Home Notícias

Site do PNUD/ONU publica matéria falando do LEVANTE-SE e da participação de Londrina no evento global

A Construçao da Cultura de Paz, ou seja “cultura da sutentabilidade” de nossa vida no Planeta Terra, está em momento de intensa vivência pela comunidade local.
 A população de Londrina e Região vai neste dia 19/set “abraçar o lago” Igapo 2 e fazer o LEVENTE-SE  pelos ODM. O Movimento Pela Paz e Não-Violência, o Nós Podemos Londrina ( Nós Podemos Paraná) bem como o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e a ONG Londrina Pazeando estão organizando este ATO SIMPLES  mas de profundo significado humano ( e espiritual) que acontece em sintonia com proposta da ONU/UNESCO. Veja publicaçao no site do PNUD matéria sobre o assunto.

FONTE: site do PNUD/ONU http://www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3551&lay=cid

Reportagem

Brasília, 31/08/2010
Ato pró-ODM quer nova mobilização recorde
Iniciativa global em favor dos Objetivos do Milênio, que será realizada este ano em setembro, busca reunir mais de 173 milhões de pessoas

A edição deste ano da iniciativa global Levante-se (Stand Up, em inglês), em favor dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), busca superar a adesão recorde de 2009, quando 173.045.325 pessoas em mais de 120 países participaram da ação. Na ocasião, o evento foi inscrito no livro Guinness dos recordes como sendo responsável pela maior mobilização popular da história por uma mesma causa.

A intenção do Levante-se, que, ao contrário dos anos anteriores, será realizado em setembro, entre os próximos dias 17 e 19, é incentivar ações e estimular pessoas a trabalharem pelos Objetivos do Milênio, por meio do ato simbólico de se levantar e fazer parte das manifestações de apoio ao cumprimento das metas.

Ao longo dos três dias de mobilização, qualquer pessoa pode integrar ou organizar um evento, com iniciativas relevantes para dar suporte à concretização dos ODM. Basta acessar o site oficial da iniciativa e inscrever a atividade, informando a quantidade de pessoas que pretendem se reunir, a programação e as ações envolvidas.

Nesse mesmo período, líderes mundiais estarão reunidos em Nova York debatendo as metas da ONU, com cumprimento fixado até 2015, na conferência MDG Review Summit (ODM+10).

No Brasil, diversos municípios participarão da iniciativa, entre eles a cidade de Londrina, no Paraná, que está organizando o 2º Abraço no Lago Igapó. O evento pretende reunir 2.400 pessoas, em 19 de setembro, e formar um grande cordão ao redor do lago da cidade, incentivando a paz e as relações sociais com mais tolerância e harmonia. A ação tem o apoio do Movimento Pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando.

Outras cidades paranaenses, como Curitiba, Irati e Capanema, realizarão atividades focadas na divulgação e no cumprimento do quinto ODM, que busca melhorias em saúde materna. As ações incluem círculo de diálogos sobre a gestante, concurso de redação sobre o tema e até mesmo a reunião do maior número possível de pessoas para cantar, visando uma a gestação mais tranquila.

Exemplos globais

Mais de 120 países devem novamente participar do Levante-se. Entre as ações mundiais, a cidade de Porto Príncipe, no Haiti, fará uma mobilização reunindo crianças e jovens em uma passeata, batendo panela com colheres, fazendo barulho e chamando a atenção da população para dizer não à pobreza, à fome e à miséria, pela igualdade.

Já as crianças do campo de refugiados de Jalozai, no Vale do Swat, no Paquistão, por exemplo, serão convidadas a participar de ações teatrais que remetem aos ODM.

O Levante-se é uma forma de lembrar os governos e os líderes mundiais de seus compromissos de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e ajudar àqueles que ainda vivem na pobreza.

Durante a Cúpula do Milênio, em 2000, 189 chefes de estado aprovaram a Declaração do Milênio, um compromisso político que trazia oito grandes objetivos, denominados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a serem alcançados até 2015.