Home Coletâneas

9ª Coletânea - 2011

Regulamento do Livro Londrina Pazeando 2011

Clique aqui para baixar o regulamento em PDF

 

 

logo compaznos podemos londrinalogo 2011 menorlogo pazeando site

 

COLETÂNEA LONDRINA PAZEANDO 2011
1-APRESENTAÇÃO
A publicação do livro Londrina Pazeando tem como objetivo provocar entre os alunos do município de Londrina reflexões sobre a importância da Cultura de Paz nos dias atuais. Pretende-se promover, também, através da aquisição de novos conhecimentos sobre a Paz, ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim uma nova geração de cidadãos pacifistas.
Esta coletânea de textos e desenhos é sistematizada anualmente e contempla alunos da Educação Básica da rede pública e privada de ensino, bem como professores, e pais ou responsáveis pelos educandos.
1.1-O que é Cultura de Paz e qual sua relação com os ODM Objetivo de Desenvolvimento do Milênio
O ano de 1999 foi proposto pela ONU como Ano Internacional da Cultura de Paz e 2000-2010 a década para a superação da violência para as crianças do mundo,pela UNESCO.
A ONU definiu cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira:
“Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:
respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional; pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;compromisso com a solução pacífica dos conflitos; os esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras; respeito e promoção do direito ao desenvolvimento; respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens; respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação; adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações; e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”                                     
Também em 2000, propõe-se então um documento histórico para o novo século que reflete as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo e de 191 países -  os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que são:

nos podemos londrina com ODM 300

 1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome

2 – Educação Básica de qualidade para todos
3 – Promover igualdade de gênero e dar poder às mulheres
4 – Reduzir a mortalidade infantil
5 – Melhorar a saúde materna
6 – Combater HIV/AIDS, malária e outras doenças
7 – Assegurar sustentabilidade ambiental
8 – Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento sustentável

  

 2-CONTEXTUALIZAÇÃO: Dia Nacional do Desarmamento Voluntário - a partir de 2011 todo 1° sábado de julho

A campanha brasileira do Desarmamento realizada entre 2004 e 2005, repetida em 2008 e 2009, recolheu mais de meio milhão de armas e foi a segunda no mundo em número de armas recebidas, se comparada com eventos similares realizados em 30 países. Ela inovou quando as igrejas e ongs, que abriram postos de recolhimento, danificaram as armas com marretas, no ato de entrega, para prevenir roubos ou desvios por parte de policiais sem escrúpulos. Nas futuras campanhas, essa prática pretende se estender por todos os postos policiais que vierem a receber armas. A destruição final, por lei, é sempre realizada pelo Exército, que funde o armamento nos fornos das siderúrgicas.
Em Londrina temos uma Lei Municipal (No 9.188, de 3 de outubro de 2003) que proíbe as lojas de venderem “armas de brinquedos”. Enquanto no congresso nacional se estuda uma Lei Federal que proíba no país a “fabricação, importação e venda de armas de brinquedos” a exemplo de Lei Federal aprovada em 2010 no nosso vizinho país, a Venezuela.
 Afinal, ARMA NÃO É BRINQUEDO e assim não devemos incentivar crianças a brincarem de matar. Portanto, o tema para a Coletânea 2001 é:
“ARMA NÃO É BRINQUEDO... DÊ ABRAÇOS!”
                                                                                       
3-INFORMAÇÕES GERAIS/ INSCRIÇÃO/SELEÇÃO
3.1- Como primeira etapa deste trabalho, propõe-se um estudo dialético do tema e posteriormente a produção de desenhos e textos, que apontem alternativas às três dimensões da Paz: Paz Ambiental, Paz Social, Paz InteriorSugere-se trabalhar com a temática desde o início do ano, em sala de aula, sistematizando as atividades a critério de cada escola.
3.2- Cada escola deverá nomear uma comissão julgadora, incluindo professores de Língua Portuguesa e de Arte, que apontará os 04 melhores trabalhos, sendo:
- 01 texto de aluno de Ensino Fundamental ou Médio;
- 01 desenho de aluno de Ensino Fundamental ou Médio;
-01 texto de professor;
-01 texto de pai ou responsável .
3.3- Não serão aceitos mais de 03 textos e 01 desenho por escola (totalizando 4 trabalhos). A escola NÃO poderá entregar um texto e um desenho do mesmo aluno, necessariamente deverão ser de alunos diferentes.
3.4- O Livro será composto de 90 trabalhos, sendo:
  • 30 melhores TEXTOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares)
  • 30 melhores DESENHOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares)
  • 15 melhores TEXTOS DE PAIS (5 estaduais, 5 municipais e 5 particulares)
  • 15 melhores TEXTOS DE PROFESSORES ( 5 estaduais, 5 municipais e 5 particulares).
 
