Home Pazearam

Daisaku Ikeda

Nasceu em Tóquio, no dia 2 de janeiro de 1928. Formado pela Escola Superior Fuji na área de Estudos Econômicos, é atualmente presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI) – organização não-governamental das Nações Unidas, presente em 181 países e territórios.

Pacifista, filósofo, poeta laureado e escritor com obras traduzidas para mais de vinte línguas, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras desde 1992, ocupando a cadeira de nº 14.

Sob sua liderança, a SGI, organização não governamental filiada a ONU, tem efetuado extensas atividades de auxílio a refugiados e trabalhado vigorosamente na vanguarda de muitos movimentos para atrair a atenção para a situação ambiental e a importância dos direitos humanos. Além disso, há mais de 20 anos, Daisaku Ikeda envia anualmente propostas de paz às Nações Unidas, buscando auxiliar na solução dos problemas que afligem a humanidade.

Ikeda prossegue percorrendo o mundo, aplicando ativamente os princípios da filosofia budista aos problemas da humanidade e empenhando-se vigorosamente para trazer uma nova era no século XXI – uma era de esperança, de compreensão e respeito mútuos, e de paz e prosperidade baseadas no humanismo genuíno.

“A paz não é para ser deixada a cargo de outros em locais distantes. É para ser criada dia-a-dia, em nosso esforço para cultivar a preocupação e a consideração pelos outros, forjando laços de amizade e confiança em nossas respectivas comunidades, com nossas ações e exemplos.”
(Daisaku Ikeda)