Home Coletâneas

10ª Coletânea - 2012

Regulamento para a 10ª Coletânea

logo todas 2012 compaz nopodemos armas odm05 pazeando

icon pdf Imprima o regulamento da 10ª Coletânea - 2012 (PDF) - Clique aqui

10ª COLETÂNEA LONDRINA PAZEANDO 2012

12ª Semana Municipal da Paz de Londrina

“Vamos melhorar a saúde das gestantes:
nascer em 2012 numa CULTURA de PAZ”

1-APRESENTAÇÃO

A publicação do livro Londrina Pazeando tem como objetivo provocar entre os alunos do município de Londrina, reflexões sobre a importância da Cultura de Paz nos dias atuais. Pretende-se promover, também, através da aquisição de novos conhecimentos sobre a Paz, ações que possam contribuir para o estabelecimento da não violência na sociedade, construindo assim uma nova geração de cidadãos pacifistas.

Esta coletânea de textos e desenhos é sistematizada anualmente e contempla alunos da Educação Básica da rede pública e privada de ensino, bem como professores, e pais ou responsáveis pelos educandos.

Para este ano de 2012, vamos escrever e desenhar sobre como ajudar as gestantes a melhorarem sua saúde. Também, vamos continuar nossa campanha “arma não é brinquedo ... dê abraços !”

2 – REGULAMENTO

TEMA: “Vamos melhorar a saúde das gestantes: nascer em 2012 numa CULTURA de PAZ”

INFORMAÇÕES GERAIS/ INSCRIÇÃO/SELEÇÃO

2.1- Como primeira etapa deste trabalho, propõe-se um estudo dialético do tema  e posteriormente a produção de desenhos e textos, que apontem alternativas às três dimensões da Paz: Paz Ambiental, Paz Social, Paz Interior. Sugere-se trabalhar com a temática desde o início do ano, em sala de aula, sistematizando as atividades a critério de cada escola. Para facilitar esta abordagem, segue texto de fundamentação  com informações no final deste regulamento.

2.2- Cada escola deverá nomear uma comissão julgadora, incluindo professores de Língua Portuguesa e de Arte, que apontará os 04 melhores trabalhos, sendo:

  • 01 texto de aluno de  Ensino Fundamental ou Médio;
  • 01 desenho de aluno de Ensino Fundamental ou Médio;
  • 01 texto de professor;
  • 01 texto de pai ou responsável .

2.3- Não serão aceitos mais de  03 textos  e 01 desenho por escola (totalizando 4 trabalhos). A escola NÃO poderá entregar um texto e um desenho do mesmo aluno, necessariamente deverão ser de alunos diferentes.

2.4- O Livro será composto de 90 trabalhos, sendo:

  • 30 melhores TEXTOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares);
  • 30 melhores DESENHOS DE ALUNOS (10 estaduais, 10 municipais e 10 particulares);
  • 15 melhores TEXTOS DE PAIS (5 estaduais, 5 municipais e 5 particulares);
  • 15 melhores TEXTOS DE  PROFESSORES ( 5 estaduais, 5 municipais e  5 particulares).

3-DOS DESENHOS

3.1- Os desenhos deverão ser entregues em tamanho ofício. Poderão ser coloridos com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, tinta a óleo ou qualquer outra técnica. Deverão ser identificados com etiqueta no verso, que está anexada a este regulamento, contendo: escola, nome, idade, série e nome completo do professor orientador do trabalho.

3.2- Não serão aceitos desenhos produzidos por computadores, devem ser construídos à mão livre, onde serão observados os seguintes critérios: criatividade, originalidade, concordância  com o tema, uso adequado do material e técnica empregada.

4-DOS TEXTOS

4.1- Os textos com título deverão ser digitados (fonte Arial tamanho 12) e ter de 20 a 30 linhas;

4.2- Estar devidamente identificados com etiqueta no verso em anexo (escola, nome, idade do aluno, série e nome completo do professor orientador do trabalho). Os textos de professores e pais também devem estar identificados no verso com os seguintes dados: nome da escola, nome completo, nível de escolaridade e categoria (pai ou professor);

4.3- Não serão aceitos textos de produção em grupo, somente individuais, observando-se os seguintes critérios: coerência textual, adequação linguística e criatividade.

4.4- Os textos deverão ser entregues impressos e com cópia em CD para facilitar a diagramação.

