Home Gibis
VEJA versão em PDF (clique aqui)
 
VEJA versão para leitura on-line (clique aqui)
 
 
 
Uma Turminha pela paz
Publicado durante a “Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade de 02 a 09 de agosto de 2014

Uma história de um “outro” Mundo.  - Pazear é possível!

Eupaziano, Seo Pacifico, Edu-vidoso e Justina formam uma “Turminha pela Paz”.
Neste quarto Gibi/Revista, eles estão contando uma história de que um “outro” Mundo é possível.
Parece incrível mas há 14 Londrina tem um Movimento Pela Paz e Não-Violência em prol da Construção de uma Cultura de Paz, como preconiza a ONU/Unesco.
Este movimento deu origem há 6 anos atrás ao COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz, que foi o sexto a ser criado no Brasil (5.565 municípios) e hoje é o único que está em sua 4ª diretoria.
Uma história sem interrupção e perene, e que tem inspirado muitas comunidades a sonhar com um Mundo onde a Cultura seja a de Paz e não-violência.
O Movimento protagoniza a cada ano o Abraço no Lago, com mais de 3.200 pessoas, as Semanas Municipais da Paz, as caminhadas pela paz, a publicação do Livro Londrina Pazeando com sua Noites de Autógrafos, Embaixadores da Paz, aGente da Paz, ACAMPAZ acampamento pela Paz  e pelos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Abraços Grátis, Noites de Cultura de Paz, Cursos de Educação para Paz, Mural Móvel da Paz, Mural da Paz, site que registra toda a história, redes sócias, canal de palestras, vídeos e reportagens, Outdoors, Cartazes, Gibis impressos e virtuais, Jogo para Celular Android, PC, iPhone, iPod, Tablet, Campanhas pelo Desarmamento e a Campana Arma não é Brinquedo.  Esta campanha, oficial do município, conta hoje com mais de 50 lojas que além de cumprirem a Lei Municipal 9.188, solicitam da Prefeitura e da Câmara o SELO arma não é brinquedo. A campanha também tem apoio da imensa maioria dos veículos de comunicação da cidade - programa quem se importa. Uma ideia Muncipal que inspirou o Distrito Federal e o Estado de São Paulo a proibirem a fabricação e comercialização de armas de brinquedo. Hoje está tramitando também no Congresso Nacional e no Estado do Paraná Leis semelhante. O sonho da Turminha é que o Brasil inteiro não fabrique e não comercialize armas de brinquedo.
 
Turminha que neste Gibi divide a cena (Revista) com os Conselheiros e voluntários protagonistas do Movimento Pela Paz, e juntos, estão transformando sonhos em realidade.
 
Educar para Paz
Este é o nosso Jeito de Mudar o Mundo.
 
 
 
VEJA como foi o evento de lançamento (clique aqui)