Home Notícias

no facebook grupo https://www.facebook.com/groups/justicarestaurativalondrina/

Justiça Restaurativa em Londrina

A juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude de Londrina, Claudia Catafesta, falou sobre o tema e a criação do Núcleo de Articulação para implementação.

Neste dia 06 de agosto (quarta), às 14:30h, na reunião semanal do COMPAZ – Conselho Municipal de Cultura de Paz, a Drª Claudia Catafesta, Juíza de Direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Londrina, vara especializada no atendimento ao adolescente em conflito com a lei, proferiu uma palestra sobre conceitos do que é a Justiça Restaurativa e como sua prática se dá, bem como quais os planos para início da implantação em nossa comunidade deste trabalho.

O Núcleo de Articulação para Implementação da Justiça Restaurativa em Londrina iniciou-se com a participação do COMPAZ, Londrina Pazeando, OAB, e a Juíza com apoio Tribunal da Justiça em 25 julho de 2014 deve crescer, pois o grupo está buscando instituições que desejem colaborar com a proposta. Os Interessados deverão entrar em contato com a Claudia (3372-3032) Luis Claudio (9996-1283) Vania (3324-8134) Rejane (9615-0033). A prática da Justiça Restaurativa é recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça, por intermédio da Resolução n° 125, e pela Lei n° 12.594/2012, que regulamentou o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), havendo apoio institucional do Tribunal de Justiça do Paraná para a sua implementação em todas as Comarcas do Estado.

Um curso de formação de facilitadores em Círculos de Construção de Paz (para 25 pessoas), método desenvolvido pela norte-americana Kay Pranis, será ministrado por professores da UEM – Universidade Estadual de Maringá, e deverá acontecer ainda em outubro deste ano.

Próxima reunião do Núcleo de Articulação para Implementação da Justiça Restaurativa em Londrina acontecerá em:

DATA:19/agosto/2014 TERÇA
HORA: 19h
LOCAL:  Associação Médica de Londrina  - Av. Harry Prochet, 1055 
PAUTA:  ampliação no núcleo e organização do curso de formação

VEJA O VÍDEO DESTA PALESTRA

O que é Justiça Restaurativa?    

Fonte: www.justica21.org.br/

VÍDEO1’:25” Repórter Brasil explica princípios da Justiça Restaurativa https://www.youtube.com/watch?v=BiuwK7Fy4ms

VÍDEO28’:52” Tribunal de Justiça de São Paulo – Oficial https://www.youtube.com/watch?v=C0mSid0LVzg

VÍDEO15’:22” CECIP Centro de Criação de Imagem Popular - Na fala do rap, no passo do hip-hop e na estética do grafite, este vídeo mobiliza os jovens para os conceitos de justiça e mediação de conflitos. https://www.youtube.com/watch?v=6DFlow8P1xA