Home Notícias

Você é nosso CONVIDADO  para a 

4ª Entrega do SELO Arma não é Brinquedo.

...dê abraços  LEI 9.188/2003

NESTA quinta-feira    27/novembro/2014

Local: Câmara Municipal de Londrina

Hora: 16 h

VEJA RESUMO DE TODOS OS ANOS - SITE DA CÂMARA MUNICIPAL
(Fotos, Vídeos, Relação das lojas, Lei, Requerimento  CLIQUE AQUI)

 

----------------------------------------------------------------------  

Fonte: Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 PR Redação Salvador Francisco, MTB 1184 PR Fotografia Devanir Parra, MTB 2155 PR   http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/index.xhtml

Lojistas recebem selo que valoriza brinquedos da paz

Nesta quinta-feira (27), data em que se comemora o Dia Internacional de Protesto Contra os Brinquedos de Guerra, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Londrina promovem durante sessão ordinária do Legislativo, a partir das 16 horas, a quarta edição da cerimônia oficial de entrega do selo "Arma não é brinquedo...dê abraços" para 25 lojas do comércio varejista da cidade. Instituído pela Lei Municipal nº. 9.188/2003, o selo certifica empresários que aderiram a campanha municipal que combate a venda de armas de brinquedo pelo comércio local e agora serão identificados com um selo concedido pelo Poder Público. Ao lado dos comerciantes que serão certificados nesta quinta-feira, se somam outros 40 lojistas que receberam a certificação em anos anteriores.

Autora da lei municipal, a vereadora Sandra Graça (SDD), comemora o expressivo número de lojistas envolvidos na campanha, resultado do compromisso assumido por diferentes segmentos que atuam em Londrina. A vereadora conta que a ideia de proibir a venda de armas de brinquedo na cidade nasceu em 2003 na Câmara de Vereadores e posteriormente em 2011, durante reuniões com os integrantes do Conselho Municipal da Cultura de Paz (COMPAZ) e ONG Londrina Pazeando, a proposta evoluiu para criação do selo municipal, envolvendo também a Prefeitura e os dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), " A proposta virou lei e ganhou as ruas por meio dos lojistas que no dia a dia não vendem armas de brinquedo e contribuem de fato para a construção de uma cultura de paz na cidade", disse a vereadora.

De acordo com o coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, Londrina é a única cidade do Brasil que possui legislação especifica sobre o tema e ao mesmo tempo valoriza o comércio local com a concessão do selo. "Nossas ações em torno do desarmamento infantil inspiraram legislação semelhante em mais de uma dezena de estados, como também em muitas cidades brasileiras", comemora Galhardi.

Cerimônia – Para a solenidade desta quinta-feira foram convidados os empresários que receberão a certificação pela primeira vez e aqueles que deverão renovar o selo concedido em 2012. De acordo com a legislação municipal, o selo tem validade de dois anos, bem como o certificado fornecido pela Secretaria da Fazenda e devem ser entregues durante solenidade promovida pela Câmara de Vereadores. Além do selo, representado por uma peça em acrílico, os lojistas recebem um CD contendo o arquivo digital da logomarca da campanha que pode ser utilizada, pelo período de dois anos, em todo o material publicitário da empresa.

 

Além de vereadores e representantes da Prefeitura, devem participar da cerimônia representantes do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Conselho Municipal de Cultura da Paz (COMPAZ), ONG Londrina Pazeando e escolas municipais. O evento é aberto à participação da comunidade com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br

Mais informações sobre este assunto com a vereadora Sandra Graça (SDD), fone 9991-1611, autora da Lei Municipal nº. 9.188/2003 que instituiu o selo "Arma não brinquedo...dê abraços" no município de Londrina.

Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 PR Redação Salvador Francisco, MTB 1184 PR Fotografia Devanir Parra, MTB 2155 PR