Home Notícias

Jogos Cooperativos ferramenta importante na Construção da Cultura de Paz.

Rede de Instituições em Prol da Cultura de Paz em Londrina - REDE DE PAZ
No dia 22 de fevereiro de 2017 na Reunião da Rede de Paz, foi realizado uma grande discussão sobre a importância dos Jogos Cooperativos como importante ferramenta e método de Educação para Paz

A reunião iniciou com Gustavo Marconi apresentando do Programa Mensageiros da Paz - Escoteiros Órion - https://www.youtube.com/watch?v=q981J_0LAs8. Gustavo fez relação entre a metodologia Escoteira dos Colaborativos e os Jogos Cooperativos; bem como a metodologia do escotismo que tem intenção de Educar os Jovens para a Paz.

Em seguida Luis Claudio pediu que todos se apresentassem e iniciou a contextualização da pauta do dia -  Jogos Cooperativos - Ferramenta de Construção de uma Cultura de Paz.

Foi apresentado o vídeo da Secretaria Estadual de São Paulo, que tem como política pública a implementação dos Jogos Cooperativos na Escolas Estaduais do Estado
https://www.youtube.com/watch?v=I7gkeTHnaDI&t=6s&index=5&list=PLvMYyoJU15dT7-dXjmV40F-8z8Eb6WoFj

Em seguida foi apresentado o vídeo com Palestra no 93º Fórum do Comitê da Cultura de Paz - cooperar e inovar - uma pedagogia cidadã - tema apresentado por Prof. Fábio Otuzi  Brotto, 8 de novembro de 2011, Grande Auditório do MASP - Museu de Arte de São Paulo.
https://www.youtube.com/watch?v=mhLhHZ4MpRA&list=PLvMYyoJU15dT7-dXjmV40F-8z8Eb6WoFj&t=332s&index=1  Luis Claudio tem relatou que Prof. Fábio Otuzi  Brotto esteve em Londrina a convite do Movimento pela Paz e Não-Violência no ano de 2003, ou seja há 14 anos, Fabio já era um grande pensador e professor do tema. Os Jogos Cooperativos são uma metodologia que colabora de forma importante na Educação para a Cultura de Paz. Veja a palestra em 2003 em Londrina https://www.youtube.com/watch?v=TEhgLZDEWMY. Em seguida a Educadora ( que tem formação em Educação Física) relatou que há mais de 10 anos tem sido utilizada como metodologia, aplicada aos jovens que passam pelo Programa Viva a Vida do PROVOPAR, com excelentes resultados.

Assim Luis Claudio relatou que em discussão sobre este assunto na reunião do COMPAZ, o tema surgiu. Os conselheiros entendem que esta ferramenta deveria ser mais utilizada nas Escolas da Cidade. Também relatou que a Lei nº 12.467, de 6 de dezembro de 2016 que cria o Programa Municipal de Práticas Restaurativas, propõe a utilização das Práticas

Restaurativas na Escolas Municipais, e esta ferramenta tem grande sinergia com o processo de Educação para Paz. A Lei em seu Art. 7º cria o Comitê de Articulação de Práticas Restaurativas é o órgão superior de planejamento do Programa Municipal de Práticas Restaurativas, sendo responsável pela articulação, capacitação, acompanhamento, avaliação e supervisão dos procedimentos restaurativos realizados no âmbito do Município de Londrina...

Por isto esta discussão foi proposta na reunião da Rede de Paz, visando fomentar na cidade uma discussão sobre o tema.

Após todos terem o “objeto da palavra”, o grupo tirou as seguintes propostas de ações:

1. Um a nova reunião sobre o assunto em 29/março/2017 como pauta do Reunião da Rede de Paz às 18h45, no SINCOVAL - Rua Gov. Parigot de Souza, 220.

2. Convidarmos (o Junior) da Secretaria Municipal de Educação para participar da reunião

3. Convidar um representante do NRE Núcleo Regional de Educação.

4. Um representante do Provopar para apresentar resultados da aplicação dos Jogos Cooperativos aos jovens de Programa Viva a Vida.

5. Convidar os Departamentos de Educação Física das Universidades de Londrina para a discussão (Luis com UniFil - Amauri com Unopar, NRE, Secretaria Educação - Cidinha UEL - Elen e Adair se comprometeram de ajudar a organizar esta reunião)

6. Relatar ao Comitê de Articulação de Práticas Restaurativas a intenção deste grupo de trabalho (Luis Claudio)

7. Criar evento do Facebook https://www.facebook.com/events/143437132842621/

 

DATA:29/maço de 2017 – QUARTA
LOCAL: SINCOVAL - Rua Gov. Parigot de Souza, 220
HORA: 18:45 às 21h
PAUTA: Jogos Cooperativos ferramenta importante na Construção da Cultura de Paz

ABERTA A TODOS OS INTERESSADOS