Home Coletâneas

Veja aqui “algumas" frases e desenho que compõem o Livro Londrina Pazeando 2013

 
Quero andar livre pelas ruas sem ter medo de ser abordada, poder sair com meus amigos sem chorar a perda de alguém; sorrir por ver as maravilhas do mundo, abraçar e ser abraçada.
... Quero fazer algo melhor por nossa cidade. Ficar olhando e deixar o tempo passar não resolverá nada.
Isabella Vicente da Silva Costa 14 anos 1º ano E. M.
Colégio Estadual Marcelino Champagnat
 
Larissa Roberto 16 anos 3º ano E. M.
Colégio Estadual Marcelino Champagnat  
 
Martin Luther King, um pastor negro que não se conformava com aquela situação, foi às ruas para defender seus ideais de liberdade e, no dia 28 de agosto de 1963, fez o seu mais importante discurso. Começando com a frase que acabaria por se transformar num marco na história americana, ele disse: “I have a dream”. Sim, ele teve um sonho de liberdade e esforçou-se para concretizá-lo. A partir daquela ação, a relação entre brancos e negros americanos mudou radicalmente.
Sophia Vieira Stutz 16 anos 3º ano
Colégio Londrinense
 
 
Era uma bela cidade, as crianças brincavam felizes no parque da pracinha. Algumas brincavam no escorregador, outras no balanço e também no roda-roda. João é meu melhor amigo, vamos na escola juntos, estudamos na mesma sala e gostamos muito de brincar na pracinha depois da aula.
Como é um lugar muito tranquilo podemos ficar até anoitecer.
De repente ouvi um carro buzinando e uma freada, levei um susto e abri os meus olhos. Percebi que tudo não passava de um lindo sonho.
Juliana Baganha Fernandes  7 anos 2º ano
Escola Geniu’s Educação Infantil e Ensino
 
Larissa de A. Severino  – 11 anos 6º ano
Colégio Estadual Dr Gabriel Carneiro Martins 
 
Logo após  a morte do ex-beatle John Lennon, em dezembro de 1980 houve um manifesto através de adesivos expostos, principalmente em automóveis, o qual dizia “ Imagine um mundo sem armas”. Nesse mundo ideal, acredito que haveria mais brilho nos olhos, mais alegria e vontade de viver! Um mundo sem armas representaria o fim do medo, da insegurança. Crianças não matariam crianças, dono de restaurantes não matariam clientes e com toda a certeza, haveria mais paz no mundo.
Jéssica Maria Biggi Santos 16 anos 2º ano E.B.
Colégio Estadual Albino Feijó Sanches
 
Como poderemos realizar uma Copa do Mundo se não garantirmos a paz tão desejada? ...
... Não comprando, não permitindo que a criança faça uso de armas de brinquedo, pois assim os pais já estarão ajudando a evitar a violência. O ideal seria que toda família incentivasse seus filhos à prática de esportes, trocando uma arma de brinquedo por uma bola, uma vez que vivemos em um país considerado “do futebol”, nada melhor que dar um incentivo, quem sabe aqueles que já foram motivados estarão na Copa de 2014 aqui no Brasil?
Gabriel Ribeiro Ramos  – 12 anos 7º ano
Colégio Estadual Professora Margarida de Barros Lisboa
 
Any Heloise Ribeiro Meregalo - 10 anos 6º ano
Escola Estadual Professora Helena Kolody 
 
O primeiro passo foi dado com a Lei do Desarmamento. Se cada pessoa que possui arma em casa, entregasse às autoridades, não teríamos tantas mortes por causa de armas de fogo.
Vamos viver sem violência, sem preconceitos, nas escolas, nas comunidades e nos estádios de futebol. Temos que  conscientizar as famílias, as crianças, adolescentes e jovens, que com amor, respeito e dignidade podemos vencer a violência, o racismo, as drogas e as armas.
Nesta copa do mundo de 2014,  possamos participar com muita paz, harmonia e não violência nos estádios, dizendo: “Sim ao Futebol e Não a violência!!”
Claudete Aparecida de Carvalho
Colégio Estad. Cap. Euzébio Barbosa de Menezes
Categoria Pais ou Responsável
 
...Por que hoje temos tantas mortes com armas de fogo ? O índice é alarmante!!! Temos mortes, porque as pessoas têm onde comprar a arma, se fosse proibida a venda de armas, não teríamos índices tão altos. 
Eliza Harumi Ito
Colégio Estadual Dr Gabriel Carneiro Martins
Categoria Pais ou Responsável
 
