Home Coletâneas

Veja uma síntese do livro

7º Edição do livro Londrina Pazeando 2009

Com o tema “Educação para a Paz, Desarmamento e Segurança Pública” o livros será lançado durante as comemorações de 9º Semana Municipal de Londrina e Região, organizada pela ONG Londrina Pazeando e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz que acontecerá de 18 à 27 setembro de 2009.

alt

A comissão organizadora composta pela ONG Londrina Pazeando; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura; Núcleo Regional de Educação de Londrina; SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina; Universidade Estadual de Londrina; UNOPAR; Sindicato dos Jornalistas; Instituto de Educação Igapó já selecionaram os textos e desenhos  - abaixo trechos de textos e alguns desenhos - que vão compor o livro deste ano. Das 35 escolas que participaram, temos 20 municipais, 7 do Estado e 8 particulares num total de 48 alunos produzindo 24 textos e 24 desenhos.

Este trabalho tem por objetivo desenvolver no aluno, a Educação para a Paz, na tentativa de formar uma sociedade mais justa, livre de preconceitos e menos violenta. A parceria vem implementando diversos projetos com os alunos das escolas da rede pública e privada, enfatizando a ética, cidadania, religiosidade, compromisso social e o amor à natureza, elevando a auto-estima dos participantes entre outros assuntos afins.

O tema deste ano – Educação para Paz, Desarmamento e Segurança Pública - relaciona o trabalho de mais de oito anos do movimento que promove a reflexão entre ao alunos ampliando compreensão da necessidade de se criar e consolidar uma Cultura de Paz e não-violência em nossa sociedade.

A  1ª Conseg abre um momento inédito na história da segurança pública brasileira. Com a participação de diversos segmentos da sociedade, o Ministério da Justiça deu início a um conjunto de discussões no país, para consolidar uma política nacional para o setor. E todo esse processo está amparado por um Texto-base, cuja função primordial é oferecer elementos para essa interlocução e criar uma base comum de informações e conhecimentos, a partir da qual os debates possam acontecer.

Londrina realizou 12 conferências municipais sobre segurança pública livres, e uma oficial e eletiva onde 2 representantes da cidade estarão em Brasília no 27/agosto para o 1ª conseg. O Município foi o único (do interior)  incluído entre as 27 capitais brasileiras para receber a Caravana do Desarmamento uma parceria entre a Rede Desarma Brasil , o Ministério de Justiça e ONG Viva Rio.

 

Sintonizados com a dinâmica da cidade os alunos, ajudados pelo professores receberam da comissão organizadora material  para colaborar na compreensão do tema.

Veja abaixo uma pequena amostra do que você vai encontrar no livros este anos.

 

 

A violência na escola, também tem nos preocupado a cada dia, devido também a violência que sofrem em casa e nas ruas, ou seja, se revoltam.
....Para acabar com a violência na escola tudo é preciso, palestras, encontros, pois os professores estão passando por sérios problemas, muitas dificuldades com a indisciplina entre os alunos.
Adriano Livino da Silva  7º série 12 anos texto
Escola Estadual Teothonio Brandão Vilela

 

Educação para a paz é algo muito bom. Está relacionada à doação, amor, felicidade, igualdade, respeito e família.
Ao educarmos para a paz, haverá necessidade de conscientização sobre o desarmamento. Haverá uma doação de amor ao próximo, uma necessidade de ajudá-lo a viver melhor e fazer melhor a sociedade.
A violência diminuirá e a segurança pública aumentará se tivermos consciência de que o amor ao próximo é o caminho para a paz.
Unindo forças, podemos diminuir a violência e o armamento, falando com autoridades e com os segmentos responsáveis.
Ana Beatriz de Melo Segatelli  7º série 12 anos texto
Escola Estadual  Rui Barbosa

 

O desarmamento seria um caminho para amenizar os problemas de suicídios e outras mortes causadas por pessoas que, portando armas, quando sentem raiva, atiram sem pensar no que fazem.
Quanto a segurança pública, tida como fator de grande importância, merecedor de investimento , pois a falta de sinalização no trânsito ou o desrespeito de algumas pessoas, pode trazer sérias conseqüências. Segundo a Folha Norte de Londrina, uma pesquisa realizada pelo Colégio Portinari/Rádio Paiquerê AM aponta que a segurança pública foi o item com maior nível de insatisfação em quatro das cinco regiões da cidade. Essa informação mostra que a cidade não está contente com a segurança pública, e obviamente não vivemos em paz.
No que se refere à problemas urbanos, seria interessante a implantação de uma guarda municipal, bem como promover o desarmamento através de campanhas que conscientizem a população que essa pratica contribui para o aprimoramento da cidadania e a concessão da paz para a população. 
Ester Gonçalves da Silva  1º colegial 14 anos texto
Escola Estadual Sagrada Família  

 

