Coletânea 2004
2ª Coletanea
OFICIAL - PROPOSTA APROVADA EM 13/nov/2003
2° Coletânea de textos para produção de um livro com o tema:
Londrina Pazeando 2004 - "Idéias dos estudantes de Londrina para Construção de uma Cultura de Paz"
1- INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 - "Paz Pela Paz e Não -Violência " é uma campanha inspirada no MOVPAZ -Movimento Internacional Pela Paz e Não -Violência de Feira de Santana, que tem como objetivo provocar entre os alunos do município de Londrina, reflexões sobre a importância da Paz nos dias atuais. Pretende-se promover, também, através da aquisição de novos conhecimentos sobre a Paz, ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim uma nova geração de cidadãos pacifistas. " Paz Pela Paz e Não Violência ", representa uma iniciativa pioneira de introduzir o estudo da Paz nas Escolas, uma vez que ao longo da História as Escolas do mundo somente estudaram e ainda estudam as guerras. A partir deste projeto inicia-se a proposta, ( a ser apresentada ao Ministério da Educação - MEC ) de inclusão do tema da Paz, com seus respectivos pacifistas e movimentos, como conteúdo transversal no currículo pedagógico de todas as Escolas do Brasil.
1.2 - Com este enfoque, para o ano de 2004, a Comissão Organizadora composta pelas seguintes entidades: O Londrina Pazeando , Instituto de Educação Igapó, Secretaria Municipal de Educação de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo Regional de Educação de Londrina, SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina, Universidade Estadual de Londrina, Unopar e Sindicato dos Jornalistas está sistematizando a produção de um livro com o tema: Londrina Pazeando 2004 - "Idéias dos Estudantes de Londrina para Construção de uma Cultura de Paz.
1.3 - Como primeira etapa deste trabalho, propõe-se um estudo dialético do tema em cada Estabelecimento de Ensino e posteriormente a produção de desenhos e textos, que apontem alternativas aos três segmentos da Paz:
Paz Ambiental
Paz Social
Paz Interior
2. DAS INSCRIÇÕES / SELEÇÃO
2.1 - Os desenhos deverão ser entregues em tamanho ofício. Poderão ser pintados e coloridos com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, tinta a óleo ou qualquer outro método. Deverão ser identificados com etiqueta no verso ( nome, idade do aluno, escola e série).
2.2 - Os textos deverão ser digitados ( fonte tamanho 10 , sem recursos para expansão de caracteres), conter de 20 a 25 linhas, para os alunos de Ensino Fundamental e de 25 a 30 linhas para os alunos do Ensino Médio. Deverão ter um título e estar devidamente identificados com etiqueta no verso ( nome, idade do aluno, escola e série). Os textos deverão ser entregues em DISQUETE e impresso.
2.3- Os trabalhos deverão ser inscritos pelos próprios Estudantes, na Secretaria da Escola na qual estão regularmente matriculados.
2.4- Cada Escola deverá nomear uma Comissão Julgadora, que apontará o melhor trabalho: (01) um texto e (01) um desenho, escolhendo uma Modalidade de Ensino, ou Ensino Fundamental ou Médio. Não serão aceitos mais de um texto ou um desenho por escola.
Os textos deverão ser analisados por professores de Língua Portuguesa, observando os seguintes critérios:
Coerência textual ( encadeamento lógico de idéias, relação do tema com o contexto, clareza e conclusão) Adequação lingüística ( ordenação das frases, concordância, regência, pontuação, acentuação e ortografia) Aspectos heurísticos (criatividade, problematização, nível de informação, capacidade de reflexão, soluções e/ou alternativas apresentadas).
Quanto aos desenhos, a análise deverá ser feita por professores de Educação Artística, observando os seguintes critérios, criatividade, originalidade, concordância com o tema, uso adequado de material e técnica empregada.
2.5 - A elaboração dos trabalhos deverá ser efetuada em sala de aula em data pré-divulgada para os alunos a ser determinada a critério de cada escola, e posteriormente submetida pela Comissão Julgadora da Escola.
Sugerimos que as escolas trabalhem o tema "Construção de uma Cultura de Paz" com os alunos durante todo o primeiro semestre de 2004 definindo um cronograma de atividades na escola. Durante este semestre a comissão organizadora trabalhará, junto com o Londrina Pazeando, viabilizando a vinda de palestrantes de fora, bem como pessoas de Londrina que se proponham a fazer palestras nas escolas.
2.6 - Aconselha-se que para a elaboração dos trabalhos, sejam consultados bibliografia, mostragem de vídeos, documentários e sites sobre os pacifistas que indicamos em anexo.
