Home Reportagens

folha de londrina 1

09/07/2007
Marta Ortega
Reportagem Local

Caminhada pede paz e fim da violência 

folha de londrina 09072007 1Uma manifestação com poucas pessoas, mas com um objetivo muito importante: promover a paz. A Caminhada pela Paz e Não-Violência percorreu as ruas do centro de Londrina na tarde de domingo, abrindo a programação do 1º Fórum Educação para Cultura de Paz, que acontece hoje, durante todo o dia na cidade. 

O objetivo é criar o Conselho Municipal de Cultura da Paz. Hoje, segundo o presidente da ONG Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, cinco conselhos municipais funcionam em todo o Brasil, seguindo uma lei federal. ''A idéia é promover ações simples que podem ter um resultado profundo''. 

Os manifestantes concentraram-se no calçadão entre a avenida Paraná e rua Pernambuco, de onde saíram em passeata, acompanhados de um carro de som. Eles carregavam faixas pedindo paz e distribuíam flores para as pessoas que encontravam nas ruas. Alguns moradores apoiaram a manifestação das janelas dos prédios, pendurando panos brancos.

Em meio aos manifestantes, Sueli de Paula Zanin Bueno tinha um motivo especial para pedir paz e a não-violência. Ela é mãe do jovem João Rafael Zanin Bueno, morto na madrugada de 19 de dezembro do ano passado num restaurante da Warta (Zona Norte), quando comemorava o aniversário de um amigo. Um rapaz entrou atirando e acertou três pessoas, uma delas, Rafael. Até hoje o crime está sem solução.

''Sou contra a violência e a favor da paz. Fiquei sentida ao ver o governador (Roberto Requião) e o prefeito (Nedson Micheleti) dizerem que há exagero nas manifestações. Pra ser exagero precisa acontecer o exagero? Meu filho não volta, mas quero lutar pelos filhos dos outros'', afirmou Sueli.

A auxiliar de cartório, Sueli Alves de Souza, também participou da caminhada. Amiga do agropecuarista Mário Fuganti, morto em maio do ano passado com um tiro na nuca em sua fazenda, em Ortigueira, ela também pedia mais paz para a cidade. ''Todas as pessoas, tendo ou não parentes ou amigos vítimas de violência, deveriam participar dessas manifestações''.

O 1º Fórum Educação para Cultura da Paz acontece hoje, das 8 horas às 18 horas na Câmara Municipal de Londrina. O evento terá exposição de painéis e palestras com a jornalista Elisabete Santana, de São Paulo, debates e a aprovação da carta do 1º Fórum Edcuação para Cultura de Paz. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento ou pelo endereço www.cml.pr.gov.br.