Home Notícias

Do virtual para o real: atividades ensinam crianças a viver a Paz


Na última terça-feira, 17 de setembro, a Legião da Boa Vontade, o Movimento Pela Paz e Não Violência — Londrina Pazeando e o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) promoveram, em parceria, um evento com as meninas e meninos atendidos pelo Programa LBV — Criança: Futuro no Presente!.

A atividade ocorreu no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV e contou com uma programação focada em divulgar o desarmamento de forma lúdica e interativa. O coordenador do Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, e os membros do conselho Charleston Luiz e Lilian Azevedo palestraram sobre a campanha “Arma não é brinquedo”.


Após a explanação, as crianças tiveram uma rodada de atividades de lazer, como brincadeiras e leituras de gibi. Em especial, no laboratório de informática, elas aprenderam muito com o jogo Pazeando, cujo objetivo é jogar fora as armas que aparecem no percurso.


O game também ensinou outros conceitos importantes sobre a Paz. Jogando por meio do cenário virtual que retrata o Lago Igapó, principal cartão postal de Londrina, as crianças compreenderam que a Paz é resultado da boa convivência entre as pessoas e o meio em que se vive. O jogo ainda permitiu a eles conversar e apertar as mãos de outros personagens e a somar pontos separando o lixo orgânico e fazendo a coleta seletiva para reciclagem.

Os atendidos aprenderam muito com a brincadeira e foram experimentar na prática como é viver em harmonia com outros e com a Natureza, recolhendo lixo de praças e ruas do entorno. “Nós podemos reciclar, melhorar o mundo. Gostei de aprender bastante coisa”, afirmou Giovana, de 9 anos. A respeito da campanha do desarmamento, completou: “Quando a gente usa a arminha de brinquedo, a gente se acostuma e, quando crescer, é perigoso lembrar daquilo e começar a usar arma de verdade”.


Em um gesto simbólico, as crianças da LBV, orientadas por membros do Conselho Municipal da Cultura de Paz, jogaram armas de brinquedos no lixo, representando o desejo do fim da violência. “Quanto mais crianças compactuando as mesmas ideias, melhor. Já tendo essa ideia de Paz desde criança, elas não vão levar a violência para o futuro, para os amigos, para a família, para os futuros filhos delas”, disse a conselheira Lilian Azevedo.

Acompanhe essas e outras ações desenvolvidas pela Legião da Boa Vontade. Em Londrina/PR, o Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição está localizado na Rua Serra dos Pirineus, 920, no Jardim Bandeirantes. Informações: (43) 3328-1100 ou https://www.lbv.org/atividade-virtual-ensina-criancas-vivenciar-paz-e-preservar-meio-ambiente Juliana Lívia Bortolin

 
Assessoria de Imprensa da LBV
Setor de Marketing e Comunicação
Tel. (43) 3328-1100 | E-mail:bortolin@lbv.org.br