Coletânea 2005
3ª Coletânea
3ª Coletânea de textos para produção de um livro com o tema:
Londrina Pazeando 2005 "A Paz é a gente que faz"
1 - INFORMAÇÕES GERAIS
1.1- O Projeto Londrina Pazeando é uma iniciativa inspirada no projeto nacional "Paz Pela Paz e Não - Violência" organizada pela ONG MOVPAZ - Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência de Feira de Santana, que tem como objetivo provocar entre os alunos do município de Londrina, reflexões sobre a importância da Paz nos dias atuais. Pretende-se promover, também, através da aquisição de novos conhecimentos sobre a Paz, ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim uma nova geração de cidadãos pacifistas. " Paz Pela Paz e Não Violência ", representa uma iniciativa pioneira de introduzir o estudo da Paz nas Escolas, uma vez que ao longo da História as Escolas do mundo somente estudaram e ainda estudam as guerras. A partir deste projeto inicia-se a proposta, ( a ser apresentada ao Ministério da Educação - MEC ) de inclusão do tema da Paz, com seus respectivos pacifistas e movimentos, como conteúdo transversal no currículo pedagógico de todas as Escolas do Brasil.
1.2- Com este enfoque, para o ano de 2005, a Comissão Organizadora composta pelas seguintes entidades: O Londrina Pazeando, Secretaria Municipal de Educação de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo Regional de Educação de Londrina, SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina, Universidade Estadual de Londrina, Unopar e Sindicato dos Jornalistas está sistematizando a produção de um livro com o tema: Londrina Pazeando 2005 - "A Paz é a gente que faz"
1.3- Como primeira etapa deste trabalho, propõe-se um estudo dialético do tema em cada Estabelecimento de Ensino e posteriormente a produção de desenhos e textos, que apontem alternativas aos três segmentos da Paz:
- Paz Ambiental
- Paz Social
- Paz Interior
-
2. DAS INSCRIÇÕES / SELEÇÃO
2.1 - Os desenhos deverão ser entregues em tamanho ofício. Poderão ser pintados e coloridos com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, tinta a óleo ou qualquer outro método. Deverão ser identificados com etiqueta no verso ( nome, idade do aluno, escola e série).
2.2 - Os textos deverão ser digitados ( fonte tamanho 10 , sem recursos para expansão de caracteres), conter de 20 a 25 linhas, para os alunos de Ensino Fundamental e de 25 a 30 linhas para os alunos do Ensino Médio. Deverão ter um título e estar devidamente identificados com etiqueta no verso ( nome, idade do aluno, escola e série). Os textos deverão ser entregues em DISQUETE e impresso.
2.3- Os trabalhos deverão ser inscritos pelos próprios Estudantes, na Secretaria da Escola na qual estão regularmente matriculados.
2.4- Cada Escola deverá nomear uma Comissão Julgadora, que apontará o melhor trabalho: (01) um texto e (01) um desenho, escolhendo uma Modalidade de Ensino, ou Ensino Fundamental ou Médio. Não serão aceitos mais de um texto ou um desenho por escola.
2.5- O Livro terá de 80 a 90 páginas, e conterá: - OS 30 MELHORES TEXTOS E OS 30 MELHORES DESENHOS, que serão escolhidos pela comissão organizadora, dentre os textos e desenhos recebidos das escolas que entregarem dentro da data estabelecida neste regulamento.
Os textos deverão ser analisados por professores de Língua Portuguesa, observando os seguintes critérios:
Coerência textual ( encadeamento lógico de idéias, relação do tema com o contexto, clareza e conclusão) Adequação lingüística ( ordenação das frases, concordância, regência, pontuação, acentuação e ortografia) Aspectos heurísticos (criatividade, problematização, nível de informação, capacidade de reflexão, soluções e/ou alternativas apresentadas)
Quanto aos desenhos, a análise deverá ser feita por professores de Educação Artística, observando os seguintes critérios, criatividade, originalidade, concordância com o tema, uso adequado de material e técnica empregada.
2.6 - A elaboração dos trabalhos deverá ser efetuada em sala de aula em data pré-divulgada para os alunos a ser determinada a critério de cada escola, e posteriormente submetida pela Comissão Julgadora da Escola.
Sugerimos que as escolas trabalhem o tema "Construção de uma Cultura de Paz" com os alunos durante todo o primeiro semestre de 2005 definindo um cronograma de atividades na escola. Durante este semestre a comissão organizadora trabalhará, junto com o Londrina Pazeando, viabilizando a vinda de palestrantes de fora, bem como pessoas de Londrina que se proponham a fazer palestras nas escolas.2.7 - Aconselha-se que para a elaboração dos trabalhos, sejam consultados bibliografia, mostragem de vídeos, documentários e sites sobre os pacifistas que indicamos em anexo.
