Home Reportagens

folha de londrina 1

19/09/2009
Caroline Vientini
Reportagem Local

 

Entidades promovem abraço do Lago Igapó 

folha de londrina 19092009 1Quem quiser manifestar seu sentimento de paz para Londrina e o mundo tem um compromisso marcado amanhã. O Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) e a Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Londrina Pazeando realizam o ''Abraço do Lago Igapó''. Segundo o presidente da Compaz e coordenador da Oscip, Luis Cláudio Galhardi, o objetivo é fazer com que as pessoas ''abram as suas janelas para a Cultura de Paz''. ''Estamos com medo do outro. O gesto quer simbolizar a valorização do ser humano'', explica. 

O abraço será precedido pela 9 Caminhada pela paz e não-violência, ao redor do Lago Igapó 2. A proposta é reunir pelo menos 2, 4 mil pessoas para dar o abraço, já que a volta tem 2,4 mil metros. As ações integram a 9 Semana Municipal da Paz de Londrina, cujo tema deste ano é ''Educação e Mídia para a Paz, Desarmamento e Segurança Pública''. ''Queremos propor um novo olhar sobre a segurança, incentivando a prevenção e não só o combate à violência'', afirma Galhardi.

A programação da Semana também inclui apresentações infantis, fóruns, oficinas, exibição de filmes, conferência, exposição de textos e desenhos e o lançamento do livro ''Londrina Pazeando - 2009'', coletânea de textos e desenhos feitos por 48 alunos de 35 escolas de Londrina com reflexões sobre a necessidade de se criar e consolidar uma Cultura de Paz. Também será lançado o portal ''Mídia Cidadã, Mídia de Paz'' para que sejam divulgadas pautas de temas positivos que constribuam para a construção da cidadania em Londrina.

Serviço: Abraço do Lago Igapó. Domingo, às 9 horas. Avenida Maringá, esquina com Prof. Joaquim de M. Barreto. Programação da 9 Semana Municipal da Paz de Londrina: www.londrinapazeando.org.br