Home Notícias

FONTE: http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/News2028content217627.shtml

Seminário de Lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM acontece em Londrina.

Evento foi realizado pelo Sesi e UEL. As inscrições para o Prêmio ODM Brasil estão abertas até 2 de agosto

Assinatura de memorando de entendimento entre UEL e PNUD também fez parte da programação (Foto: Jorge Correa/UEL)

 

Foi realizada na manhã de hoje (12/06), no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas, da UEL, o Seminário Regional de Lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. O evento foi realizado pelo Sesi e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

No Brasil, o Prêmio ODM foi criado em 2004 pelo Governo Federal para reconhecer, valorizar e incentivar as mais importantes e criativas ações da sociedade civil e de governos municipais que ajudam o Brasil a atingir os ODM. A coordenação do Prêmio é da Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.

O secretário nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Wagner Caetano, disse que o evento que está sendo realizado hoje na UEL, para divulgar o Prêmio, é a primeira iniciativa do gênero que chega a cidades do interior – e ressaltou o privilégio de Londrina ter sido uma das escolhidas, pois são muito poucas. Em anos anteriores, o lançamento era feito apenas em capitais estaduais.

Podem concorrer ao Prêmio, que consiste de um troféu a ser entregue em solenidade pública, no Palácio do Planalto, em Brasília, organizações da sociedade civil como ONGs, associações, fundações e cooperativas; movimentos urbanos; movimentos do campo; organizações da juventude; empresas; movimento sindical; comunidades religiosas; entidades filantrópicas; Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip); universidades, etc., além de qualquer instituição pública municipal, da administração direta ou indireta, subordinada ao Poder Público municipal.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas por meio do endereço eletrônico www.odmbrasil.gov.br, até o dia 2 de agosto próximo. Os critérios de seleção dos melhores projetos são: contribuição para alcançar os ODM; impacto no público atendido; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para ações similares; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de reaplicabilidade; complementariedade e integração com outras políticas públicas.

Na solenidade de hoje de manhã também foi assinado um memorando de cooperação entre a Universidade Estadual de Londrina e o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD).

Foram feitas ainda apresentações de práticas e iniciativas locais em prol dos ODM, como projetos de extensão da Universidade Estadual de Londrina e o projeto Londrina Pazeando. Para a tarde estão previstas apresentações das práticas das instituições certificadas com o Selo ODM em Londrina.

Além disso, 20 entidades de Londrina e região assinaram o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos durante o evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UEL