Home Notícias

RELIGIÕES UNIDAS PELA PAZ EM LONDRINA

A Associação Médica de Londrina AML, preocupada com o distanciamento entre as pessoas, com o crescente pensamento individualista de muitas pessoas, com o aumento da agressividade, com a corrupção crescente (individualismo), e com a falta da moral, estará promovendo uma reunião com as entidades religiosas de Londrina, para propor a realização de “Um Dia pela Paz”. Data que celebre a união entre as pessoas, e que seja marcada pela valorização da moral, pelo fim da corrupção. Ou seja pela valorização dos bons costumes.

Estavam presentes (23/junho) muitos líderes de várias RELIGIÕES de Londrina em um dialogo inter-religioso. A Proposta de união pelos pontos em comum, principalmente a PAZ. Foi proposto que o dialogo continue, e que seja criado um “Fórum Permanente de Dialogo Inter-Religioso”. Também se tirou que no dia 02 de agosto (domingo) cada religião trabalhe com o “Tema Paz em Londrina” e em uma próxima reunião, que acontecerá no dia 04 de agosto,  possamos fazer uma  avaliação das ações nas igrejas e outros locais religiosos. Uma Caminhada pela Paz foi pensada, “talvez” terminando no horário do 7º Abraço no Lago (20/setembro).

A grande conclusão é a de que existe uma necessidade de estabelecer uma canal de dialogo entre as religiões, e que neste dialogo possamos através do respeito a diversidade de  pensamentos construirmos juntos uma Cultura de Paz e nossa comunidade.

O método utilizado foi uma rodada de fala, onde cada um (35 pessoas) ouviu o outro sem interrupção. A rodada de “falas” foi de 2 horas. Todos puderam falar um da cada vez. Um a um dos participantes colocou seus pensamentos aos demais, sem que ninguém fosse interrompido em momento algum. Todas as ideias sobre a proposta foram ouvidas por todos. Final a proposta do dia 02 de agosto foi um consenso para o inicio dos trabalhos em conjunto.

Estavam presentes a reunião os membros do COMPAZ Conselho Municipal da Cultura de Paz, o presidente Charleston Luiz da Silva, a Vice-Presidente Lilian Azevedo Miranda, e as conselheiras Maria Regina Ninno Muniz (Provopar),  Neusa Maria Rodrigues Napo (Cáritas Arquidiocesana de Londrina) e Luis Claudio Galhardi do Londrina Pazeando.