folha de londrina 1

05/07/2007
Silvana Leão
Reportagem Local | Cidades

 

Fórum propõe a busca pela cultura de paz

Em vez de mais armas, mais gente falando e praticando paz. Este será o principal assunto do evento que acontece na segunda-feira

folha de londrina 05072007 1Enquanto muitos se armam para tentar se proteger e pedem a presença do Exército nas ruas, outros propõem a busca pela paz em todos os níveis como forma mais eficaz de combater a violência. É a chamada Educação para Cultura de Paz, tema de fórum que vai acontecer na Câmara Municipal de Londrina na próxima segunda-feira, das 8 às 18 horas. Durante o evento serão expostos painéis com ações voltadas para a cultura de paz desenvolvidas por organizações não-governamentais, governamentais e empresariais. 

Segundo a vereadora Maria Angela Santini e o coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, integrantes da comissão organizadora do Fórum, a idéia é realizar, na sequência, um seminário para apresentação de experiências locais envolvendo o novo conceito de educação e apresentação de um projeto de lei propondo a criação do Conselho Municipal de Cultura de Paz, a exemplo de cidades como Curitiba e Diadema (SP). 

''O objetivo é falarmos não apenas em combate à violência, mas falarmos de paz como forma de alcançar a paz. Não é apenas pedindo polícia e armas que vamos ter paz, mas sim uma mudança de comportamento'', defendem os organizadores do evento. Mais de 40 entidades, entre elas igrejas, universidades, associações e serviços públicos já aderiram ao movimento em Londrina, que também defendeu, há dois anos, o desarmamento da população. 

A programação do 1º Fórum de Educação para Cultura de Paz começa no próximo domingo, com uma caminhada, às 16 horas, no Calçadão (saída da Avenida Paraná esquina com Pernambuco). Os organizadores pedem que os participantes vistam branco e que a população coloque lenço, pano ou fita branca na janela ou porta de suas casas. Pontualmente às 20 horas, aqueles que desejam a paz devem acender e apagar as luzes de sua casa. ''Tudo muito simples, sem barulho, sem deixar ninguém irritado'', lembra a vereadora. 

A abertura oficial do Fórum acontece às 14 horas de segunda-feira. Às 14h30 será realizada palestra sobre o tema com a jornalista Elisabete Santana, membro da Comissão Executiva do ConPAZ (Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz), da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e integrante da ONG Pallas Athena. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas no site www.cml.pr.gov.br.