4-DOS DESENHOS
4.1- Os desenhos deverão ser entregues em tamanho ofício. Poderão ser pintados e coloridos com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, tinta a óleo ou qualquer outra técnica. Deverão ser identificados com etiqueta no verso (escola, nome, idade, série e nome completo do professor orientador do trabalho).
4.2- Não serão aceitos desenhos produzidos por computadores, devem ser construídos à mão livre, onde serão observados os seguintes critérios: criatividade, originalidade, concordância com o tema, uso adequado do material e técnica empregada.
 
5-DOS TEXTOS
5.1- Os textos com título deverão ser digitados (fonte Arial tamanho 12) e ter de 20 a 30 linhas;
5.2- Estar devidamente identificados com etiqueta no verso (escola, nome, idade do aluno, série e nome completo do professor orientador do trabalho). Os textos de professores e pais também devem estar identificados no verso com os seguintes dados: nome da escola, nome completo, nível de escolaridade e categoria (pai ou professor);
5.3- Os textos deverão ser entregues impressos e com cópia em CD para facilitar a diagramação.
5.4- Não serão aceitos textos de produção em grupo, somente individuais, observando-se os seguintes critérios: coerência textual, adequação lingüística e criatividade.
 
6. DA ENTREGA
6.1 - Os trabalhos deverão ser inscritos por um professor coordenador do trabalho na escola, através de ficha de inscrição em anexo onde constarão todos os trabalhos produzidos pela mesma escola, até o dia 01/junho/2011 nos locais a seguir:
  •     Escolas Públicas da Rede Estadual - NRE de Londrina – fone 3371-1344/47
  •     Escolas Públicas da Rede Municipal – Sec. Municipal de Educação – fone 3372-4086
  •     Escolas da Rede Particular – SINEPE – fone 3342-1990
OBS: Os textos e desenhos produzidos e que não forem selecionados pela respectiva comissão na escola,deverão ser guardados, pois se constituem em material para exposição durante a Semana da Paz em setembro/2011, na própria escola ou em outras instituições.
 
7-SOLENIDADES
7.1- ENTREGA DO LIVRO: Cada autor será presenteado com o seu livro em Ato Cívico realizado no dia 19 de setembro/2011 (segunda-feira) das 9 às 11 h no Centro Cívico de Londrina (em frente à prefeitura).
7.2- NOITE DE AUTÓGRAFOS: De posse de seu livro, os autores irão participar da Noite de Autógrafos que acontecerá na Livraria Curitiba no Shopping Catuaí no dia 22 de setembro de 2011 (quinta-feira) das 19 às 21 horas. Alguns exemplares estarão à venda no local.
 
8.0-MATERIAL DISPONÍVEL (NRE e Secretaria Municipal de Educação)
8.1- DVD:
  • Palestra Profª Lia Diskin “Redes de Convivência” (2010)
  • Mídia e Violência – Mesa Redonda com editores dos veículos de comunicação de Londrina (UNOPAR 2009)
  • Mídia e Violência – Mesa Redonda com editores dos veículos de comunicação de Londrina (UNOPAR 2010)
 
8.2- Bibliografia
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Cidadãos do presente: crianças e jovens na luta pela paz. SP: Saraiva, 2002.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Um Novo Mundo é possível. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2004.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a Paz – sentidos e dilemas.Caxias do Sul RS: Ed. da Universidade de Caixas do Sul, 2005.
MAGALHÃES, Dulce (org). A Paz como Caminho, São Cristóvão: RJ, Editora Qualitymark, 2006.
VON, Cristina. Cultura de Paz – o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. Ed. Fundação Peiropólis, 2006.
 
