TODOS SOMOS NECESSÁRIOS
1.PROJETO:Todos somos necessários
2.PARTICIPANTES: Alunos do fundamental I
3.PERIODO: Início no mês de abril até o final do ano de 2013
4.MOTIVAÇÃO:Nunca se falou tanto na palavra ecologia como de algumas décadas para cá, e não é para menos... Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em absurdo crescimento, o trabalho dos ecologistas é de grande importância. Ecologia é uma ciência, um ramo da Biologia, que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. Através das informações fornecidas graças aos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.
Outro conceito que também tomou conta do mais recente vocabulário das Ciências é o termo reciclagem. Reciclar significa transformar objetos ou materiais usados em novos produtos.. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra.
Por este e muitos outros motivos muitas campanhas educativas tem despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades.
O mais interessante dos trabalhos se faz quando se une ECOLOGIA, RECICLAGEM E PAZ, em um trabalho denominado “ecologia do ser”, esse trabalho desenvolve um pensamento de preservação e manutenção do meio envolvendo seu bom uso de seus recursos naturais.
Sendo assim, esse projeto vem de encontro com esses estudos, objetivando valorizar e conscientizar nossos alunos quanto a necessidade da preservação e cuidado com o planeta, em uma esfera harmoniosa de Paz. Paz Ambiental, Paz Interior e um ante estres mental .
6. OBJETIVOS GERAIS:Compreender que a troca de experiências e os trabalhos realizados em grupo oportunizam a construção coletiva do conhecimento, o desenvolvimento de atitudes de preservação e conservação do meio em que vivemos e os comportamentos adequados com relação ao meio ambiente.
Refletir, levantar hipótese e tirar conclusões a respeito das modificações que podem ocorrer com os ambientes naturais a serem preservados.
Observar, analisar e registrar, sistematizando os conhecimentos que construirão ao longo do projeto..
7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Pesquisar a respeito das modificações ocorridas no ambiente natural do local em que vivemos hoje e sua preservação num âmbito de paz e harmonia;
Trocar experiências e partilhar conhecimentos construídos na paz ambiental;
Reconhecer os problemas enfrentados pelos seres vivos nos locais de má preservação e escassez de água e alimento;
Desenvolver trabalhos com materiais reciclados;
Reconhecer o tempo de decomposição de um material reciclado ou não em uma conscientização harmoniosa destes detritos.
Identificar recursos naturais renováveis e não renováveis e sua preservação do ambiente para as novas gerações
Identificar medidas que devem ser adotadas para se preservar a vida no planeta e do ser humano
Coletar dados por meio de entrevistas, pesquisas e observações e opinar a respeito do assunto “Ecologia e preservação ambiental, bem como paz no planeta” estabelecendo relação com os dados coletados.
5.DESENVOLVIMENTO :
As questões referentes a PAZ AMBIENTAL devem ser trabalhadas desde as séries iniciais, a fim de criar condições para o aluno construir conceito de valorização, harmonia, proteção, preservação, recuperação e sustentabilidade. O tema será trabalhado em subtítulos subdivididos por turmas e atividades elaboradas pelas professoras regentes do 1º ao 5º ano.
Todas as turmas iniciarão seus trabalhos baseadas no “Jogo Pazeando”.
Este jogo foi elaborado visando divertir, entreter, e educar para a cultura de não violência e inclusão. O jogo é cooperativo, onde o jogador vai convidando as pessoas para “dar um abraço pela paz” em torno do Lago Igapó, símbolo de união, desejo coletivo de construção de uma Cultura de Paz, cooperação e mudança de atitude perante a resolução dos conflitos complexos da modernidade.
Durante o percurso, além de caminhar, o jogador pode beber água, ajudar a limpar a estrada, cuidar do ambiente e das pessoas à sua volta. Com o olhar na Sustentabilidade Planetária e na mudança de modo de vida e comportamento, o jogo convida, sem perder a emoção de um videogame, as pessoas jogadoras a pensarem em uma Cultura de Paz.
Na sequências seguem a proposta das atividades a serem desenvolvidas por cada professora em suas áreas de atuação.
1° ANO – Professora Nanci
Subtema:VAMOS RECICLAR, APRENDA A CUIDAR DO PLANETA.
Atividades: jogos, poesias livros, cruzadinhas, textos coletivos confecção de sucatas, etc...
2°ANO – Professora Rovilsa
Subtema: VIVA A ÁGUA, VAMOS REGAR AS PLANTAS.
Atividades: Pesquisas de figuras e recortes para trabalho em sala envolvendo o homem e seu envolvimento com a água como fonte de vida e esperança para um mundo saudável; cartazes e textos informativos; construção de um terrário, horticultura, preparar a terra, compostagem, plantio e colheita; cruzadinha dos lugares onde encontramos água, características da água, experiências sobre a formação da chuva, vídeo informativo sobre a importância da água, jogos didáticos com o tema água.
3° ANO – Professora Dalva
Subtema: EXPLORANDO A NATUREZA
Atividades: Pesquisa e coleta de dados, textos informativos, histórias em quadrinhos, confecção de brinquedos de sucata, cartazes, jogos multimídia envolvendo a ideia de um mundo de paz e harmonia.
4° ANO – Professora Maria Helena
Subtema: SEJA UM HERÓI DO PLANETA
Atividades: Produção de texto, cartazes, jogos multimídias, estudo de campo (trabalhos envolvendo o homem sua preservação e ambiente numa harmonia de paz)
5° ANO – Professora Ap.Meire
Subtema: O PLANETA É NOSSA CASA
Atividades: Textos informativos pesquisados pelos alunos, cartazes representativos, maquetes exemplificativas do subtema, jogos de fixação, apresentações teatrais e musicais, construção de um mine planeta representativo sobre a preservação da natureza e a harmonia do ser e sua paz interior, jogos envolvendo os subtemas, trabalho com noticias e reportagens atuais e antigas para que comparem a evolução e imensidão do problema ambiental e nosso planeta, construções de gráficas matemáticos.
8. CONCLUSÃO DO PROJETO:
Como conclusão dos trabalhos pretende-se nas aulas de musicalização ensaiar uma música “A importância da água” e “Somos todos necessários” em uma apresentação teatral e musical para nossa comunidade interna, bem como as exposições dos trabalhos confeccionados ao decorrer do ano.