2.8 - Os melhores trabalhos dos alunos, do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, deverão ser entregues, com as respectivas fichas de inscrição, até o dia 10/06/05 nos locais a seguir:
- Escolas Públicas da Rede Estadual - NRE de Londrina
- Escolas Públicas da Rede Municipal - Secretaria Municipal de Educação de Londrina
- Escolas da Rede Particular - SINEPE
OBS: Os textos e desenhos produzidos nas Escolas deverão ser guardados, pois como ocorreu nos anos anteriores, é provável que na 5 º Semana da Paz em setembro/05 ocorra a exposição de desenhos e/ ou textos com o tema.
3.0- CONSIDERAÇÕES FINAIS
3.1- A Comissão Organizadora, julgará e poderá desclassificar o candidato se considerar que o trabalho inscrito não atenda os objetivos ou requisitos desta seleção.
3.2- A Comissão Organizadora, poderá reproduzir e divulgar os trabalhos, premiados ou não, no todo ou em parte através de quaisquer meios de comunicação, sempre que o objetivo for contribuir para a construção da Paz.
3.3 - Os autores devem estar cientes de que os direitos autorais ficarão para o Londrina Pazeando e que possíveis lucros obtidos com a venda de exemplares serão revertidos para a causa em questão.
3.3- Não serão aceitos textos de produção em grupo, mas só textos individuais.
3.4- Os casos omissos serão dirimidos pela comissão organizadora
- Comissão Organizadora:
- Coordenação -Londrina Pazeando
- Secretaria Municipal de Educação
- Secretaria Municipal de Cultura
- Núcleo Regional de Educação de Londrina
- SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina
- Universidade Estadual de Londrina
- UNOPAR
- Sindicato dos Jornalistas
- Instituto de Educação Igapo
Bibliografia Sugerida:
AROM, Raimond. Paz e guerra entre as nações. Brasília: Ed. UNB.
BOFF, Leonardo. Oração de São Francisco: uma mensagem de paz para o mundo. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.
DREL, Naomi. A Paz também se aprende. São Paulo: Ed. Gaia.
HERMÓGENES. Mergulho na paz Rio de Janeiro: Ed. Record.
______. Convite a não- violência. Rio de Janeiro: Ed. Record.
MAIA, Ademar Freire. Guerra e paz com energia nuclear. São Paulo: Ed. Ática.
MALDONADO, Maria Tereza. Construtores da paz: caminho da prevenção da Violência. São Paulo:Ed. Moderna.
MESQUITA, Ruth Brasil. Reflexões sobre a Paz. Paz e Vida.
NUNES, Clóvis. Eles pazearam. São Paulo: Ed. Edicel.
______ (Org.). Construindo a paz. São Paulo: Ed. Edicel.
ÓDONNELL, Ken. A Paz começa com você. São Paulo: Ed. Gente.
PAULO VI (Papa). A paz é possível: a paz é um dever. Petrópolis: Ed. Vozes.
SCHOLS, Katerine. Tempo de paz. Rio de Janeiro: Ed. Global.
URY, William. Chegando à paz. São Paulo: Ed. Campus.
Vários Autores. Ecologia ? sobrevivência. Ed. Taba Cultural
WEIL, Pierre. A Arte de viver em paz. ?: Ed. Gente.
Na internete biografia de alguns pacifistas na home page: Caminhos da Paz HYPERLINK http://www.cddh.org.br/caminhosdapaz http://www.cddh.org.br/caminhosdapaz.
Posters de pacifistas para exposição nas Escolas
Fitas de vídeo:
A vida de Madre Tereza ( Secretaria Municipal de Educação - super creche)
A vida de Gandhi
A vida de Martim Luther King
Documentário do Movimento da Paz em Londrina (reportagens)
Palestra:Clovis de Souza Nunes ( Núcleo Regional Educação e Secretaria Municipal de Educação)
- 29/junho/2002 BSGI Palestra 2º semana da Paz de Londrina
- 01/julho/2002 BSGI Seminário Estudo da Paz nas escolas
- 20/setembro/2002 BSGI Educação Pela Paz I
- 11/abril/2003 Câmara Municipal de Londrina- Educação Pela Paz II
- 09/maio/2003 CCB/UEL Jogos Cooperativo: A Paz Ciência da Cooperação
- 23/maio/2003 CCB/UEL Convite a Não-Violência, José Hermogenes
- 28/set/2003 Reportagens sobre a 3° semana da paz de Londrina , na imprensa televisiva 32?
CDs de:
Viver em Paz com Jacson Antunes
Paz pela Paz de Nando CordelContrato para Escolas Patrocinadoras
Baixar aqui