8.3- Sites
www.londrinapazeando.org.br – ONG Londrina Pazeando. Muitas as reportagens das televisões de Londrina, que tratam de assuntos do movimento pela paz e não-violência desde 2002 estão publicadas.
www.midiadepazparana.org.br - Mídia de Paz - banco de release de boas práticas
www.comitepaz.org.br – Comitê Paulista para a Década da Cultura da Paz muitas palestras em áudio e vídeo sobre cultura de paz publicadas.
www.educapaz.org.br – ONG Educadores para a Paz 
www.unesco.org.br – UNESCO 
www.unipaz.org.br – UNIPAZ
www.soudapaz.org.br – SOU DA PAZ
www.vivario.org.br – Viva Rio
www.agenciaculturadepaz.com.br – Agência Cultura de Paz
www.gentequefazapaz.org.br – Gente que faz Paz
www.ive.org.br IVE imagens e vozes de esperança
www.ipaz.org - Mídia para a Paz 
www.jovemdapaz.com.br - Prêmio Jovem da Paz 
www.nospodemosparana.org.br Nós Podemos Paraná / Nós Podemos Londrinawww.participacaopolitica.ning.com   Rede Desenvolvimento Local SESI/FIEP
            
9-CONSIDERAÇÕES FINAIS 
9.1- A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros/instituições:
    1. Londrina Pazeando - Coordenador: Luis Claudio Galhardi - paz@londrinapazeando.org.br
    2. COMPAZ (Conselho Municipal de Cultura de Paz) - Representante e vice-presidente: Leozita Baggio Vieira - leozita@yahoo.com.br
    3. Instituto de Educação Igapó – Representante: Maria da Paz Santos da Silva - pazpaizinho@hotmail.com
    4. Secretaria Municipal de Educação - Representante: Nádia Carbonaro - eduensino@londrina.pr.gov.br e Jacqueline Piccolo - jacqueline.piccolo@londrina.pr.gov.br 
    5. 5-Secretaria Municipal de Cultura - Representante:  José Donizetti Buganza - donizetti@londrina.pr.gov.br e Sandra Jóia sandra.joia@londrina.pr.gov.br 
    6. Núcleo Regional de Educação de Londrina - Representantes: Silvana Camlofski Luz - silvanaluz@seed.pr.gov.br e Paulo Ferreira da Silva - pauloferreira@seed.pr.gov.br 
    7. SINEPE (Sindicato das Escolas Particulares de Londrina) - Representantes: Akiko Ueda Shiratori - dtmoreira@onda.com.br e Leda Fogaça - sinepe@sercomtel.com.br 
    8. UEL-Universidade Estadual de Londrina - Representante: Dorotéia Baduy Pires - doroteia@sercomtel.com.br 
    9. UNOPAR-Universidade Norte do Paraná - Representantes: Sônia Maria Mendes França - sonia.franca@unopar.br e Luis Fernando Soares da Silva - luiz1@unopar.br 
    10. Faculdade Pitágoras Representante: Fernando Ciriaco D. Neto - fernandod@pitagoras.com.br
    11. Sindicato dos Jornalistas - Representante Raquel de Carvalho - jornalis@sercomtel.com.br
9.2- A Comissão julgará e poderá desclassificar o candidato se considerar que o trabalho inscrito não atenda os objetivos ou requisitos desta seleção;
9.3- A Comissão Organizadora poderá reproduzir e divulgar os trabalhos, premiados ou não, no todo ou em parte através de quaisquer meios de comunicação, sempre que o objetivo for contribuir para a construção da Paz.
9.4 - Os autores devem estar cientes de que os direitos autorais ficarão para a ONG Londrina Pazeando e que possíveis lucros obtidos com a venda de exemplares serão revertidos para a causa em questão.
9.5- Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Organizadora.
 
A ONG Londrina Pazeando e o COMPAZ desde já enviam saudações a todos aqueles que estarão inscrevendo seus trabalhos para a Coletânea Londrina Pazeando 2011.
 
FICHA DE INSCRIÇÃO
COLETÂNEA 2011 LONDRINA PAZEANDO
ARMA NÃO É BRINQUEDO... DÊ ABRAÇOS!
 
Escola:
Endereço:
Telefone:                                                   CEP:
 
Nome do Diretor(a) ou professor coordenador dos trabalhos para contato:
 
e-mail
 
Membros da comissão julgadora
Nome:                                                       disciplina que leciona:
Nome:                                                      disciplina que leciona:
Nome:                                                      disciplina que leciona:                                                
e-mail
 
1. Desenho
 
Nome do aluno:
Idade:
Série:
Professor orientador:
e-mail
 
2. Texto
 
Nome do aluno:
Idade:
Série:
Professor orientador:
e-mail
 
3. Texto de Professor
Nome do Professor:
Disciplina que leciona:
e-mail
 
4. Texto de Pai (ou Responsável)
Nome:
Nível de escolaridade:
            e-mail