Home Jogos

Baixe TABULEIRO TRILHA DA PAZ  (clique aqui)

VEJA Oficina Empreendedorismo em Prol da Cultura de Paz (clique aqui)

Baixe DADO (clique aqui)

FOTOS (clique aqui)

PAGINA FACE (clique aqui)

 

DADO de CULTURA DE PAZ  2017

O Movimento pela Paz e Não-Violência de Londrina e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, lançam em ABRIL/2017 o Programa DADO de CULTURA DE PAZ.

O dado da Cultura de Paz, é mais uma ferramenta pedagógica que tem a intensão de levar as crianças e os adultos refletirem sobre a necessidade de se comprometerem com a Construção de uma Cultura de Paz, ele contém os 6 conceitos do Compromisso Manifesto 2000 da ONU/UNESCO.

Nosso DADO a princípio é como uma “almofada” de sala, quadrada (50x50cm) e de espuma com uma capa lavável, afinal somos todos “pés vermelhos”. Será utilizado com a *Carta Compromisso e *Prancha de Ache o Caminho, pelos conselheiros do Movimento pela Paz.

A intenção é resgatar o Manifesto 2000 e o compromisso que ele traz, de que as pessoas assumam vivenciar estas compromissos e princípios. O dado será utilizado nos eventos do Movimento ao longo do ano, e também presente inspirar as Escolas (Públicas e Particulares) a produção e pedagogização dos princípios em sala de aluas.

O design gráfico foi desenvolvido pela Escritório de Design da UEL, coordenado pela Professora Paula Napo e suas alunas. O job foi desenvolvido pela estagiária Ivana Raya e contou com intensa pesquisa sobre o tema, e a proposta de layout foi apresentada e aceita pelos membros responsáveis pela produção do dado, Luis Claudio Galhardi (Pazeando), Neusa Maria Rodrigues Napo (Caritas), Maria Aparecida Prandini Pereira (Cidinha/ Nós do Poder Rosa e Presidente do COMPAZ).

 

 

Manifesto 2000

 

Direitos Humanos POR UM NOVO COMEÇO

 

O ano 2000 precisa ser um novo começo para todos nós. Juntos, podemos transformar a cultura da guerra e da violência em uma cultura de paz e não-violência. Para tanto, é preciso a participação de todos. Assim, transmitiremos aos jovens e às gerações futuras valores que os inspirarão a construir um mundo de dignidade e harmonia, um mundo de justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade. A cultura de paz torna possível o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente e o crescimento pessoal de cada ser humano.

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2000 como o Ano Internacional por uma Cultura de Paz. A UNESCO é a responsável pela coordenação das atividades de comemoração do Ano Internacional por uma Cultura de Paz.

Um grupo de Prêmios Nobel da Paz esteve reunido em Paris para a celebração do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e juntos redigiram o "Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência".

Norman Borlaug, Adolfo Perez Esquivel, Dalaï Lama, Mikhail Sergeyevich Gorbachev, Mairead Maguire, Nelson Mandela, Rigoberta Menchu Tum, Shimon Peres, Jose Ramos Horta, Joseph Roblat, Desmond Mpilo Tutu, David Trimble, Elie Wiesel e Carlos Felipo Ximenes Belo estão entre os primeiros cidadãos a assinar o Manifesto 2000. Junte-se a eles!

O QUE É O MANIFESTO 2000?

O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência foi escrito por um grupo de Prêmios Nobel da Paz, com o fim de criar um senso de responsabilidade que se inicia em nível pessoal - não se trata de uma moção ou petição endereçada às altas autoridades.

É responsabilidade de cada um colocar em prática os valores, as atitudes e formas de conduta que inspirem uma cultura de paz. Todos podem contribuir para esse objetivo dentro de sua família, de seu bairro, de sua cidade, de sua região e de seu país ao promover a não-violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a justiça e a solidariedade em atitudes cotidianas.

O Manifesto 2000 foi lançado em Paris no dia 04 de março de 1999 e está aberto para assinaturas do público geral em todo o mundo. Para assinar, basta acessar o site http://www.unesco.org/manifesto2000 ou enviar o seu compromisso pessoal a um dos Escritórios da UNESCO no mundo.

A grande meta é apresentar 100 milhões de assinaturas à Assembléia Geral das Nações Unidas em sua reunião da virada do milênio em Setembro do ano 2000.

MANIFESTO 2000 - O TEXTO

Reconhecendo a minha cota de responsabilidade com o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e as das gerações futuras, eu me comprometo - em minha vida diária, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no meu país e na minha região - a:

1- Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito;

2- Praticar a não-violência ativa, rejeitando a violência sob todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os grupos mais desprovidos e vulneráveis como as crianças e os adolescentes;

3- Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais em um espírito de generosidade visando o fim da exclusão, da injustiça e da opressão política e econômica;

4- Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, dando sempre preferência ao diálogo e à escuta do que ao fanatismo, a difamação e a rejeição do outro;

5- Promover um comportamento de consumo que seja responsável e práticas de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio da natureza no planeta;

6- Contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade, com a ampla participação da mulher e o respeito pelos princípios democráticos, de modo a construir novas formas de solidariedade.

  

ASSINE VOCÊ TAMBÉM O MANIFESTO 2000!

Se você tem acesso à Internet:
http://www.unesco.org.br/manifesto2000 

Se você não tem acesso à Internet, escreva para a UNESCO,
assine o manifesto e declare o seu compromisso com a cultura de paz:
SAS, Quadra 05, Bloco H, Lote 06
Ed. CNPq/IBICT/UNESCO - 9º Andar
70070-914 - Brasília - DF


ASSINAR MANIFESTO 2000

https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&rurl=translate.google.com.br&sp=nmt1&tl=pt-BR&u=http://www3.unesco.org/manifesto2000/uk/uk_f_masign.asp.html&usg=ALkJrhgiqN9n0fve4I9kTPOu_EWvOWmvcw