Home Notícias

TODOS SOMOS NECESSÁRIOS

1.PROJETO:Todos somos necessários

2.PARTICIPANTES: Alunos do fundamental I

3.PERIODO: Início no mês de abril até o final do ano de 2013

4.MOTIVAÇÃO:Nunca se falou tanto na palavra ecologia como de algumas décadas para cá, e não é para menos... Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em absurdo crescimento, o trabalho dos ecologistas é de grande importância. Ecologia é uma ciência, um ramo da Biologia, que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. Através das informações fornecidas graças aos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.

            Outro conceito que também tomou conta do mais recente vocabulário das Ciências é o termo reciclagem. Reciclar significa transformar objetos ou materiais usados em novos produtos.. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento traz para o planeta Terra.

            Por este e muitos outros motivos  muitas campanhas educativas tem despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades.

            O mais interessante dos trabalhos se faz quando se une ECOLOGIA, RECICLAGEM E PAZ, em um trabalho denominado “ecologia do ser”, esse trabalho desenvolve um pensamento de preservação e manutenção do meio envolvendo seu bom uso de seus recursos naturais.

            Sendo assim, esse projeto vem de encontro com esses estudos, objetivando valorizar e conscientizar nossos alunos quanto a necessidade da preservação e cuidado com o planeta, em uma esfera harmoniosa de Paz.  Paz Ambiental, Paz Interior e   um ante estres mental .

6. OBJETIVOS GERAIS:Compreender que a troca de experiências e os trabalhos realizados em grupo oportunizam a construção coletiva do conhecimento, o desenvolvimento de atitudes de preservação e conservação do meio em que vivemos e os comportamentos adequados com relação ao meio ambiente.

            Refletir,  levantar hipótese e tirar conclusões a respeito das modificações que podem ocorrer com os ambientes naturais a serem preservados.

            Observar,  analisar e registrar, sistematizando os conhecimentos que construirão ao longo do projeto..

7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Pesquisar a respeito das modificações ocorridas no ambiente natural do local em que vivemos hoje e sua preservação num âmbito de paz e harmonia;

Trocar experiências e partilhar conhecimentos construídos na paz ambiental;

Reconhecer os problemas enfrentados pelos seres vivos nos locais de má preservação e escassez de água e alimento;

Desenvolver trabalhos com materiais reciclados;

Reconhecer o tempo de decomposição de um material reciclado ou não em uma conscientização harmoniosa destes detritos.

Identificar recursos naturais renováveis e não renováveis e sua preservação do ambiente para as novas gerações

Identificar medidas que devem ser adotadas para se preservar a vida no planeta e do ser humano

Coletar dados por meio de entrevistas, pesquisas e observações e opinar a respeito do assunto “Ecologia e preservação ambiental, bem como paz no planeta” estabelecendo relação com os dados coletados.

5.DESENVOLVIMENTO :

            As questões referentes a  PAZ AMBIENTAL devem ser trabalhadas desde as séries iniciais, a fim de criar condições para o aluno construir conceito de valorização, harmonia,  proteção, preservação, recuperação e sustentabilidade. O tema será trabalhado em subtítulos subdivididos por turmas e atividades elaboradas pelas professoras regentes do 1º ao 5º ano.

Todas as turmas  iniciarão seus trabalhos baseadas no “Jogo Pazeando”.

               Este jogo foi elaborado  visando  divertir, entreter, e educar para a cultura de não violência e inclusão. O jogo é cooperativo, onde o jogador vai convidando as pessoas para “dar um abraço pela paz” em torno do Lago Igapó, símbolo de união, desejo coletivo de construção de uma Cultura de Paz, cooperação e mudança de atitude perante a resolução dos conflitos complexos da modernidade.

Durante o percurso, além de caminhar, o jogador pode beber água, ajudar a limpar a estrada, cuidar do ambiente e das pessoas à sua volta. Com o olhar na Sustentabilidade Planetária e na mudança de modo de vida e comportamento, o jogo convida, sem perder a emoção de um videogame, as pessoas jogadoras a pensarem em uma Cultura de Paz.

            Na sequências seguem a proposta das atividades a serem desenvolvidas por cada professora em suas áreas de atuação.

1° ANO – Professora Nanci

Subtema:VAMOS RECICLAR, APRENDA A CUIDAR DO PLANETA.

Atividades: jogos, poesias livros, cruzadinhas, textos coletivos confecção de sucatas, etc...

2°ANO – Professora Rovilsa

Subtema: VIVA A ÁGUA, VAMOS REGAR AS PLANTAS.

Atividades:    Pesquisas de figuras e recortes para trabalho em sala envolvendo o homem e seu envolvimento com a água como fonte de vida e esperança para um mundo saudável; cartazes e   textos informativos; construção de um terrário, horticultura, preparar a terra, compostagem, plantio e colheita; cruzadinha dos lugares onde encontramos água, características da água, experiências sobre a formação da chuva, vídeo informativo sobre a importância da água, jogos didáticos com o tema água.

3° ANO – Professora Dalva                   

Subtema: EXPLORANDO A NATUREZA

Atividades: Pesquisa e coleta de dados, textos informativos, histórias em quadrinhos, confecção de brinquedos de sucata, cartazes, jogos multimídia envolvendo a ideia de um mundo de paz e harmonia.

4° ANO – Professora Maria Helena

Subtema: SEJA UM HERÓI DO PLANETA    

Atividades: Produção de texto, cartazes, jogos multimídias, estudo de campo (trabalhos envolvendo o homem sua preservação e ambiente numa harmonia de paz)

5° ANO – Professora  Ap.Meire

Subtema: O PLANETA É NOSSA CASA

Atividades:  Textos informativos pesquisados pelos alunos, cartazes representativos, maquetes exemplificativas do subtema, jogos de fixação, apresentações teatrais e musicais, construção de um mine planeta representativo sobre a preservação da natureza e a harmonia do ser e sua paz interior, jogos envolvendo os subtemas, trabalho com noticias e reportagens atuais e antigas para que comparem a evolução e imensidão do problema ambiental e nosso planeta, construções de gráficas  matemáticos.

8. CONCLUSÃO DO PROJETO:

            Como conclusão dos trabalhos pretende-se nas aulas de  musicalização ensaiar uma música  “A importância da água” e  “Somos todos necessários” em uma apresentação teatral e musical para nossa comunidade interna,  bem como as exposições dos trabalhos confeccionados ao decorrer do ano.