5. DA ENTREGA

5.1 - Os trabalhos deverão ser inscritos por um professor coordenador do trabalho na escola, através de ficha de inscrição em anexo, e que será encaminhada para a diagramação do livro para identificação dos respectivos autores, onde constarão todos os trabalhos produzidos pela mesma escola, até o dia 29/06/2012 nos locais a seguir:

  • Escolas Públicas da Rede Estadual - NRE de Londrina – Fone 3371-1341/44;
  • Escolas Públicas da Rede Municipal – Sec. Municipal de Educação / Pedagogia Empreendedora  – Fone 3375-0113
  • Escolas da Rede Particular – SINEPE – Fone 3342-1990.

OBS: Os textos e desenhos produzidos e que não forem selecionados pela respectiva comissão na escola, deverão ser guardados, pois se constituem em material para exposição durante a Semana da Paz em setembro/2012, na própria escola ou em outras instituições.

6 - SOLENIDADES

6.1- ENTREGA DO LIVRO: Cada autor será presenteado com o seu livro em Ato Cívico realizado no dia 24/09/2012 (segunda-feira) das 14h às 16 h no Centro Cívico de Londrina (em frente à prefeitura).

6.2- NOITE DE AUTÓGRAFOS:  De posse de seu livro, os autores irão participar  da Noite de Autógrafos que acontecerá na Livraria Curitiba no Shopping Catuaí no dia 26/09/2012 (quarta-feira) das 19h às 21h.

7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1- A Comissão julgará e poderá desclassificar o candidato se considerar que o trabalho inscrito não atenda os objetivos ou requisitos desta seleção.
7.2- A Comissão Organizadora poderá reproduzir e divulgar os trabalhos, premiados ou não, no todo ou em parte através de quaisquer meios de comunicação, sempre que o objetivo for contribuir para a construção da Paz.
7.3- Os autores devem estar cientes de que os direitos autorais ficarão para  a ONG Londrina Pazeando e que possíveis lucros obtidos com a venda de exemplares serão revertidos para a causa em questão.

7.4-  Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

FUNDAMENTAÇÃO

O que é Cultura de Paz e qual sua relação com os ODM Objetivo de Desenvolvimento do Milênio

O ano de 1999 foi proposto pela ONU como Ano Internacional da Cultura de Paz e  2000-2010 a década para a superação da violência para as crianças do mundo, pela UNESCO.
A ONU definiu cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira: “Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:

  • No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;
  • No pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional;
  • No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;
  • No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;
  • Nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presentes e futuras;
  • No respeito e promoção do direito ao desenvolvimento;
  • No respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;
  • No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;
  • Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações;
  • E animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”

Também em 2000 propõe-se então um documento histórico para o novo século que reflete as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo e de 191 países,  os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que são:

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome;
  2. Educação Básica de qualidade para todos;
  3. Promover igualdade de gênero e dar poder às mulheres;
  4. Reduzir a mortalidade infantil;
  5. Melhorar a saúde das gestantes;
  6. Combater HIV/AIDS, malária e outras doenças;
  7. Assegurar sustentabilidade ambiental;
  8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento sustentável.

CONTEXTUALIZAÇÃO:

“Vamos melhorar a saúde das gestantes e nascer em 2012 numa CULTURA de PAZ”

O movimento “Nós Podemos Londrina” discute temas e projetos para o município atingir as metas estabelecidas pela ONU – Organização das Nações Unidas – dentro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O quinto objetivo que é “melhorar a saúde das gestantes”, tem como base os números recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda no máximo 20 casos de morte materna a cada 100 mil nascido vivos.  Em Londrina o objetivo é reduzir em ¾, ou seja, o índice de 60,4 mortes para 14,8 e no Paraná de 69,7 para 25,70(www.portalodm.com.br).

O objetivo agora é realizar uma “força tarefa” para a redução nos índices de mortalidade de gestantes através da conscientização da sociedade civil, das entidades públicas ou privadas, que estão engajadas na melhoria da saúde da gestante.

No Brasil, a morte materna é uma das 10 principais causas de óbito entre as mulheres de 10 a 49 anos. Dados do Ministério da Saúde trazem no Relatório Nacional de Acompanhamento (da ODM), que em 2007, os números eram 74,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos. No mundo, cerca de 536 mil mulheres e meninas morrem por ano de complicações relacionadas à gestação e ao  parto. Mortalidade materna está mais alta em Londrina do que há cinco anos e segundo especialistas, 82% dos casos poderiam ser evitados.

