Home Notícias

 

Em Brasília nossos parceiros da Rede Desarma Brasil estão a todo vapor com o tema da copa,

e mobilizando através do futebol a construção da Cultura de Paz.

PARABÉNS Valeria Velasco e equipe pelo excelente trabalho

 

FONTE: http://www.copa2014.df.gov.br/noticias/5793-time-da-paz-entra-em-campo

Time da Paz entra em campo

Evelin Campos, ComCopa

De mãos dadas com os jogadores do Flamengo, alunos de escolas e creches públicas de Ceilândia entraram no Mané Garrincha, no jogo contra o Atlético Mineiro, neste domingo. Ação faz parte da campanha social de Brasília para a Copa do Mundo de 2014

Foto: Nelson Souza Aguiar

Uma partida de futebol e 11 sonhos. O Time da Paz entrou em campo ao lado dos jogadores do Flamengo no jogo de hoje, às 16h, contra o Atlético Mineiro, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. As crianças, matriculadas em escolas e creches públicas de Ceilândia, foram selecionadas por criarem os melhores desenhos sobre o tema “Arma não é brinquedo. Dê livros”.

Pela primeira vez em um estádio de futebol, Isabela ficou emocionada. “Senti muito frio na barriga. Foi muito legal, várias bandeiras e um monte de pessoas torcendo”, conta Isabela Silva, 10 anos. Sobre o desenho que lhe deu a chance de conhecer a arena, ela resume, orgulhosa: “Fiz um lixão amassando e destruindo as armas, e duas meninas trocando armas por livros”.

Para Verônica Silva, 36 anos, mãe de Isabela, o projeto contribui para o desenvolvimento pessoal e a autoconfiança dos pequenos. “A oportunidade de entrar em um lugar grande como o estádio faz com que eles vejam que podem almejar coisas maiores. Isso desperta sonhos”, avalia a recepcionista.

Miguel Teófilo, de apenas 5 anos, ficou admirado com o tamanho da arena. “Gostei muito. É maior do que eu pensava”, diz o menino, que, de tão animado ao ver os jogadores do Flamengo, passou a torcer pelo rubro-negro carioca. “Antes eu só gostava do Vasco. Agora gosto dos dois”, revela Miguel.

Cultura de paz - Coordenada pela Secretaria de Justiça, a ação conta com o apoio do governador Agnelo Queiroz. A iniciativa faz parte da campanha social de Brasília para a Copa do Mundo de 2014. “A participação dessas crianças no jogo é importante para valorizar o trabalho delas pela cultura de paz”, destaca a subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima) e coordenadora do projeto, Valéria Velasco.

Esta é a segunda vez que as crianças entram no Mané Garrincha. O Time da Paz já havia estrelado na arena, no jogo Santos x Flamengo, em 26 de maio, quando exibiram, do centro do campo, durante o intervalo da partida, uma faixa com o slogan da campanha. “Quando entrei lá, disse: pai, eu queria ser um jogador de futebol pra bater bola aqui nesse campão”, lembra Pedro Henrique Silva, 8 anos.

Ação Social - Com o tema “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”, a campanha social da Copa do Mundo de 2014 tem como objetivo combater a violência e estimular a cultura de paz. Brasília foi a primeira entre as 12 cidades-sede a colocar em prática iniciativas sobre o tema.

Para Pedro Murilo Batista, 7 anos, a importância da leitura e o combate à violência foi a principal lição que ele e seus colegas tiveram durante a ação em sua escola. “Aprendi que o livro é necessário e que arma não é bom”, afirmou o estudante, que é fã de histórias em quadrinhos.

A pequena Vitória Heloísa de Oliveira, 5 anos, também fez questão de contar o que aprendeu. “A tia falou que arma não é brinquedo”, alerta. Segundo a dona de casa Tatiara Correia, mãe de Vitória, a campanha formou multiplicadores. “Minha filha está plantando as sementinhas entre os irmãos, amigos e vizinhos”, destaca.

População mais perto – Os meninos e meninas do Time da Paz não foram os únicos a visitar o Mané Garrincha com o apoio do Governo do Distrito Federal. Alunos de diversas escolas públicas do DF também foram convidados especiais nos jogos Brasília x Brasiliense, Santos x Flamengo, na abertura da Copa das Confederações, entre Brasil x Japão, e no show Renato Russo Sinfônico. O objetivo é aproximar o brasiliense do estádio e formar futuros torcedores e frequentadores de eventos culturais.