Home Notícias

 

VEJA REPORTAGENS

RPCTV https://www.youtube.com/watch?v=EYY7vQ00lNc

RICTV https://www.youtube.com/watch?v=4FS5KFXhOP8

TV UEL https://www.youtube.com/watch?v=lZLBUG7-7P4

FOTOS https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/sets/72157644502769739/

 

Londrina é Referência Nacional: - são 6 anos de COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz.

O Evento será transmitido “AO VIVO” pela internet para todo Brasil.

Nesta quarta dia 28 de maio, será realizada a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Paz de Londrina, na Câmara Municipal, onde acontecerá a renovação do COMPAZ - Conselho Municipal de Cultua de Paz.  Dentre os 5.565 municípios do Brasil, o COMPAZ é único que está em sua 4ª diretoria (gestão), ou seja uma experiência inovadora e inédita que mostra que é possível dentro da complexidade da sociedade moderna, iniciativas de “Conselhos Municipais” em prol da Construção de uma Cultura de Paz.

Como muito bem afirmou Joddy Willians, Prêmio Nobel da Paz 1997 por seu trabalho para a eliminação das minas terrestres: “A paz já não é uma expressão da vontade dos poderosos, mas uma expressão da vontade coletiva de se viver em paz. Todos juntos somos uma superpotência!”.

O Conselho Municipal é paritário e tem 12 membros do governo e 12 membros da sociedade civil em sua composição, e foi criado pela Lei Municipal nº 10.388, de 19 dezembro de 2007, tendo a responsabilidade de propor políticas públicas para município de Londrina.

...Art. 1º Fica criado o Conselho Municipal da Cultura de Paz - COMPAZ-LD, que tem por finalidade a promoção da cultura e educação para a paz, buscando promover a paz em todas as suas dimensões, individual, coletiva, social e ambiental, sendo ele transpartidário, transreligioso e transdisciplinar (saiba mais)

A participação é aberta e sem custo e as inscrições podem ser realizadas no local a partir das 13h. O Evento será transmitido “ao vivo” pela internet para todo Brasil e o Mundo, é só acessar o link da Câmara www.cml.pr.gov.br . Os delegados da conferência já realizaram suas inscrições previamente conforme propõe o Edital da Conferência. (veja programação/edital/regimento).

PALESTRA:  “Educar para Paz na complexidade moderna”.

O Professor Nei Alberto Salles Filho fará a palestra dentro da 4ª Conferencia.  Ele é  da Universidade Estadual de Ponta Grossa Pr, é o coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG. O Núcleo é composto por Educadoras e Educadores que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, que nas suas ações desenvolvem propostas pedagógicas relacionadas às convivências escolares, com foco nas questões relativas à Educação para a Paz, Educação em Valores Humanos, Prevenção de Violências e Mediação de Conflitos na Escola, procurando discutir aspectos conceituais e metodológicos destes temas. A participação é de caráter voluntário e é marcada por momentos de estudo coletivo, palestras em escolas e produção acadêmica.

Nei também faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG), pesquisando nas temáticas referentes a: Educação Física, Corpo e Transversalidade / Educação Física, Esporte e Educação para a Paz/ Pedagogia do Movimento. Nos cursos de graduação da UEPG atua: no Curso de Turismo com disciplina na área de Planejamento de Lazer e Recreação, no Curso de Pedagogia na área de Corpo e Ludicidade e no Curso de Licenciatura em Educação Física com Estágio Curricular - Área Escolar. Tem mestrado na área de Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep/SP e está terminando Doutorado.

SERVIÇO: A UNOPAR - Universidade Norte do Paraná dará o certificado da palestra aos participantes.

Assessoria de Imprensa Jornalista
Andrea Monclear 9101-1080
Informações sobre este evento:
Presidente -Leozita 43.96233083
Vice Presidente -Charleston 43.9995-8939
Secretário- Luis Claudio 43.9996-1283