Home Praça da Paz

HOMENAGEM À PAZ

20/12/2003
César Marinho

O pacifista indiano Mahatma Gandhi ganha hoje, às 9h30, uma homenagem por seu trabalho pela paz. Com a presença do Embaixador da Índia no Brasil, Amitava Tripathi, e o prefeito Nedson Micheleti, será inaugurada a Praça Mahatma Gandhi, como passa a ser chamada a rotatória da Avenida Castelo Branco, próximo à Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na praça será instalada um busto do pacifista. As escolas presentes ao evento receberão como lembrança o livro ''Gandhi - Uma autobiografia'', publicada pelo Núcleo de Estudos Afro-asiáticos da UEL.


Da Redação Núcleo de Comunicação Social PML
 

Embaixador participa de inauguração da praça da Paz

Representante da Índia no Brasil, Amitava Tripathi vem a Londrina para inaugurar espaço revitalizado pela prefeitura em homenagem a Gandhi

A Prefeitura de Londrina inaugurou hoje (dia 19) pela manhã a Praça da Paz que recebeu um busto em bronze de Mahatma Gandhi, doado pelo governo indiano, para homenagear o líder pacifista. A solenidade de inauguração contou com a participação do embaixador da Índia no Brasil, Amitava Tripathi, que durante a cerimônia falou sobre a importância da Praça da Paz para o município. O espaço está localizado na rotatória da avenida Castelo Branco, próximo à entrada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Marcos Defreitas, o busto foi doado pelo governo da Índia que atendeu ao pedido do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (Neaa) da UEL, produzindo e viabilizando o transporte da peça até o município. O busto em bronze de Mahatma Gandhi, conforme o secretário, pesa 140 quilos e mede 43 polegadas de altura, 34 de largura e 21 polegadas de profundidade. A obra foi produzida por um conhecido escultor indiano, Gautam Pal, para ser instalada na praça revitalizada pela prefeitura, que construiu pedestal, melhorou a iluminação e plantou novo gramado.

O pedido feito pelo Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos à Prefeitura de Londrina, segundo Defreitas, foi atendido não somente para homenagear o líder pacifista que pregava a não-violência como forma de luta, mas também porque o Brasil tem mantido relações culturais com a Índia. De acordo com o secretário, o vínculo que Londrina mantém com aquele país pode ser notado há décadas, quando o pioneiro Celso Garcia Cid trouxe algumas cabeças de gado Nelore para a criação no município.

Durante a solenidade de inauguração da Praça da Paz com o busto em bronze de Mahatma Gandhi o embaixador Amitava Tripathi discursou sobre o tributo ao líder indiano como forma de reconhecimento ao trabalho realizado por ele. "Nesta cerimônia devemos comemorar não somente as vitórias de Gandhi, o fruto de sua luta, mas também a escolha do conselho (indiano) em oferecer à Londrina a oportunidade de receber do governo essa peça, que vai homenagear o líder", disse Tripathi. Para o embaixador a praça da Paz deve ser encarada como símbolo e motivo eterno de comoção à luta pela não-violência promovida por Gandhi.

Mais um que prestou homenagem ao líder pacifista durante a cerimônia foi o prefeito Nedson Micheleti que considerou importante mostrar aos londrinenses que o município está preocupado com a violência ao inaugurar uma praça com esta temática. "O projeto do espaço foi enviado pelo Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores. Estamos trilhando os caminhos para a paz", ressaltou. Segundo o prefeito, a praça da Paz poderá ser utilizada como uma referência para encontros e manifestações contra a violência. "Este líder é a testemunha de que a humanidade pode construir a paz."

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da praça os secretários de Obras e de Planejamento, Aloísio Crescentini de Freitas e Marcos Defreitas, o diretor do NEEA, Eduardo Judas Barros, e os deputados José Maria (PMDB) e Barbosa Neto (PDT). Compareceram também ao local a vereadora Márcia Lopes (PT), representantes do Rotary Club, da Seicho-No-Ie e alunas de yoga do projeto de extensão à comunidade do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos que fizeram apresentação no início da cerimônia.