Nas escolas, a violência está sendo muito constante, os professores estão sendo vítimas dessas violência desenfreada e o pior é que são  os alunos que estão praticando a violência contra os professores.
.....O desarmamento ajudaria a diminuir o numero de violência, mas as escolas deveriam continuar sempre mais a incentivar aos alunos sobre o desarmamento e, principalmente, promover a PAZ.
As armas só deveriam ser utilizadas por policiais e não por qualquer pessoa.
Jessika Fernandes Marques  8º série 14 anos texto
Escola Estadual Capitão Euzébio Barbosa de Menezes  

 

O desarmamento é muito importante para nosso país. Quanto menos armas tiverem, mais paz e segurança pública vamos ter. Segurança pública é a segurança da população: sem crimes, sem violência e tristeza.
As notícias que tenho lido nos jornais, revistas e assistido na televisão me entristecem e preocupam muito.
Bianca Cavalcante Kondo  4º série 10 anos texto
Escola Municipal Mercedes Martins Madureira  

 
Estão matando pessoas inocentes, matam policiais e também roubam, assustam pessoas e muitas coisas mais.
Com tudo isso o desarmamento é urgente e necessário, pois teremos mais segurança e menos mortes.
Cássia Cristina da Silva Esteves  4º série 10 anos texto
Escola Municipal Francisco Aquino Toledo

 
Dizer sim ao desarmamento é ter atitudes corretas, justas, eliminando tudo o que prejudica o convívio com as pessoas. Porque a maldade também é uma arma mortal.A paz não é violência, nem briga, nem roubar e matar...Vamos concordar que o Brasil está sem paz. As pessoas andam armadas para se defender, como se essa fosse a melhor solução.Hoje em dia só tem gente matando, roubando e brigando.As pessoas não tem mais respeito ao próximo, o coração está longe do que é correto e bom.Então,  diga sim ao desarmamento em sua casa, no seu bairro, na sua cidade. A Paz pode começar por mim, por você e, de repente, está todo mundo praticando a Paz..... Precisamos sentir segurança para ir para a escola, brincar na rua, passear na praça sem o medo de sofrer algum tipo de violência. As pessoas que tem amor no coração vivem sem armas. Eu tenho amor no coração. E você?
Jéssica Lorena Peres da Silva  3º série 09 anos texto
Escola Municipal Professor Odésio Franciscon 

 

Vocês pessoas que em suas mãos possuem armas, entregue-as para um policial, isso pode ser difícil para quem faz o mal, mas pode ser muito mais fácil quando você enche seu coração de paz e esperança, e diz não para elas e as troca por amor e coisas boas.
As armas só trazem tristeza e dor. Já é tempo de plantarmos a paz para colhermos o amor.
Não! Não queremos GUERRA! Vamos dizer sim ao desarmamento para pôr um ponto final em tanta violência e gritarmos com toda força que queremos a PAZ!
Juliana Oliveira da Silva  4º série 10 anos texto
Escola Municipal Santos Dumont

 
A  campanha do Desarmamento teve  sucesso com o recolhimento de muitas armas,  mas ainda tem quem venda sem autorização e quem compre sem ter o porte de arma , que é obrigatório. As vezes, isso faz com que crianças peguem as armas como se fosse brinquedo e acaba matando um irmão ou amigo.
Rodrigo Luiz de Almeida  3º série 10 anos texto
Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão 

 
Devemos nos conscientizar também que o desarmamento não é só tirar a bazuca que há na sua casa, mas sim o ódio, egoísmo, rancor e desrespeito que há no seu coração. .... Se eu fosse você, escolheria a paz e a harmonia e também tiraria a minha arma de casa e o ódio que há em mim.
Amanda Soares Steffen   4º série 10 anos texto
Escola Particular Universitário

 
As crianças não podem brincar com os jogos no computador ou no videogame que ajudam a incentivar o uso das armas e da violência.
Sou a favor do desarmamento onde as pessoas podem trocar as armas por dinheiro.     
A polícia também tem que dar um bom exemplo. O policial não deve ser corrupto e nem desonesto, sua função é defender a população e não contribuir para o crime.
Luis Eduardo Bocalete  4º série 10 anos desenho
Escola Particular Tema 

 

Para alcançar a paz...

Armas, guerras,
Destroem a Terra,
Matam muitas pessoas
Inocentes, à toa.
Crianças, jovens,
Adultos, idosos,
Morrem, sofrendo com isso,
Famílias inteiras
Sofrem uma perda,
De alguém que gostavam,
De quem muito amavam.
As armas que destroem
Deveriam ser destruídas,
Por causa delas,
Muitas vidas
São perdidas 
O Estatuto do Desarmamento
Luta contra mais mortes
E para isso
Conta com a ajuda
De pessoas firmes,
Pessoas fortes
E essas pessoas somos nós,
Que temos direito, vez e voz. 
Se descobrirmos que alguém
Porta armas ilegalmente,
Podemos denunciar,
Pois só colaborando cada vez mais,
Conseguiremos alcançar a paz.
Natália Cristina Martins de Sá  7º série 12 anos texto
Escola Particular Educacional MAF

 

alt