Home Notícias

Líderes da ACIL reafirmam compromisso permanente com a Cultura de Paz na cidade

Fonte: Assessoria ACIL http://acil.com.br/noticias/lideres-da-acil-reafirmam-compromisso-permanente-com-a-cultura-de-paz-na-cidade

O presidente Claudio Tedeschi e o vice-presidente Fernando Moraes receberam nesta manhã os responsáveis pela campanha “Arma não é brinquedo”, que usa o mote da proibição da venda de armas de brinquedo através da legislação municipal para promover a cultura de paz no município. A ACIL é uma das apoiadoras da iniciativa. Após o encontro, que contou com a presença do vereador Amauri Cardoso, uma equipe de fiscais percorreu pontos comerciais da área central para inibir a comercialização deste tipo de produto. No total, 82 pontos de venda de brinquedos aderiram à iniciativa e ostentam o selo de identificação instituído pela lei 9.188/2003. O selo, criado no início da década, é renovado (ou não) após inspeções realizadas a cada dois anos.

Os ativistas Luis Claudio Galhardi e Maria Aparecida Prandini Pereira, líderes do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), agradeceram o apoio da ACIL e lembraram que a participação da entidade deu credibilidade ao esforço de banir a armas de brinquedo do comércio. “A cultura de paz é o estágio mais avançado de uma democracia, é o ponto no qual ela se aprofunda. O exercício de buscar o consenso, de pacificar, é a maneira mais apropriada de amadurecer a sociedade e gerar as condições necessária para se alcançar uma democracia plena”, defendeu Claudio Tedeschi.

O vice-presidente Fernando Moraes também fez questão de ressaltar a participação da ACIL na causa e lembrou que a parceria está firmada em bases sólidas. “É preciso exaltar este trabalho e agradecer o empenho de todos que fizeram ele sair do papel e se tornar uma realidade”.

ESCUTE O ÁUDIO https://cbnlondrina.com.br/materias/entidades-e-secretaria-de-fazenda-iniciam-fiscalizacao-do-selo-arma-nao-e-brinquedo-

 

Fiscalização nas lojas para “Certificação 2018”.

Este ano, estamos na 8ª entrega do SELO “Arma não é Brinquedo.” Parabéns Londrina.


Nesta quarta dia 02 de maio de 2018 QUARTA membros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, da ONG Londrina Pazeando, da Câmara Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura vão visitar lojas da cidade que vendem brinquedo. O grupo se reunirá às 13:30 horas na ACIL Associação Comercial e Industrial de Londrina que é parceira da campanha desde o inicio, e de lá seguirá um roteiro de visitas preestabelecido. 

O objetivos é constatar que as lojas não estão vendendo armas de brinquedo, e reafirmarem a sua parceria com a campanha “ARMA NÃO É BRIQUEDO”.

Temos na cidade 82 lojas que trabalham com venda de brinquedos e participam da campanha através de SELO Lei Municipal 9.188/2003. O Selo foi instituído em 2011, e neste ano terá a sua 8º versão e entrega. As lojas tem que renovar a cada 2 anos o selo passando por novo processo de certificação. A entrega do 8º selo este ano acontecerá em uma solenidade na Câmara Municipal em 22/novembro/2018 que conhecide com a data - Dia Internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra.

Veja no site da Câmara todos as lojas http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/arma.xhtml

A cidade é referencia nacional em uma política pública de controle de venda de armas de brinquedo. A experiência Londrinense inspirou Lei semelhante no Distrito Federal e Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro e o Projeto de Lei PL 2413/2015 (veja mais) .Está tramitando no Paraná (iniciativa do Dep. Tercílio Turini) um projeto de Lei estadual. Temos também o apoio (veja mais)   do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública que entende , além de aspecto EDUCACIONAL da iniciativa, uma contribuição para redução de violência no país e melhoria na segurança pública, uma vez que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz 44% das armas utilizada em crimes são de brinquedo (veja mais)