Home Notícias

Escola de Valores: - desenhos animados da não-violência

Um a ferramenta para Professores e Educadores Sociais, que leva em conta Valores Humanos como exemplo de vida.

No blog do Grupo  http://galeradedeus.wordpress.com é possível ver como com amor, carinho e muito trabalho do Marcelo Casanova a professora e psicóloga Maira Luiza Casanova, e um casamento e parceira social incrível que com a força do exemplo de vida mobiliza as pessoas para o trabalho voluntário e o crescimento pessoal do próximo. Eles começaram com entrega de alimentos, e com o tempo entregaram cidadania, valores humanos, compromisso e vontade de viver em um mundo melhor. Veja no vídeo abaixo a história de vida deles.

No blog lemos a seguinte mensagem : “Um casal mobilizou desconhecidos e hoje a "galera" é mais que um programa de voluntariado. É projeto de vida de amigos que dividem um sonho: levar dignidade a famílias carentes de Londrina. Nossa moeda é nossa vocação. Doamos ações com a força de vontade individual em trabalhar pelo próximo. Seja nas aulas de reforço, na preparação da comida, nas oficinas de costura e informática, nas contações de histórias e passeios, nos lanches gostosos, nas bicicletas e brincadeiras. Porque é muito feliz quem doa.”

Nestes sábado (16/agosto/2014) os membros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, fizeram os Cursos Desenhos Animados para Prevenção da Violência no Com-Tour

Luis Claudio Galhardi (Pazeando) , Eliana Cristina Scheuer (Sindicato Rural) Claudines Schincariol Perozin (Secretaria Municipal de Assistência  Social) e Edcarlos Vacário (Secretaria Municipal de Saúde)

Os desenhos ( veja vídeo do desenho)  tratam de comportamentos inadequado para as crianças (de 3 a 7 anos) e tem uma pausa para que o professor  possam fazer uma discussão com seus “aluninos”, ouvindo eles, e debatendo o desenho. São vários os temas e junto com um DVD foi entregue também um livro que tem a autorização do Estado do Techas nos USA ( Techas Tech University Health Sciences Center) para Marcelo Casanova e Maria Luiza traduzir e reproduzir no Brasil e usar sem fins lucrativos. As pessoas que receberam o material tem o compromisso de “usa-lo” e como condição para fazer o 2º módulo registrar o uso (aula) e enviar para eles mostrando como foi a experiência. Site do Programa é http://www.uel.br/eventos/desenhosanimados/

Ao final do encontro Luis Claudio e Eliana entregaram o Gibi/Revista com os personagens em desenho da ONG Londrina Pazeando, Seu Pacífico, Eupaziano, Edu Vidoso e Justina,  bem como mostraram o  jogo para celular Android, tabletes, e PC, que visa divertir, entreter, a convidar as pessoas para um jogo “sem violência” e sem a exclusão: um jogo cooperativo, em que o jogador vai convidando as pessoas para “dar um abraço pela paz” em torno de um lago. Durante o percurso, além de caminhar, o jogador pode beber água, ajudar a limpar a estrada, cuidar do ambiente e das pessoas à sua volta. Com o olhar na Sustentabilidade Planetária e na mudança de modo de vida e comportamento, o jogo convida, sem perder a emoção de um videogame, as pessoas jogadoras a pensarem em uma Cultura de Paz. Não ocorrem “as cenas de violência” tão comuns e “banalizadas” da cultura atual (a nossa cultura de violência). Ao final, um grande grupo de pessoas se encontra para o grande abraço no lago, um símbolo de união, desejo coletivo de construção de uma Cultura de Paz, cooperação e mudança de atitude perante a resolução dos conflitos complexos da modernidade. Os materiais podem a vir se somar na prática pedagógicas e contribuir para não –violência e para construção de uma Cultura de Paz.