Home Reportagens

tudo parana

21/09/2005
Simoni Saris
Cidades | Zona Norte

 

Alunos caminham pela paz

Cerca de mil alunos de quatro escolas estaduais da Zona Norte da Cidade participaram ontem de uma caminhada pela paz. A atividade faz parte da 5° Semana da Paz e o objetivo dos jovens e diretores dos estabelecimentos de ensino é promover a união entre os estudantes dos vários bairros daquela região. A manifestação foi encerrada com um “abraço” no Lago Cabrinha. 
Os alunos saíram dos colégios às 9h30 e seguiram em direção ao Lago da Zona Norte, onde chegaram às 10 horas. Entre os manifestantes, estavam alunos de 5ª a 8ª série das escolas estaduais Monsenhor Josemaria Escrivá, localizada no Conjunto Milton Gavetti, Doutor Fernando de Barros Pinto, no Conjunto Semíramis Barros Braga, Professora Behair Edna Mendonça, no Jardim Paraíso, e Professora Lúcia Barros Lisboa, no Conjunto Vivi Xavier.
“Esse ‘abraço da paz’ é uma forma de promover a paz entre os estudantes para que não haja mais discussão entre um bairro e outro. Há muita intriga e rivalidade entre eles”, disse a diretora da Escola Estadual Monsenhor Josemaria Escrivá, Luzia Maria Dias Alves. “Queremos acabar com a violência, que não é só física, é verbal também.”

Rivalidade:

Cíntia Juliana de Oliveira, 15 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Behair Edna Mendonça, no Jardim Paraíso, confirma a rivalidade a que se refere a professora. “Quando os alunos de todas as escolas se reúnem, fica sempre uma comparação para ver quem tem a escola mais bonita, quem é mais arrumado. Não percebem que somos todos iguais”, contou a estudante. “Acho que atividades como essa de hoje (ontem) ajudam a unir mais as pessoas.”

Além da caminhada, durante toda esta semana as escolas irão desenvolver atividades relacionadas à paz. Na Monsenhor Josemaria Escrivá, por exemplo, os alunos trabalharão com textos e obras de pacifistas como Mahatma Gandhi e Martin Luther King. Orações pela paz também estão no programa de atividades.