FONTE: http://home.cml.pr.gov.br/home/honrarias.aspx?id=127
Serviço de Imprensa
Câmara Municipal de Londrina
Fones: (43) 3374-1326 e (43) 9995-0531
Vereadores homenageiam Londrina Pazeando
Há seis anos, a discussão sobre as causas e conseqüências da violência em Londrina, tomou novo rumo. Um grupo de pessoas interessadas na promoção de uma cultura de paz e não-violência reivindicou e garantiu o apoio dos vereadores ao projeto de lei que instituiu no calendário das comemorações oficiais do município, a Semana da Paz. É a Lei 8.437, de 26 de junho de 2001. Hoje, durante a 6ª Semana Municipal da Paz, o Movimento pela Paz e Não-Violência, mais conhecido como Londrina Pazeando, já colhe frutos da sua missão, também valorizada pela Câmara Municipal de Londrina durante a entrega, no último dia 19, do Diploma de Reconhecimento Público à entidade.
“Não é demais dizer que o Movimento pela Paz e Não-Violência estabeleceu um marco na história da cidade mostrando que Londrina está consciente do problema da violência e busca mudar esta realidade, semeando a cultura da Paz”, disse a vereadora Maria Angela Santini (PT), de quem partiu a iniciativa para homenagear o Movimento. E continuou: “Não é uma tarefa fácil, afinal vivemos diariamente, a situação inversa: a cultura de violência. Justamente por este motivo, a construção de uma cultura de paz é um processo coletivo. Precisamos criar referenciais não-violentos nas escolas, na mídia, nas relações inter-pessoais, nos contatos coletivos, nas relações de trabalho enfim, no cotidiano das nossas vidas. Este é o grande desafio do Movimento”.
A cerimônia de entrega do título foi dirigida pelo presidente do Legislativo, Orlando Bonilha (PL) e contou a presença da Secretária Municipal de Educação, Carmem Lúcia Baccaro Sposti; do professor Álvaro Cláudio Amorim Brochado, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); da professora Leila Moraes Godoy, da Universidade Norte do Paraná (Unopar); da professora Ariani Bortolotti Fuimari, do Núcleo Regional de Ensino além de diretores da entidade, empresários, estudantes e amigos do Londrina Pazeando. As alunas Kawana Cristina Bernardino, Vanessa Martins e Gabriele de Paula dos Santos da 6ª série do Colégio Estadual Benjamin Constant, uniram-se à Câmara de Vereadores na homenagem, interpretando a música Eu quero Paz, composta durante as aulas de Hip-Hop na escola.
Luis Cláudio Galhardi, coordenador do Movimento, lembrou que a missão do Londrina Pazeando, é contribuir para a construção de uma cultura de paz e não-violência no município, por meio da mobilização das pessoas ligadas às organizações do terceiro setor, às empresas e ao Estado, para que todos possam viver em paz e harmonia plena. “Nosso trabalho é reconhecido nacionalmente e no Paraná uma lei estadual aprovada em 2004 permitiu a realização este ano, nas escolas estaduais, da 2ª Semana Estadual da Paz”, comemorou Galhardi.
Na foto de Cleber Rocha, o vereador Sidney de Souza (PTB) e a vereadora Maria Angela Santini (PT), entregam o Diploma de Reconhecimento Público para Luis Cláudio Galhardi (ao centro) coordenador do Movimento Londrina Pazeando em Londrina.