2.7 - Os melhores trabalhos dos alunos, do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, deverão ser entregues, com as respectivas fichas de inscrição, até o dia 10/06/04 nos locais a seguir:
Escolas Públicas da Rede Estadual - NRE de Londrina
Escolas Públicas da Rede Municipal - Secretaria Municipal de Educação de Londrina
Escolas da Rede Particular - SINEPE
OBS: Os textos e desenhos produzidos nas Escolas deverão ser guardados, pois como ocorreu nos anos anteriores, é provável que na 4 º Semana da Paz em setembro/04 ocorra a exposição de desenhos e/ ou textos com o tema.
3.0- CONSIDERAÇÕES FINAIS
3.1- A Comissão Organizadora, julgará e poderá desclassificar o candidato se considerar que o trabalho inscrito não atenda os objetivos ou requisitos desta seleção.
3.2- A Comissão Organizadora, poderá reproduzir e divulgar os trabalhos, premiados ou não, no todo ou em parte através de quaisquer meios de comunicação, sempre que o objetivo for contribuir para a construção da Paz.
3.3 - Os autores devem estar cientes de que os direitos autorais ficarão para o Londrina Pazeando e que possíveis lucros obtidos com a venda de exemplares serão revertidos para a causa em questão.
3.3- Não serão aceitos textos de produção em grupo, mas só textos individuais.
3.4- Os casos omissos serão dirimidos pela comissão organizadora.
Comissão Organizadora:
1. Coordenação -Londrina Pazeando
2. Instituto de Educação Igapó
3. Secretaria Municipal de Educação
4. Secretaria Municipal de Cultura
5. Núcleo Regional de Educação de Londrina
6. SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina
7. Universidade Estadual de Londrina
8. Unopar
9. Sindicato dos Jornalistas
MOVIMENTO INTERNACIONAL PELA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA PAZ NAS ESCOLAS
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
AROM, Raimond. Paz e guerra entre as nações. Brasília: Ed. UNB.
BOFF, Leonardo. Oração de São Francisco: uma mensagem de paz para o mundo. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.
DREL, Naomi. A Paz também se aprende. São Paulo: Ed. Gaia.
HERMÓGENES. Mergulho na paz Rio de Janeiro: Ed. Record.
______. Convite a não- violência. Rio de Janeiro: Ed. Record.
MAIA, Ademar Freire. Guerra e paz com energia nuclear. São Paulo: Ed. Ática.
MALDONADO, Maria Tereza. Construtores da paz: caminho da prevenção da Violência. São Paulo: Ed. Moderna.
MESQUITA, Ruth Brasil. Reflexões sobre a Paz. Paz e Vida.
NUNES, Clóvis. Educação Pela Paz, um guia para os pais, professores e todos os estudantes da vida. João Pessoa, PB: QUALIGRAF/2002.
______ (Org.). Construindo a paz. São Paulo: Ed. Edicel.
ÓDONNELL, Ken. A Paz começa com você. São Paulo: Ed. Gente.
PAULO VI (Papa). A paz é possível: a paz é um dever. Petrópolis: Ed. Vozes.
SCHOLS, Katerine. Tempo de paz. Rio de Janeiro: Ed. Global.
URY, William. Chegando à paz. São Paulo: Ed. Campus.
Vários Autores. Ecologia ? sobrevivência. Ed. Taba Cultural
WEIL, Pierre. A Arte de viver em paz. ?: Ed. Gente.
Na internete biografia de alguns pacifistas na home page: Caminhos da Paz http://www.cddh.org.br/caminhosdapaz
Posters de pacifistas para exposição nas Escolas
FITAS DE VÍDEO:
A vida de Madre Tereza ( Secretaria Municipal de Educação - super creche)
A vida de Gandhi
A vida de Martim Luther King
Documentário do Movimento da Paz em Londrina (reportagens)
Palestra:
Clovis de Souza Nunes ( Núcleo Regional Educação e Secretaria Municipal de Educação)
• 29/junho/2002 BSGI Palestra 2º semana da Paz de Londrina
• 01/julho/2002 BSGI Seminário Estudo da Paz nas escolas
• 20/setembro/2002 BSGI Educação Pela Paz I
• 11/abril/2003 Câmara Municipal de Londrina- Educação Pela Paz II
• 09/maio/2003 CCB/UEL Jogos Cooperativo: A Paz Ciência da Cooperação
• 23/maio/2003 CCB/UEL Convite a Não-Violência, José Hermogenes
• 28/set/2003 Reportagens sobre a 3° semana da paz de Londrina , na imprensa televisiva 32”
• 15/abril/2004 Hotel Sumatra Paz a Gente quem faz - Marcelo Rezende Guimarães
CDs de: Viver em Paz com Jacson Antunes
Paz pela Paz de Nando Cordel