folha de londrina

Terça feira, 21/09/2004
Vanessa Navarro
Reportagem Local - Folha Cidades

 

Semana da Paz é aberta em Londrina

 

Estudantes lançam livro que vai ser distribuído nas escolas com idéias para a construção de uma cultura de paz

folha de londrina 21092004 1

Dorico da Silva folha de Londrina 
Uma das atividades foi o hasteamento da bandeira branca na praça Marechal Floriano

O lançamento do livro ''Londrina Pazeando - Ideias dos estudantes de Londrina para a construção de uma cultura da paz'' marcou o início, ontem pela manhã, da Semana Municipal da Paz em Londrina. Até o próximo domingo, serão realizadas diversas atividades voltadas à cultura da não-violência, abertas à comunidade. O evento foi instituído por lei municipal em 2001 e está em sua quarta edição, sendo promovido pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Londrina Pazeando.

Cinquenta e seis alunos de escolas públicas e particulares de Londrina tiveram seus trabalhos selecionados para compor a edição 2004 do ''Londrina Pazeando''. Os estudantes, com idade entre 6 e 21 anos, expressaram em desenhos, redações, poemas e quadrinhos idéias pessoais sobre o conceito de paz. Na obra escolhida para ilustrar a capa do livro, por exemplo, o aluno Gustavo Rosa Gameiro, 8 anos, mostra brancos, negros e índios celebrando a paz de mãos dadas.

A estudante Rafaela Thorn, 10, também usou igualdade como mote, mas preferiu pintar bandeiras de vários países. ''Nenhum país está livre da violência. Ouço falar de violência todos os dias na tevê, até cansa'', diz. Eduardo Vargas, 11, iniciou seu texto com uma provocação: ''Você já viu um americano abraçando um iraquiano? Um atirador palestino abraçando um soldado israelense?''. Segundo ele, o objetivo era ''falar sobre as muitas vítimas que as guerras já fizeram'' em todo o mundo. ''Isso só pode mudar com educação'', argumentou o autor.

O livro, que foi lançado na cerimônia de abertura da semana na Concha Acústica (Centro), será distribuído nas escolas da cidade e ficará à venda por R$10 em livrarias. Hoje, Dia Internacional da Paz, haverá caminhadas com escolas da Zona Norte, a partir das 8 horas, e evento cultural no Cineteatro Ouro Verde, às 19 horas. O cronograma de caminhadas continua amanhã com estudantes das Zonas Sul e Rural; quinta-feira na Área Central e sexta-feira nas Zonas Leste e Oeste. A série se encerra no domingo, culminando com atividades recreativas e apresentações musicais. Durante a semana, serão realizadas também palestras e sessões de filmes sobre pacifistas.