... Então porque gastarmos no Planeta U$ 48 mil dólares em armas, exércitos e munições? Vamos relacionar em nossas redações e desenhos o tema “melhorar a saúde das gestantes” com a Cultura de Paz. Portanto, vamos escrever e desenhar como ajudar as gestantes a melhorarem sua saúde e continuar nossa campanha “arma não é brinquedo... dê abraços!”. Trabalhar a mudança de uma Cultura Bélica para uma Cultura de Paz e não-bélica.

Cresce em Londrina e no Brasil a campanha: “Arma não é brinquedo ...dê abraços!”

Foram publicadas no dia 22/set/2011 as melhorias na Lei 9.188/2003 que proíbe no município de Londrina a venda de armas de brinquedo.

Os lojistas que cumprem a Lei podem solicitar e receber um SELO  DA CAMPANHA para fixar em seus estabelecimentos.

O propósito do COMPAZ (Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina) é através da campanha, fazer uma grande reflexão sobre a necessidade de uma mudança de mentalidade na educação de nossas crianças.

Porque, ao invés de as incentivarmos  a brincarem com armas de fogo (de plástico), nós adultos possamos convidá-las para “brincarem de salvar o Planeta”?

Precisamos de “novos heróis”, mais inteligentes, menos violentos, mais inovadores nas ações. Não conseguiremos sustentabilidade com armas.

Nossos inimigos são nossos hábitos atuais de consumo. Não protegeremos  nossa civilização investindo na indústria bélica... Assim chegamos ao conceito “arma não é brinquedo”.

“De acordo com o estudo do SIPRI(Instituto de Pesquisa para Paz de Estocolmo -  SIPRI, na sigla em inglês), em 2009 os gastos militares de todo o mundo subiram para cerca de US$ 1,53 trilhão, 6% em relação ao ano anterior, e 49% em relação a 2000. Dos 15 países maiores compradores de equipamentos militares, 14 revelaram aumento de gastos em 2009.

O total de gastos consolidados em 2009 foi considerado surpreendente mesmo quando descontada a inflação do período. São U$ 48 mil dólares por segundo.”

Educar para Paz é Educar para a Sustentabilidade.

O  jornalista André Trigueiro em visita  a Londrina, afirmou em seu programa semanal Mundo Sustentável:

- “Londrina tangibilizou a paz. Não há mundo sustentável sem Paz.”

O COMPAZ  quer que LONDRINA seja referencia nacional, e que possamos discutir uma Lei Federal que proíba no Brasil:

  1. A fabricação;
  2. A importação e;
  3. A venda de armas de brinquedo.

Isto é possível! A Venezuela em 2010 fez uma Lei Federal assim. Hoje na Noruega (pós-chacina) não é mais permitido vender videogames violentos.

MATERIAL DISPONÍVEL (NRE e Secretaria Municipal de Educação)

DVD:

  • Palestra Profª Lia Diskin “Redes de Convivência” (2010);
  • Mídia e Violência – Mesa Redonda com editores dos veículos de comunicação de Londrina (UNOPAR 2009);
  • Mídia e Violência – Mesa Redonda com editores dos veículos de comunicação de Londrina (UNOPAR 2010).

8.2- Bibliografia:

GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Cidadãos do presente: crianças e jovens na luta pela paz. SP: Saraiva, 2002.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Um Novo Mundo é possível. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2004.
GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a Paz – sentidos e dilemas. Caxias do Sul RS: Ed. da Universidade de Caixas do Sul, 2005.
MAGALHÃES, Dulce(org). A Paz como Caminho, São Cristóvão: RJ, Editora Qualitymark, 2006.
VON, Cristina. Cultura de Paz – o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. Ed. Fundação Peiropólis, 2006.

