Home Gibis

Gibi: Arma não é brinquedo... Dê Abraços!

 

gibi 01

 

O carregamento pode demorar um pouco, aguarde!

1- Leia on-line AGORA (clique aqui)

2- Leia o gibi AGORA em PDF 3,9MB (clique aqui)

3- Para colorir em PDF 2,7MB (clique aqui)

ou

4- veja o outro gibi "Caminhada pela Paz agora

 

** publicado na "Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade" 07 a 13 de agosto/2011

gibi 02

 

13/julho/05 www.bonde.com.br/folha/


Ana Paula Nascimento Reportagem Local

QUADRINHOS - PAZ em quadrinhos

A ONG Londrina Pazeando está divulgando seu segundo gibi, com tiragem de mil exemplares, em que leva mensagens pacifistas a estudantes da cidade

Foto de: Karina Yamada

gibi 03gibi 04gibi 05

O presidente da ONG, Luis Cláudio Galhardi diz que a entidade está em busca de recursos para aumentar a tiragem da publicação e ampliar a distribuição gratuita

A ONG Londrina Pazeando está divulgando seu segundo gibi, com tiragem de mil exemplares, em que leva mensagens pacifistas a estudantes da cidade

A turminha da Paz, liderada pelo Seo Pacífico, se reúne novamente em "Desarmamento: Uma Mudança de Mentalidade"

A paz como ideal possível e compartilhado há quatro anos vem sendo a linha mestra dos trabalhos da ONG Londrina Pazeando que está divulgando o seu segundo gibi dirigido aos estudantes da cidade. ''Desarmamento: Uma Mudança de Mentalidade'' é o tema da história em quadrinhos que mais uma vez reuniu a simpática ''Turminha pela Paz'', composta pelos personagens ''Seo Pacífico'', Eupaziano e Edu Vidoso. 

De forma divertida e didática, o material tenta levar aos alunos a mensagem de que é possível desenvolver uma mentalidade pacífica (e não passiva) que começa pelas atitudes simples do dia a dia. Em um dos trechos, o Seo Pacífico alerta as crianças para o que ele chama de ''currículo oculto que educa para a violência''. Em um dos exemplos, sugere que precisamos mudar a nossa mentalidade a começar pelas letras de música. Na sua versão de paz, argumenta que é melhor cantar: ''não atirar o pau no gato...'', ''o cravo se entendeu com a rosa'' e o ''samba olelê sarou e está com a mente aberta...''


O lançamento oficial do gibi aconteceu no dia 18 de junho, no Coreto do Calçadão, e quem foi ao local pôde conhecer os personagens do gibi caracterizados. Ao todo, foram confeccionados mil exemplares, e parte deles foi distribuída gratuitamente. Atualmente os organizadores na ONG estão em busca de captação de recursos para aumentar a tiragem do gibi e ampliar a possibilidade de distribuição gratuita, ainda mais considerando que o público-alvo é de 60 mil alunos. Empresários que estejam em dia com o Imposto de Renda também podem contribuir direcionando 4% do imposto para o projeto, via Lei Rouanet. Para quem quiser adquirir o gibi, ele sai em torno de R$ 1,00 a unidade (e dependendo do número requerido, o custo diminui).


A professora Sueli Romero Jambre não resistiu e acabou comprando 14 exemplares para trabalhar com seus alunos de 5 série do Colégio Estadual Professor José Carlos Pinotti. Na sala de aula, os alunos trabalharam em grupo e quatro exemplares foram selecionados para serem sorteados. ''Os alunos gostaram muito dessa atividade, embora alguns tenham achado o texto um pouco difícil, sendo necessário que eu fizesse uma certa adaptação para eles'', explicou Sueli.


A professora também comentou que esse trabalho de sensibilização também está conseguindo diminuir a agressividade algumas vezes percebida no relacionamento entre os alunos. ''Eles estão ficando mais conscientes e o gibi traz algumas sugestões interessantes de como lidar com situações críticas'', afirmou.


