Home Notícias

Caravana do Desarmamento 2011 começa pelo Estado de Espirito Santo e percorrerá todas as capitais Brasileiras

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA INICIA CARAVANA NACIONAL PELO DESARMAMENTO COM A CAMPANHA NACIONAL DE ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ARMAS E MUNIÇÕES(CEVAM) PELO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, ATRAVÉS DA POLÍCIA FEDERAL,  REDE DESARMA BRASIL E O VIVA COMUNIDADE.

Nos últimos dias 25 e 26 de março de 2011, a  Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições do Ministério da Justiça em caráter permanente, operacionalizada em parceria com a Rede Desarma Brasil e o Viva Comunidade, com total apoio e parceria  com a Polícia Federal, teve início na mobilização para formação de comitês/comissões/fóruns pelo desarmamento, que serão responsáveis em cada Estado  brasileiro na preparação e abertura de postos para recebimento voluntário de armas e munições na cidade de Vitória do Espírito Santos.

Um destaque importante que Antonio Rangel fez em sua exposição, é a constatação de que em Vitória, em todo o Espírito Santo, apesar dos índices de violência serem altos e precisam urgentemente serem reduzidos, há uma vontade política, social, humana, em que as autoridades em segurança pública tem um diálogo muito aproximado com a sociedade civil organizada, e, segundo Rangel, esta parceira é de fundamental importância na implementação de políticas públicas em segurança pública, principalmente na preventiva.

Também se manifestaram em total apoio a implementação da CEVAM no Espírito Santo, a Superintendência da Polícial Federal no momento representada pelo Delegados Federais Honaci de Paula Farias e Cassius Valentin Baloelli, o Secretário de Segurança Urbana de Vitória, Dr. Alcemir Pantaleão, o Inspetor Alexandre Lopes representando a Polícia Rodoviária Federal, o Delegado Geral Dr. Joel Lírio, o Coronel Ronalt William representando a Polícia Militar, Sub-Secretário de Inteligência da Sesp Dr. Nilton Siqueira, Inês Simom e Rafaela Cavalcanti do Pronasci/Senasp/MJ no Espírito Santo, do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH-ES) Sr. Gilmar Ferreira Oliveira, Luiz Dalvi do E.S. Unido contra o Crime.

Contamos ainda, com as presenças e apoio, os representantes dos municípios de Cariacica, os srs. Clécio Lopes Rubim, Cristiano da Silva Ferreira, Vanderleia Andrade, Secretário de Defesa Social de Cachoeiro Dr. Guilherme Thompson de Mendonça, Patríci M. Henzell do Município da Serra e que também é da Rede Desarma Brasil, o Delegado da Polícia Civil Dr. Guilherme Daré, da Jornalista Luliana Nascimento do Jornal ES-Hoje, do Dr. Luiz Carlos Machado da Sesp e Aline Passos da Prefeitura Municipal de Vitória.

A imprensa esteve presente e deu todo o apoio na divulgação da Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições para o Espírito Santo.

Todos usaram da palavra e falaram do contentamento do Espírito Santo estar recebendo mais uma vez do Ministério da Justiça em parceria com a sociedade civil organizada, uma ação efetiva de prevenção á violência, que se junta a outras, disseram da importância que a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições deve ser permanente como acontece com outras dimensções na cidadania brasileira.

Segundo o Secretário de Segurança Henrique Herkenhoff, segundo sugestão do Secretário de Cidadania e Diereitos Humanos  João Sana, que o Governador Renato Casagrande, convide também os municípios capixaba e possa fazer uma destruição pública das armas recolhidas de todo o Estado, tal como foi feito no Rio de Janeiro.

Bem, este foi o relato do 1º momento da CEVAM em Vitória –ES, mas, não parou ai, logo á noite tivemos um importantíssimo encontro com a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, recebido pela Irmã Rita, Professora Vanda Valadão  que programou e realizou Seminário Desarmamento com Política de Segurança Pública,  em parceria com a Pastoral da Juventude,  que também trabalhou o tema Juventude e Segurança Pública, vamos mostra e falar no próximo relato, logo, logo.

Antonio Rangel e a Professora Vanda Valadão da Comissão de Justiça e Paz-ES estiveram um encontro com a Senadora Ana Rita, que confirmou que  será nossa aliada no Senado Federal em favor do Estatuto do Desarmamento e no Espírito Santo para que a CEVAM se torne permanente.

Paz pela paz
Antonio Rangel Bandeira
Almir laureano
Rede Desarma Brasil/Viva Comunidade