Home Notícias

FONTE: Site da Prefeitura Municipal de Londrina

5ª Conferência de Cultura da Paz será nesta quarta-feira (25)
Escrito por Dayane Albuquerque seg, 23 de Maio de 2016 14:22
 
Nesta data também será realizado o “Dia do Desafio - II Abraço Desafio pela Paz”, 
que contempla atividades físicas, diversas campanhas e prestação de serviços

 

5ª Conferência de Cultura da Paz será nesta quarta-feira (25). Nesta quarta-feira (25) das 13h às 21h30, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), com apoio da Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando, realiza a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paz, evento de grande importância para fortalecer a política municipal de defesa da cultura e educação para a paz. Será no auditório da OAB-Londrina, na rua Governador Parigot de Souza, 311, Jardim Caiçaras.

O tema deste ano é "Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz”, técnica de solução de conflitos baseada no diálogo qualificado e no resgate de valores humanos fundamentais à convivência social saudável e pacífica. Para participar é necessário fazer inscrição no endereço eletrônico http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/eventos/901 .

Durante a conferência será realizada a eleição dos novos membros da sociedade civil que irão compor a nova diretoria do COMPAZ para o biênio 2016-2018. As doze vagas serão preenchidas por representantes de ONGs, dos segmentos religioso e profissional, além de instituições de ensino. O COMPAZ é formado, ao todo, por 24 membros, sendo que os outros doze são representantes indicados pelo poder público.

De acordo com o coordenador da ONG Londrina Pazeando e diretor do COMPAZ, Luis Claudio Galhardi, o COMPAZ é o único Conselho Municipal de Cultura de Paz do Brasil que está em sua quinta diretoria (2008-2016). “Londrina é uma referência nacional de trabalho articulado e organizado, um ‘modelo municipal’ em prol da construção de uma cultura de paz”, disse.

Programação – A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Paz terá palestras, dinâmicas de integração, debates de propostas e sugestões de diretrizes de trabalho para o COMPAZ, que foram levantadas em pré-conferências. O evento contará com presenças da professora Lia Diskin, cofundadora da Associação Palas Athena; do Juiz de Direito Leoberto Brancher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, assessor especial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para difusão da Justiça Restaurativa; e do professor doutor Paulo Roberto de Souza, coordenador do Programa de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - PROPAZ-UEM. A programação completa do evento pode ser acessada em

 http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/eventos/920

II Abraço Desafio pela Paz - Também na quarta-feira (25), a Rede de Serviços dos Territórios I, II, III e IV referenciados no Centro Regional de Assistência Social (CRAS Centro B) realiza o “II Abraço Desafio pela Paz” na praça Nishinomiya. A ação faz parte da programação do Dia do Desafio, realizado pelo Sesc, em parceria com as prefeituras e com apoio de instituições.

A programação inicia, às 8h30, com um abraço coletivo e durante todo o dia haverá atividades físicas, como danças e alongamentos, com a presença de professores de educação física e fisioterapeutas. Também participam representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para realização de orientações sobre requerimento de Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e outros benefícios previdenciários.  Haverá ainda oficina de arranjo de flores e grupos do Economia Solidária montarão 15 barracas, com suas produções.

Também serão realizadas as campanhas de prevenção ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); pela Cultura da Paz; contra a Dengue; de Combate à Violência; pela Preservação do Meio Ambiente; pela prática de Hábitos Saudáveis e pela Qualidade de Vida; de prevenção de acidente e pelo uso consciente dos espaços comunitários para atividades físicas e de lazer com a família.

Segundo a assistente social do CRAS Centro B, Neusa Tiba, o objetivo é oportunizar o desenvolvimento de hábitos saudáveis, além da integração, criatividade, liderança e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio das diversas atividades propostas para o evento.

A rede de serviços envolvidos nesta ação são: COMPAZ, ONG Londrina Pazeando, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fundação de Esporte de Londrina (FEL), unidade Semiliberdade, Academia Ikebana Sanguetsu de Londrina, Associação Atlética de Rugby, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ernani Moura Lima, Armindo Guazzi, Eldorado, Piza, Vila Brasil e San Izidro, Centro de Referência da Assistência Social/CentroB, Centro Público de Economia Solidária, Centro de Convivência da Pessoa Idosa leste, Cáritas, escolas municipais, escolas estaduais, Guarda Mirim de Londrina, CREAS II, CREAS III , CREAS IV, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria Municipal do Ambiente, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Serviço Social do Comércio (SESC) e INSS.