Home Reportagens

folha de londrina

27/09/2004
Mariana Guerin
Reportagem Local

Quinze mil estudantes caminham e pedem paz

folha de londrina 27092004 1folha de londrina 27092004 2

Movimento superou as expectativas da organização do evento

Cerca de 15 mil alunos de 30 escolas municipais e estaduais participaram ativamente da 4 Semana da Paz de Londrina, que terminou na tarde de ontem com mais uma caminhada pela paz na avenida Leste-Oeste.

O calor espantou o público no domingo que, segundo Luis Cláudio Galhardi, coordenador da ONG Londrina Pazeando, não superou as expectativas da organização do evento. ''Uma de nossas metas é mudar a mentalidade do movimento, que ainda não tem o costume de ir às ruas se mobilizar'', declarou.

Mesmo assim, crianças de todas as idades brincaram durante toda a tarde na cama elástica e no tobogã montados na avenida e por volta das 17 horas, se juntaram aos adultos para o início da caminhada, que terminou com show musical.''Esta edição superou as demais e a meta é crescer ainda mais em 2005'', comemorou Galhardi.

Uma das razões para o sucesso da mobilização, para ele, foi o lançamento do livro Londrina Pazeando, que culminou em uma noite de autógrafos com a presença de mais de 250 pessoas. Além do livro, também foi lançado o gibi eletrônico da ONG Londrina Pazeando, com histórias da turminha da paz. O endereço eletrônico é  www.londrinapazeando.org.br.

Atuando em Londrina há três anos, a Londrina Pazeando surgiu com a lei municipal que instituiu a Semana da Paz no município, em 2001. ''Naquele ano, convidamos uma ONG de Feira de Santana que tinha um projeto parecido na Bahia, para nos auxiliar'', contou Galhardi.