o Espírito Santo, e já há articulações acontecendo em estados como Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Atualmente a Rede Desarma Brasil é composta por mais de 60 organizações que atuam em todas as regiões do país no enfrentamento da violência, na promoção da cultura de paz e na consolidação do Estatuto do Desarmamento.

Devido ao ataque aos estudantes da escola em Realengo, em abril, o Ministério da Justiça antecipou em dois meses a Campanha de Desarmamento Voluntário. Para facilitar a entrega de armas de fogo, foram estabelecidas mudanças nesta edição da campanha como a ampliação de postos, a garantia do anonimato para quem entrega, a danificação imediata da arma e a agilidade no pagamento da indenização.

Campanha em Londrina

06 e 07 de abril 2011 O Lançamento da Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas 2011 no Paraná aconteceu no dia da tragédia de Realengo (RJ): Nos dias 06 e 07 de abril de 2011 o Sociólogo Antônio Rangel Bandeira da ONG Viva Rio e Membro da Rede Desarma Brasil, esteve em Londrina, representando o Ministério da Justiça, para lançar no Estado do Paraná a “Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e munição”, que a partir de 2011 passa a ser uma Política Pública, ou seja não mais uma campanha de Governo, mas de Estado. Todos os anos, como ocorre em mais de 30 países do Planeta, nos mês de junho do Brasil fará a campanha. Segundo o Ministro da Justiça como todos os anos temos uma “campanha de vacinação” para combater epidemias, vamos ter a campanha de desarmamento. Com a tragédia de Realengo no RJ o Ministro da Justiça resolveu antecipar o lançamento Nacional para 06/maio. (Veja mais)

18 de abril 2011 COMITÊ LONDRINENSE PARA O DESARMAMENTO: começa a Campanha de entrega de armas em Londrina e Região: Em dezoito de abril de 2011 reuniu-se o comitê Londrinense para o Desarmamento, na sede da Guarda Municipal de Londrina ( rua  Newton Braga 463, Jd Santos Dumont) para tratar das  ações para Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas de 2011 em Londrina e Região. O Comitê decidiu pela pelas seguintes ações:  1-)Iniciar a divulgação de as “armas” que não foram legalizadas anteriormente pela população poderão ser realizadas a partir de AGORA, bastando para isto que as pessoas interessadas em fazer a entrega, entrando no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ .  Na Região de Londrina a sede da PF  fica na rua Tietê nº 1450, Bairro Vila Nova Telefone:(43) 3294-7272  E-mail: dpf.gab.lda.srpr@dpf.gov.br .Realizar evento no calçadão dia 07 de maio (um mês após trajediade Realengo) e participara no dia 18 do eventos “Londrina pelos Direitos Humanos, sem coleta de armas pois não temoso convênio com a Policia Federal. (Veja mais)

07 de maio 2011 Homenagem ás crianças de Realengo e divulgação do Campanha: O Comitê Londrinense para o Desarmamento realizou um grande evento no dia 07 de maio de 2011- SÁBADO em frente a "fonte" no calçadão da cidade para homenagear as crianças de Realengo (RJ) e divulgar a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e munições, promovida pelo Ministério da Justiça. Uma campanha foi realizada durante a semana nas escolas públicas para entrega voluntarias de "armas de brinquedo" e "brinquedos bélicos". As escolas fizeram o recebimento e um representante dos professores, um dos pais, bem como duas alunas da rede municipal estiveram no local para simbolizar o desejo de se trabalhar por uma Cultura de Paz e uma Educação para Paz. A Secretária Municipal de Educação reafirmou a satisfação de estar participando ativamente do processo. O NRE foi representado pela professora Lucy Mara Conceição da Escola Estadual Dr. Fernando de Barros Pinto, uma das escolas entre outras do Estado que estão na campanha "arma não é brinquedo... dê abraços".Também a Secretaria Municipal de Mulher, falou da violência domestica, bem como as armas de fogo em casa podem trazer mais riscos que proteção. O Representante da Guarda Municipal disse que a prefeitura está emprenhada através da secretaria de defesa social ( e outras secretarias) a colaborar com a Campanha. Vários conselheiros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz falaram, bem como representeares de associações de moradores e Rotary. Mais de 200 sapatos representaram vidas perdidas com armas de fogo em nosso pais. As flores representaram nosso desejo de Pazear. (Veja mais)

18 de maio 2011 “Londrina pelos Direitos Humanos”: A Prefeitura de Londrina está preparando, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, um grande ato público para o dia 18 de maio em celebração aos direitos humanos. Intitulado "Londrina pelos Direitos Humanos", o evento acontecerá na Concha Acústica, das 15h às 20h, e contará com a participação de várias secretarias e órgãos municipais, além de várias associações, sindicatos, conselhos, instituições de ensino, grupos culturais e outras organizações voltadas à defesa dos direitos humanos. Ao longo do evento haverá uma série de apresentações artísticas e culturais, e as pessoas que comparecerem no local terão a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos presentes. Venha prestigiar esse grande dia e ajude a mostrar que Londrina é uma cidade solidária que luta para extirpar todas as formas de discriminação.   O Comitê Londrinese para o Desarmamento em reunião dia 18/abril/11 resolveu participar deste evento.  (veja mais)    

02 de junho 2011 A reunião ocorreu na sede da Polícia Federal de Londrina. Inicialmente foi relatado pelo Delegado da PF,  Cléo Mazzotti , a impossibilidade administrativa neste momento de fazer um posto de coleta de armas fora da sede da polícia. Ele explicou da necessidade de usar um computador da rede da polícia ligado a internet para gerar a senha do protocolo que será levado pelo pessoal que entregar as armas afim de que  retire seu dinheiro em uma agencia do Banco do Brasil. O Delegado propôs ao Comitê que realize em um dia AGENDADO um evento de entrega de armas no pátio em frente à delegacia. (veja mais)    

22 de junho de 2011  Voluntários vão ás ruas de Londrina para ação que contribui para diminuir a violência na cidade. O Comitê Londrinense para o Desarmamento está motivado a trabalhar na  Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições do Ministério da Justiça. Por enquanto Londrina é a única cidade a criar um Comitê Municipal. Agora quer fazer uma grande “panfletagem” nas ruas (semáforos) em vários pontos da cidade. No dia 22 de junho (quarta) das 14 ás 17 horas para realizar o evento. Serão 10 instituições em 11 pontos entregando 5.000 panfletos(veja mais)

16 e 18 de julho 2011 O Comitê Londrinense para o Desarmamento, COMPAZ e Pazeando trabalhando no 31° Festival de Música de Londrina. Uma parceria com a organização do 31° Festival de Música viabiliazou a realização de mais ação em prol da Cultura de Paz e Não-Violência em nossa comunidade. Em dois momentos durante o festival de música membros do comitê estarão divulgando a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munição. (veja mais)