Mariana de Souza Lourenço 11 anos 5º ano
Escola Municipal David Dequech 
 
...O movimento, de reconhecer-se como sujeito, que agrega valores sociais e culturais no contexto em que estamos inseridos, busca colonizar mentes em prol do pensamento de facilidade apregoado pela violência, por meio de atitudes violentas visando à dominação, o poder e, de certa forma, a aceitação social. A violência, em suas diversas esferas, gera a propagação de conceitos que dizem que armas são solução quando na realidade são fatores geradores de problema.
O caminho mais justo para trilharmos em direção à paz deve ser pautado na educação do indivíduo para que o coletivo social alcance a qualidade de vida melhor pra todos e um sistema mais adequado ao convívio em sociedade.
Grasielle Gonçalves Coutinho 
Colégio Estadual Albino Feijó Sanches 
Categoria Professor
 
... Atitudes simples,  mas muito humanas e que nos dias atuais estão sendo pouco "cultivadas" pelas pessoas, podem  resgatar valores humanos,  como o "cumprimentar" as pessoas na rua, "dar a mão", abraçar, sorrir, balançar a cabeça em cumprimento, entre outras. Que nesta copa de 2014, possamos cultivar a “paz” nos estádios de futebol e dizer “NÃO” a todo e qualquer tipo de violência.
Solange de Souza Sabiá
Colégio Estad. Cap. Euzébio Barbosa de Menezes
Categoria Professor
 
Gabriel Salema dos Santos 9 anos 4ª ano A
Escola Municipal Mercedes Martins Madureira 
 
 ...  A nossa cidade, Londrina, através da lei 9.188, de 2003, deixa claro a proibição da venda de armas de brinquedo no comércio. Em vez de armas,” dê abraços”, é o conselho aos pais e responsáveis pelas crianças. Os jovens e adolescentes são as maiores vítimas da violência que nos assola, principalmente envolvendo armas de fogo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a cada 7 horas, uma pessoa morre vítima de acidentes com armas, no Brasil.
Elza da Silva
Colégio Estadual Carlos de
Categoria Professor
 
Copa de 2014 é o evento mais esperado do mundo, pessoas aprendendo vários tipos de línguas porque o Brasil vai fazer diferente, sem violência nos estádios de futebol. E não de ARMA para o seu filho, arma não é brinquedo!
Arma pode dar um prejuízo bem maior a quem compra e muito mais a quem vende porque o seu filho pode ser morto pele arma que você vendeu e não faça justiça com as próprias mãos.
João Matheus Koehler da Silva 10 anos 5ª ano A
Escola Municipal Mercedes Martins Madureira
 
 
Heloísa Akemi Yamamoto Machado  13 anos 9ª ano
Colégio Mãe de Deus 
 
.... Também a ensinamos brincar com brinquedos simples e educativos, e a não brincar com brinquedos que estimulem a violência, como arminhas de brinquedo, games de violência e outros.
Dias atrás fiquei muito chocada quando vi na TV, um homem que assassinou seus vizinhos por causa de uma discussão banal. Aí eu fiquei me perguntando: Será que isso ocorreria se ele não mantivesse uma arma em casa?            
... Acho muito importante também as campanhas e ações promovidas em nossa cidade, como o Londrina Pazeando.
Hellen Souza de Andrade 10 anos 5º ano
Escola Municipal David Dequech
 
Pra nós termos um mundo melhor, a primeira coisa que dever ser feita é educar as crianças para uma cultura de paz.
Os pais devem ensinar seus filhos sobre a paz desde pequenos e não comprar arminhas de brinquedo para eles, porque isso não é presente e sim um incentivo para quando crescerem, querer uma arma de verdade. Aí, as autoridades vão dizer ”não”, mas será tarde, porque eles já serão adultos. Arma de brinquedo influencia negativamente o crescimento da criança.
Tiago Yukio Ezacki Motta 11 anos 5º ano
Escola Municipal Francisco Aquino Toledo
 
 
Gabriela Seixas Sibaldelli 12 anos 8º ano
Escola Colégio PGD 
 
A Copa do Mundo é um momento para reunir pessoas de diferentes países em busca da PAZ, por meio de esporte. Em 2014, a Copa será no nosso país. Por isso é importante que as pessoas de fora do nosso país percebem que o Brasil é um país de paz e não violência.
Uma dica para os pais não incentivarem os filhos a brincarem com armas de brinquedo: “Para que tenhamos um mundo melhor não dê armas de brinquedo para seus filhos, porque talvez com isso eles possam fazer coisas erradas, como roubar e até mesmo matar”.
Mariana Cavalcante de Olkiveira 10 anos 4º ano
Escola Municipal Sonia Parreira Debei
 
Londrina é assim: uma cidade que no cumprimento de bom dia das pessoas nas ruas, na gentileza dos pequenos atos nos mostra por onde anda a paz. Uma paz presente nas brincadeiras das crianças nas ruas dos bairros, na percepção de cada um de ver o que é viver aqui.
A paz já se encontra pazeando por aí. O que precisamos é nos acostumarmos de novo a poder vê-la. E que possamos ajudar e mostrar a quem não a sente, que mais bonito que um céu azul, é uma cidade toda alviceleste que a cada dia descobre novas formas de conjugar o verbo pazear.
Alexandra Shizuka Berg
Escola Municipal Hikoma Udihara
Categoria Professor