Home Notícias

Avanços no fortalecimento de uma Politica Pública para o controle de armas no Brasil

No dia 25 de fevereiro de 2015, durante todo o dia a Rede Desarma Brasil, representada pelos seus membros presentes Almir Laureano, Tião Santos, Heder Martins, Everardo Aguiar, Maristela Pozitano, Cristina Leonardo, Luiz Antonio Brenner, Luis Claudio Galhardi, Vitória Bernardes, Cleber Costa, esteve reunida com a Secretária Nacional de Segurança Pública,  Dra. Regina Miki - SENASP - Ministério da Justiça.

Do MJ -Ministério da Justiça/SENASP, além da Secretária Nacional Dra. Regina Miki, participaram o Dr. Rodrigo Farias Secretário Executivo Adjunto da SENASP/MJ, Dr. Anael Jacob Diretor do DEPRO/SENASP/MJ, Dr. Rogério Carneiro DEPAID/SENASP/MJ, Dr. Marcello Barros SENASP/MJ, Dr Gabriel Sampaio Secretário de Assuntos Legislativo do MJ e a Dra. Beatriz Cruz Assessora SENASP/MJ.

Contamos ainda com a participação do Instituto Sou da Paz, representado pela Dra. Carolina Ricardo e o Dr. Marcello Baird.

A Rede Desarma Brasil -RDB apresentou uma proposta para trabalharmos a Defesa do Estatuto do Desarmamento e o Controle de Armas em nosso país, tais com: Fortalecimento do Estatuto do Desarmamento, Acompanhamento dos trabalhos no Congresso, Conferência Internacional de Controle de Armas, Campanhas Pelo Desarmamento: Campanha de Controle de Armas, Campanha de Apreensões de Armas, Campanha Voluntária de Entrega de Armas, Campanha de apoio a criação de uma lei sobre armas de brinquedo.

Empreender nova e fortemente, uma mobilização nacional sobre o desarmamento junto ao Congresso Nacional, como também trabalharmos o tema sobre o desarmamento em parceria com a saúde, educação, direitos humanos, cultura, movimentos sociais, trabalhadores da segurança pública, gestores da segurança pública, entre outras áreas da cidadania brasileira.

A reunião foi bastante produtiva, já resultando em trabalhos imediatos e na criação de um Grupo de Trabalho com Ministério da Justiça - GT/MJ.

Ficou previsto, a próxima reunião para possivelmente no dia 18 de março de 2015.

Por Almir Laureano
Rede Desarma Brasil
Movpaz-PB
Grande Oriente do Brasil
Membro do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública