Home Notícias

Colégio Lúcia Barros participa de Semana da Paz

Os estudantes assistiram ao filme Jogos Vorazes e puderam debater sobre a violência presente na obra

Hoje (26), pela manhã, cerca de 50 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa, localizado na região norte de Londrina, participaram da “13ª Semana Municipal da Paz de Londrina e Região”, assistindo ao filme “Jogos Vorazes” e debatendo sobre a violência presente na obra e a cultura de paz. A mesa redonda de abertura contou com a participação do jornalista e professor da Unopar, Wilhan Santin; dos representantes do COMPAZ, Marinalva Damião Cruz da Silva, Cleonte Teles da Silva, Luis Claudio Galhardi e da professora da escola e também jornalista, Sônia Lenira. Ao término do filme, o professor, também do Colégio, Daniel Franz Lapa Cesário, discutiu a relação do filme com a atualidade.

Wilhan Santin abordou a presença da violência na mídia e destacou que é necessário estar atento para não considerar normal a violência. Ele disse ainda assuntos violentos ganham muito espaço na mídia, mas é preciso pensar sobre o que é recebido pelas pessoas.

Segundo o coordenador do Movimento Londrina Pazeando e secretário do Conselho Municipal de Cultura da Paz (COMPAZ), Luis Claudio Galhardi, as pessoas vão sendo criadas vendo desenhos com violência e o entretenimento com atos violentos acaba sendo aceito como normal. Ele disse ainda que é preciso mostrar que é possível vencer as dificuldades sem violência e que é preciso muita coragem para não ser violento.

A pastora Marinalva Damião Cruz da Silva defendeu que a afetividade é muito importante sempre. “É importante que os pais trabalhem a afetividade e a proximidade dos pais com filhos auxilia na disseminação da cultura de paz. É preciso trabalhar a estrutura da família visando também a paz”, defendeu.

O pastor Cleonte Teles da Silva lembrou que a mente das pessoas está condicionada para a banalização da violência, mas defendeu que é preciso semear a paz. “Semeamos a paz e colheremos a paz. É preciso mudar a mentalidade para que a paz seja gerada”, ressaltou.

A estudante do segundo A, Marcella Kawani da Silva Cardoso, considerou o debate muito interessante e importante para o colégio, já que há um trabalho para mudar a convivência entre as pessoas no ambiente escolar. “Começamos no semestre passando trabalhando o tema respeito e na atividade de hoje, abordamos os temas paz e violência. O respeito é a base de tudo, a partir do momento que respeitamos o nosso próximo, passa a haver paz entre todos.”

A estudante Jéssica Braz de Oliveira, do segundo C, também considerou a iniciativa importante. “Foi realmente uma experiência muito boa. Pudemos discutir e ouvir sobre a paz e a violência e sobre o que outras pessoas defendem. Foi, realmente, interessante.”

A aluna Rebeca Nogueira, do primeiro B, destacou que com o debate percebeu que não há somente violência física, mas outros tipos. Ela disse ainda que se as pessoas prestarem atenção a seus atos podem mudar o quadro de violência.

O estudante do primeiro C, Jhonatan Serafim de Assunção, considerou interessante o debate porque permitiu ampliar o conhecimento sobre a paz e os motivos para não se usar armas. “O filme mostra o que se mostra hoje na mídia, o entretenimento através da violência.”

“Gostei tanto da palestra quanto do filme, pois acho importante refletir sobre o respeito. Sempre adorei debates e acho que deveria ter mais vezes”, defendeu a estudante do primeiro C, Thamires Rafaela Soares.

Jon Eslen Amorim da Silva, estudante do segundo C, afirmou que gostou de como o assunto foi exposto. “Com certeza amadureceu nosso pensamento sobre a paz em nossa volta, no ambiente escolar, familiar e como é retratado na mídia. Espero que agora sejamos perpetuadores dessa ideia.”


As atividades, que integram a “13ª Semana Municipal da Paz de Londrina e Região”, buscam disseminar a cultura de paz na cidade. A programação completa da semana está disponível no endereço eletrônico www.londrinapazeando.org.br. A ação prossegue até o dia 29 de setembro.

Ato pela paz

Amanhã(27), a partir das 9h10, o Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa, estará promovendo um ato para celebrar o Dia Internacional da Paz. Os estudantes, professores e funcionários foram convidados a irem com roupas brancas. Haverá uma benção ecumênica, com a presença de um padre e de um pastor. Também haverá apresentações culturais feitas pelos alunos e na sequência, será realizado um abraço conjunto no campo ao lado escola.