Home Eventos

Reportagem da TV Taroba sobre o evento

Reportagem da TV Rede Globo sobre o evento

FOTOS NO FLICKER  https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/sets/

Fonte N.Com Prefeitura : http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21217:compaz-e-lideres-religiosos-fazem-abraco-pela-paz&catid=108:destaques

Compaz e líderes religiosos fazem abraço pela paz

A Concha Acústica recebeu diversos líderes religiosos para o “Londrina Cidade da Paz”, que celebrou a importância da paz, do amor e respeito ao próximo

Os recentes atos de violência religiosa ocorridos na Europa e Nigéria mobilizaram o Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz) a realizar hoje (28), o “Londrina Cidade da Paz”. O evento promoveu a interação entre 12 entidades e contou com a presença de líderes religiosos, visando incentivar a reflexão sobre a importância da paz e respeito ao próximo. O encontro aconteceu na Concha Acústica, centro da cidade. Eventos similares ocorreram na cidade, porém, o último havia acontecido há mais de 10 anos.

Durante a solenidade, que ocorreu sob a tão aguardada chuva, cada líder religioso falou por pelo menos três minutos a respeito da cultura de paz. “Os conflitos na Nigéria e os atentados na França nos trazem essa discussão da tolerância religiosa. O ‘Londrina Cidade da Paz’ vem exatamente para fazer isso, a paz mundial, a paz pessoal e é bastante importante que nós tenhamos isso em nossos corações”, destacou o presidente do Compaz, Charleston Luiz da Silva.

O prefeito Alexandre Kireeff foi representado pelo procurador geral do município, Paulo Valle. O procurador destacou que a Constituição atribui ao estado a responsabilidade sobre a manutenção da paz, mas que para isso a população tem um papel fundamental. “A Constituição diz que a paz e a segurança são direito de todos e responsabilidade do estado. A ação unilateral do Estado, porém, não é suficiente para promover a paz social, é necessário que cada um se conscientize de que o ‘eu’ precisa do ‘nós’”.

 Para fechar o evento, os participantes simbolicamente abraçaram a Concha Acústica.

 Lideranças religiosas dão exemplo de união

 

Para colaborar com a construção da paz mundial, doze representantes de religiões e entidades da sociedade estiveram presentes. O discurso de cada um refletiu a vontade das instituições em terem uma sociedade mais humana, na qual a cultura da paz esteja enraizada.  

Participaram o presidente do Movimento Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, representando o Budismo Primordial o Monge Vieira, a Comunidade Evangélica Cidade Refúgio por meio da pastora Fabrícia Fernandes, os Estudantes da Cultura Racional, por Silvio Costa, a Fé Baha’I, com Jerônimo Francisco Neto.

Representando a Federação Espírita do Paraná, a presidente da 16ª União Regional Espírita Metropolitana de Londrina Marinei Ferreira de Rezende, a Igreja Católica em Londrina, por meio do padre Carlos Benni Veiga, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias com o presidente Marcelo Primón, da Estaca Londrina e representando a Igreja Evangélica e o Conselho de Pastores, pastor Alexandre Chaves.

Participou ainda a igreja Messiânica em Londrina, por meio do Ministro Benjamin Taniguchi, representando a Sukuo Marikari, o missionário Gabriel Ibânez, além desses teve o Movimento Ecumênico de Londrina, por meio de Carlos Jeremias Klein e o Islamismo com o Sheik Ahmad Mahari que também é assessor da Arábia Saudita para assuntos Islâmicos da América Latina.