Home MovPaz

Ações pela paz

PROJETO PAZ PELA PAZ E NÃO – VIOLÊNCIA
AÇÕES PELA PAZ

1º - Seminário Paz Pela Paz e Não-Violência.

Representa o primeiro passo para a implantação do MOVPAZ nas cidades brasileiras. Tem a finalidade de produzir uma sensibilização da coletividade local sobre a importância do estabelecimento da Cultura de Paz. A partir do Seminário se institui um núcleo de base que tomará conta das próximas ações.

2º - Conferência Pela Paz

É o segundo passo, que se constitui em um evento mais amplo, tendo como objetivo estabelecer a implantação e a oficialização do Movimento na cidade. Para Conferência se convoca as lideranças da cidade, nos seus diversos segmentos; instituições civis, governamentais, de classe, instituições religiosas, clubes de serviços, dentre outros.

3º - Formação do Comitê pela Paz e Não-Violência.

Este comitê deverá ser formado pelos diversos membros da sociedade civil organizada que se fizerem voluntários da Paz. Constituído de personalidades de reconhecimento e lideranças. Os seus participantes deverão manter a identidade e unidade de princípios que norteiam as ações contidas nesse projeto.

4º - Lei do Dia Municipal da Paz.

Tem como finalidade oficializar e dar cidadania a um dia comemorativo pela Paz em cada cidade. Deverá ser escolhido criteriosamente, para que não conflite com festejos populares da localidade.

5º - Atos da Paz.

Compete ao MOVPAZ sensibilizar e comprometer os mais importantes segmentos organizados da cidade a assumirem os atos de Paz, que poderão ocorrer durante todo o ano, até o Dia Municipal da Paz .

6º - A Paz nas Escolas – Concurso de construção de texto.

Contemplando com premiações os melhores textos classificados, consiste em preparar as escolas da cidade para a introdução do estudo da Paz. Tem como objetivo provocar entre alunos, professores, pais e a comunidade em geral, reflexões sobre a importância da Paz nos dias atuais. Os cem melhores textos classificados resultará em publicação de livros.

7º - Implantação do Estudo da Paz nas Escolas. "Projeto Lei".

A partir desse passo inaugura-se a proposta de inclusão do tema da paz, como conteúdo transversal em todas as disciplinas do currículo pedagógico de todas as escolas do Brasil. Essa iniciativa também deverá ser oficializada através de Projeto Lei inicialmente aprovado pala câmara municipal de cada cidade, afim de que o estudo da Paz nas escoas não seja uma realização temporária de um governo e sim uma ação permanente que possa contribuir para a construção e implantação de uma pedagogia pela Paz em nosso país e no mundo.

8º - Seminário "Ensinando a ensinar a Paz".

Direciona-se aos educadores das escolas. Trata-se de uma abordagem transdisciplinar, que ao mesmo tempo em que capacita o professor a trabalhar com essa temática, o qualifica a ser um multiplicador, para que o mesmo possa "ensinar a ensinar a Paz".

9º - Construção da Casa da Paz.

A Casa da Paz se constituirá no mais completo memorial sobre assuntos de Paz nas Américas. Trata-se de um grande centro de informações, contendo expressivo banco de dados, que sustentará todo o MOVPAZ, sendo público o seu acesso. Funcionará, também, como sede e escritório do MOVPAZ, em cada cidade.

10º - Campanha do Desarmamento.

O MOVPAZ em parceria com o Ministério da justiça e da Defesa, durante as três semanas que antecedem as caminhadas, solicitará do exército local, que proceder a arrecadação de armas da nossa comunidade civil, sob slogan " entregue suas armas e siga em paz ". O MOPVPAZ, também, se mobilizará para influenciar na aprovação do Projeto Lei em favor do desarmamento do Brasil que tramita em Brasília.

11º - Implantação da Caminhada pela Paz

A Caminhada Pela Paz é um evento civil, includente, amplo, geral e também ecumênico, sem tendências religiosas, políticas, sindicais ou partidárias. Deve convocar as consciências e congregar as diferenças ideológicas, religiosas e culturais em favor da Paz, promovendo a exposição dos indivíduos em busca de um melhor convívio.

12º - Lançamento e divulgação da música Tema do MOVPAZ.

É uma canção de autoria do compositor Nando Cordel, cuja letra reúne o nosso slogan " A Paz do Mundo Começa em mim " e no refrão a nossa marca " Paz Pela Paz ". A divulgação desta música terá de ser um constante nas Caminhadas.

13º - Produção de CDs pela Paz , com músicas exclusivas.

Estes CDs terão de ser produzidos com o envolvimentos de cantores e compositores da MPB, a exemplo de Geraldo Azevedo e Nando Cordel, que já compuseram músicas exclusivamente para o MOVPAZ.

14º - Lançamentos e divulgação de Livros.

A semelhança do livro " Construindo a Paz " outros serão publicados, divulgando conhecimentos sobre Paz Social, Paz Ambiental e Paz Interior, buscando ampliar horizontes de percepção do leitor, compreendendo que a Paz é necessidade primordial e imprecidível para as coletividades humanas.

15º - Produção e divulgação de vídeos e documentários sobre a Paz.

São documentários que tragam em seus conteúdos, contribuições em favor da Paz Ambiental, Paz Social e Paz Interior.

16º - Construção do Monumento da Paz.

O MOVPAZ, convocará os artistas plásticos, arquitetos e engenheiros da cidade, que juntamente com a Prefeitura Municipal, e outros, efetuarão a construção de relevante Monumento pela Paz a ser edificado em espaço da cidade.

17º - Construção da Praça da Paz.

Construir espaço público ( praça ) nas cidades onde o MOVPAZ esteja implantado, onde deverão ser realizados atos de Paz.

18º - Criação e Produção de Clipes pela Paz para TV.

Essa ação de comunicação pela Paz, reunirá na TV, rostos de importantes personalidades do nosso país, contracenando com crianças, artistas e pessoas do povo, que aparecerão no vídeo pedindo " Paz."

19º - Produção de CD’s contendo mensagens de grandes pacifistas.

Textos e discursos proferidos por Gandhi, Tereza de Calcutá, Luther King, Dalai Lama, dentre outros, serão narrados por interpretes de vozes famosas.

20º - Construção de Museus da Paz.

Onde o MOVPAZ já estiver implantado ,deverão ser construídos Museus da Paz, contendo, entre outras coisas, a memória dos mais importantes pacifistas do mundo, bem como documentos de informações históricas que contribuíram e vêm contribuindo para a implantação da Paz no planeta. Nas principais cidades existem apenas museus de armar e guerras, ainda não se tem notícias de museus pela Paz.

21º - Multiplicação do MOVPAZ.

Esta ação consiste em orientar e ajudar as pessoas interessadas em implantar o MOVPAZ em suas cidades, ou seja, ensinar as 21 ações em favor da Paz.