Home Notícias

DADO DA PAZ é inaugurado em IBIPORÃ cidade vizinha de Londrina em praça pública. O totem representa o joguinho em forma de dado que, em cada face tem uma frase para reflexão das crianças, visando contribuir na formação de Crianças aGENTES e construtoras de uma Cultura de Paz. Parabéns a cidade de Ibiporã, ao Prefeito e ao Movimento Focolares.

Representantes do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina, participaram da inauguração

VEJA mais fotos em https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/sets/

Inauguração do Dado da Paz em Santa Cruz de Monte Castelo
 
No dia 04 de setembro, a cidade paranaense de Santa Cruz de Monte Castelo ganhou o Monumento Dado da Paz em sua praça central, com a presença da comunidade local do Movimento dos Focolares, autoridades e cidades circunvizinhas. Tudo começou quando duas professoras da cidade, Fátima e Angelita, participaram de um evento mundial em Roma em 2013, chamado Educação pela Paz. Voltaram entusiasmadas e começaram a colocar em prática essa proposta de criar laços sociais, baseados na paz e no respeito ao próximo, de modo a apresentar um ideal de vida capaz de gerar a unidade entre as pessoas.
Nas escolas em que trabalhavam, elas jogavam o Dado da Paz em sala de aula e sugeriam aos alunos que vivessem a frase sorteada para aquele dia. No próximo encontro eles poderiam contar as experiências vividas. Da mesma forma, os adolescentes do Movimento Juvenil pela Unidade da cidade aderiram à proposta, fazendo diversas iniciativas em função do próximo.
Percebendo a influência que esse estilo de vida estava trazendo, juntamente com os responsáveis locais do Movimento dos Focolares, surgiu uma inspiração: construir um grande Dado da Paz e colocá-lo na praça central, com o desejo de que Monte Castelo se torne a cidade da paz.
A inauguração do Monumento foi marcada pela apresentação de músicas e coreografias que reforçavam a proposta da Paz no mundo, nas cidades e famílias.
“Nossa meta é que a comunidade, escolas, catequese, escolas dominicais e famílias levem as crianças e jovens até a praça para que, através das faces do Dado, descubram que no abraço coerente entre teoria e prática, entre princípios e ações, entre valores e experiências se encontra o caminho para viver a paz e a unidade”, aspira a comunidade local dos Focolares.