Home Jogos

Baixe TABULEIRO TRILHA DA PAZ (clique aqui)

Baixe DADO DE PAPEL (clique aquiou use um "dado simples"

VEJA tudo sobre o Dado de Cultura de Paz (clique aqui

FOTOS (clique aqui)

PÁGINA FACE (clique aqui)

 

TRILHA DA PAZ

Empreendedorismo em Prol da Cultura de Paz

O Movimento pela Paz e Não-Violência de Londrina e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, lançam em JANEIRO/2018 o Programa  Empreendedorismo em Prol da Cultura de Paz, que está interconectado com o nosso DADO de CULTURA DE PAZ (veja mais sobre o dado clique aqui)

 O tema do Livro Londrina Pazeando 2018 é:
 
A Importância do Círculo de Construção de Paz na Escola.
Justiça Restaurativa e Paz - ODS 16
 
MODELAGEM OFICINA (total 2 horas)
 
Empreendedorismo em Prol da Cultura de Paz, e a
Importância do Círculo de Construção de Paz na Escola
 
*Integrada com o Dado da Cultura de Paz
 
O roteiro da oficina será:
 
1- Vídeo com algumas reportagens dos 18 anos do Movimento pela Paz 20” (vinte minutos) - (veja playlists vídeos)
 
2- Jogo TRILHA DA PAZ - Manifesto 2000 ONU/UNESCO 20” (vinte minutos)
 
3- Intervalo antes do Circulou 15” (quinze minutos)
 
4- Círculo de Construção de Cultura de Paz 45” (quarenta e cinco minutos) , que será o desfecho ouvindo um a um dos jovens que participarem da oficina, com a utilização do objeto da palavra. A OSC Londrina Pazeando e membros voluntários do COMPAZ, conforme agenda previamente realizado com a Secretaria Municipal de Educação e ou NRE Núcleo Regional de Educação e ou SINEPE para as escolas particulares.
 

Manifesto 2000

Direitos Humanos POR UM NOVO COMEÇO

O ano 2000 precisa ser um novo começo para todos nós. Juntos, podemos transformar a cultura da guerra e da violência em uma cultura de paz e não-violência. Para tanto, é preciso a participação de todos. Assim, transmitiremos aos jovens e às gerações futuras valores que os inspirarão a construir um mundo de dignidade e harmonia, um mundo de justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade. A cultura de paz torna possível o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente e o crescimento pessoal de cada ser humano.

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2000 como o Ano Internacional por uma Cultura de Paz. A UNESCO é a responsável pela coordenação das atividades de comemoração do Ano Internacional por uma Cultura de Paz.

Um grupo de Prêmios Nobel da Paz esteve reunido em Paris para a celebração do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e juntos redigiram o "Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência".

Norman Borlaug, Adolfo Perez Esquivel, Dalaï Lama, Mikhail Sergeyevich Gorbachev, Mairead Maguire, Nelson Mandela, Rigoberta Menchu Tum, Shimon Peres, Jose Ramos Horta, Joseph Roblat, Desmond Mpilo Tutu, David Trimble, Elie Wiesel e Carlos Felipo Ximenes Belo estão entre os primeiros cidadãos a assinar o Manifesto 2000. Junte-se a eles!

O QUE É O MANIFESTO 2000?

O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência foi escrito por um grupo de Prêmios Nobel da Paz, com o fim de criar um senso de responsabilidade que se inicia em nível pessoal - não se trata de uma moção ou petição endereçada às altas autoridades.

É responsabilidade de cada um colocar em prática os valores, as atitudes e formas de conduta que inspirem uma cultura de paz. Todos podem contribuir para esse objetivo dentro de sua família, de seu bairro, de sua cidade, de sua região e de seu país ao promover a não-violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a justiça e a solidariedade em atitudes cotidianas.

O Manifesto 2000 foi lançado em Paris no dia 04 de março de 1999 e está aberto para assinaturas do público geral em todo o mundo. Para assinar, basta acessar o site http://www.unesco.org/manifesto2000 ou enviar o seu compromisso pessoal a um dos Escritórios da UNESCO no mundo.

A grande meta é apresentar 100 milhões de assinaturas à Assembléia Geral das Nações Unidas em sua reunião da virada do milênio em Setembro do ano 2000.

MANIFESTO 2000 - O TEXTO

Reconhecendo a minha cota de responsabilidade com o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e as das gerações futuras, eu me comprometo - em minha vida diária, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no meu país e na minha região - a:

1- Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito;

2- Praticar a não-violência ativa, rejeitando a violência sob todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os grupos mais desprovidos e vulneráveis como as crianças e os adolescentes;

3- Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais em um espírito de generosidade visando o fim da exclusão, da injustiça e da opressão política e econômica;

4- Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, dando sempre preferência ao diálogo e à escuta do que ao fanatismo, a difamação e a rejeição do outro;

5- Promover um comportamento de consumo que seja responsável e práticas de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio da natureza no planeta;

6- Contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade, com a ampla participação da mulher e o respeito pelos princípios democráticos, de modo a construir novas formas de solidariedade.

  

ASSINE VOCÊ TAMBÉM O MANIFESTO 2000!

Se você tem acesso à Internet:
http://www.unesco.org.br/manifesto2000 

Se você não tem acesso à Internet, escreva para a UNESCO,
assine o manifesto e declare o seu compromisso com a cultura de paz:
SAS, Quadra 05, Bloco H, Lote 06
Ed. CNPq/IBICT/UNESCO - 9º Andar
70070-914 - Brasília - DF


ASSINAR MANIFESTO 2000

https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&rurl=translate.google.com.br&sp=nmt1&tl=pt-BR&u=http://www3.unesco.org/manifesto2000/uk/uk_f_masign.asp.html&usg=ALkJrhgiqN9n0fve4I9kTPOu_EWvOWmvcw