Segundo o presidente da entidade, Luis Cláudio Galhardi, atualmente há um trabalho de profissionalização intenso para que seja possível dar sustentabilidade ao projeto. ''Temos que nos profissionalizar enquanto ONG, sem perder os nossos objetivos e o vínculo com a responsabilidade social'', ressaltou.


Galhardi recentemente também esteve envolvido com a publicação da ''Agenda 17 - Um caminho para o desenvolvimento das organizações do Terceiro Setor'', que traz diversas palestras sobre o terceito setor realizadas dentro do Projeto Londrina Mil Ongs, que cadastrou mais de 300 entidades sem fins lucrativos na cidade. A ONG Londrina Pazeando também realiza diversos cursos de educação para paz voltado para professores, pais e profissionais interessados.

Serviço - Os interessados em patrocinar o gibi ou participar dos cursos oferecidos pela ONG Londrina Pazeando podem entrar em contato pelos telefones             (43) 3343-2629       e 9996-1283 ou pelo site www.londrinapazeando.org.br.

Ana Paula Nascimento
Reportagem Local

 

logo jornal londrina
www.jornaldelondrina.com.br
16/junho/2005 Reportagem Glória Galembeck

CAMPANHA - Número representa 24% do total recolhido no Paraná: 15.526 unidades Londrina entregou 3.469 armas
No próximo sábado, o Comitê para o Desarmamento faz nova coleta no Calçadão

Os londrinenses já entregaram 3.649 armas de fogo às autoridades policiais desde junho do ano passado, quando começou a campanha do desarmamento na Cidade. Os dados, do Comitê Londrinense para o Desarmamento, foram coletados no início desta semana. De acordo com o coordenador da organização não governamental Londrina Pazeando, Luís Cláudio Galhardi, esse número corresponde a 24% do total de armas tiradas de circulação no Paraná – 15.526 unidades. “É um número bastante significativo e atribuímos esse sucesso ao trabalho do comitê e a adesão da população”, afirmou Galhardi. No Brasil, segundo o coordenador, já foram recolhidas 356 mil armas.


No próximo sábado, o Comitê Londrinense para o Desarmamento realizará uma nova coleta de armas no coreto do Calçadão. O evento, que terá a participação de entidades religiosas, começa as 10 horas e vai até às 13 horas. Na ocasião, os londrinenses que desejarem se desfazer das suas armas deverão levá-las até o local de modo a descaracterizar a intenção de uso. Para isso, elas podem ser embrulhadas em jornal ou colocadas numa caixa de sapato, por exemplo.


Na ocasião, será lançado um gibi com a temática da cultura da paz, chamado “Uma turminha pela paz – Desarmamento: uma mudança de mentalidade”. De acordo com Luís Cláudio Galhardi, a publicação deve levar os leitores a refletir a respeito da violência. “A intenção é mudar essa idéia recorrente de que as coisas são resolvidas à bala. Nós vivemos o paradigma da violência, até a linguagem tem elementos bélicos”, explicou.


Segundo Galhardi, expressões como “detonar o processo”, “notícias bombásticas” e “tiroteio de acusações”, usadas comumente pela imprensa e meios de comunicação, reforçam a cultura da violência. “Desenhos animados, jogos de video-game e até cantigas de roda remetem à idéia do vencedor que mata”, disse.


O gibi traz ainda uma breve biografia de pessoas que atuaram pregando o pacifismo, como o médium Francisco Cândido Xavier, a religiosa Madre Teresa de Calcutá e do sociólogo Herbert de Souza. O roteiro da história é de Galhardi e os quadrinhos foram desenhados por Elvis Vinícius. As revistas serão vendidas a R$1.


Segundo Galhardi, foram impressas mil exemplares e a entidade procura empresas parceiras para continuar a publicação em troca de abatimento em impostos - o Londrina Pazeando dispõe de uma carta de crédito da Lei Rouanet.

Glória Galembeck