Sites:

A Comissão Organizadora  da Coletânea Londrina Pazeando é composta pelos seguintes membros/instituições:

  1. Londrina Pazeando – Coordenador: Luis Claudio Galhardi - paz@londrinapazeando.org.br
  2. COMPAZ (Conselho Municipal de Cultura de Paz) – Representante e vice-presidente: Leozita Baggio - Vieiraleozita@yahoo.com.br
  3. Instituto de Educação Igapó – Maria da Paz Santos da Silva -pazpaizinho@hotmail.com
  4. Secretaria Municipal de Educação – Secretária: Karin Sabec Viana –Representantes: Educação Empreendedora -  Artemis Torres Nascimento - artemis_tete@hotmail.com e Eduardo Felipe Abrahão  -eduabra@bol.com.br
  5. Secretaria Municipal de Cultura – Secretário: Leonardo de Ramos - Representante: Sandra Mara Montresol Sanches Jóia  - sandra.joia@londrina.pr.gov.br
  6. Núcleo Regional de Educação de Londrina - Chefia: Profª. Lucia Aparecida Cortez Martins – Representante: Silvana Camlofski Luz - silvanadaluz30@hotmail.com / esilvanaluz@seed.pr.gov.br e Arnaldo Bacaro - arnaldobacaro@seed.pr.gov.br
  7. SINEPE (Sindicato das Escolas Particulares de Londrina) – Presidente: Alderi Ferraresi – Representante: Leda Fogaça - sinepe.eventos@sercomtel.com.br
  8. UEL (Universidade Estadual de Londrina) – Reitora: Profa. Nádina Aparecida Moreno – Representante:  Dorotéia Baduy Pires – doroteia@sercomtel.com.br
  9. UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) – Reitora: Elisabeth Bueno Laffranchi – Representante: Sônia Maria Mendes França - sonia.franca@unopar.br e Luis Fernando Soares da Silva - luiz1@unopar.br
  10. Faculdade Pitágoras - Diretor Geral: Marcos Jerônimo Goroski Rambalducci - Representante:  Fernando Ciriaco Dias Neto - fernandod@pitagoras.com.br
  11. Sindicato dos Jornalistas – Presidente: Ayoub Hanna Ayoub – Representante: Raquel de Carvalho - jornalis@sercomtel.com.br

A ONG Londrina Pazeando e o COMPAZ  desde já enviam saudações a todos aqueles que estarão  inscrevendo seus trabalhos para a Coletânea Londrina Pazeando 2012.

FICHA DE INSCRIÇÃO

COLETÂNEA 2012 LONDRINA PAZEANDO

Vamos melhorar a saúde das gestantes: nascer em 2012 numa CULTURA de PAZ”

 

Escola:________________________________________________

 

Endereço:_____________________________________________

 

Telefone:______________________________________________

 

Nome do Diretor(a) ou professor coordenador dos trabalhos  _____________________________________________

 

Membros da comissão julgadora

 

Nome: _____________  disciplina que leciona:_______________

 

Nome: _____________  disciplina que leciona:_______________

 

Nome: _____________  disciplina que leciona:_______________

 

 

1. Desenho

 

Nome do aluno:______________________________________

 

CIdade:_____________________Série:__________________

 

Professor orientador:_________________________________

 

e-mail ___________________________fone:_____________

 

 

2. Texto

 

Nome do aluno:____________________________________

 

Idade:_____________________Série:_________________

 

Professor orientador:_______________________________

 

e-mail ____________________________fone:__________

 

3. Texto de Professor

 

Nome do Professor:________________________________

 

Disciplina que leciona:______________________________

 

e-mail ____________________________fone:__________

 

  1. Texto de Pai (ou Responsável)

 

Nome:__________________________________________

 

Nível de escolaridade:_____________________________

 

e-mail ____________________________fone:__________

ETIQUETA – DESENHO DE ALUNO:

 

NOME DA ESCOLA: _____________________________

 

NOME DO ALUNO: _____________________________

 

IDADE: ____________SÉRIE:____________________

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:_____________________

 

 

 

 

ETIQUETA – TEXTO DE ALUNO:

 

NOME DA ESCOLA: _____________________________

 

NOME DO ALUNO: _____________________________

 

IDADE: ____________SÉRIE:____________________

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:_____________________

 

 

 

 

ETIQUETA – TEXTO DE PROFESSOR:

 

NOME DA ESCOLA:_____________________

 

NOME DO AUTOR:_____________________

 

ESCOLARIDADE:_______________________

 

 

 

 

ETIQUETA – TEXTO DE PAI:

 

NOME DA ESCOLA:___________________

 

NOME DO AUTOR:___________________

 

ESCOLARIDADE:_____________________

 

 

Para Baixar o livro (clique aqui)